Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
27 février 2024

Brasilidade destaca: Panorama artístico deste mês explora histórias e trajetórias pessoais

 

No Instituto Tomie Ohtake : Diásporas Asiáticas

Três exposições de artistas migrantes da China, Coreia do Sul e Japão se instalam no Instituto no mês de março. A trajetória desses artistas conjugam de forma singular a história de suas comunidades, que também fazem parte da história do Brasil. A artista coreano-brasileira Hee Sub Ahn, o artista sino-brasileiro Chen Kong Fang e o trabalho de 15 ceramistas radicados no Brasil fazem parte da exposição.

 

No MASP: Exposição do coletivo norte-americano Gran Fury

Gran Fury foi um coletivo de artistas considerado referência para as práticas de ativismo artístico das décadas de 1980 e 1990. Gran Fury produziu campanhas gráficas em torno do tema aids, servindo visualmente ao ACT UP em protestos e ações de desobediência civil. O coletivo encerrou suas atividades em 1995.

 

No MAS: Concurso fotográfico sobre a espiritualidade

Intitulado A espiritualidade na cidade de São Paulo o concurso visa promover a expressão artística e cultural por meio da fotografia, destacando aspectos relacionados à fé, solidariedade e manifestações culturais presentes no contexto urbano. As inscrições estão disponíveis para fotógrafos não profissionais até 07 de março.

Para mais informações: (https://museuartesacra.org.br/museu-de-arte-sacra-lanca-concurso-fotografico-para-os-470-anos-de-sao-paulo/)


Na Fundação Iberê: Paulo Pasta

A Fundação Iberê, situada em Porto Alegre, RS, inaugura a individual do pintor Paulo Pasta - Para que serve uma pintura - que apresenta 40 obras do artista. Ilustrador e professor, Pasta cria obras abstratas nas quais utiliza uma gama cromática reduzida, explorando variações tonais.

Imagem: Paulo Pasta

 

Na Galeria Quadra : Coletiva Ervas Daninhas

A exposição reúne diversos artistas que exploram diversos temas com erotismo, dança, loucura, natureza e o poder transgressor da arte.

Na Pina Luz: Projeto para um planeta de Lygia Clark

A exposição reúne obras e proposições do inicio da década de 1950 até os anos 1980. Intitulada a partir de um exemplar da célebre série de Bichos (déc.1960), responsável por ampliar as possibilidades da escultura moderna, tornando-a flexível e participativa, a exposição estabelece um percurso que torna a experiência sensível o ponto de partida para os mais variados tipos de construção.

Na Galeria Silvia Cintra + Box 4 : Sereias, de Isidora Gajic

Nesta mostra a artista expõe obras impressas sobre seda, conferindo às suas imagens uma nova forma viva, móvel e flutuante. Suas imagens estão fundamentadas em elementos básicos: água, fogo, ar e terra, mas, ao mesmo tempo, anseiam por algo etéreo e de outro mundo: estrelas, universo e céu. Rua das Acácias, 104 – Gávea – Rio de Janeiro

Na Casa França-Brasil : Boneca da Papel, de Maria Fernanda Lucena

Com uma paleta de cores mais aberta, diversa e sobreposições menos uniformes, a artista expande seus personagens e explora ainda mais as representações e as identidades.
Rua Visconde de Itaboraí, 78, Rio de Janeiro



 

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité