Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
19 février 2024

Livros em destaque: Narrativas apresentadas revelam muito sobre as relações entre o mundo exterior e o interior

 

Originárias é uma antologia feminina de literatura indígena que reúne doze autoras contemporâneas de diferentes nações indígenas. Os contos expressam histórias e modos de vida passados de geração em geração mesclando ficção com não ficção e mergulha no universo das culturas e nações indígenas brasileiras.
Com histórias de: Auritha Tabajara, Bruna Karipuna, Chirley Maria Pankará, Eliane Potiguara, Glicéria Tupinambá, Lidiane Damaceno Krenak, Márcia Mura, Naine Terena, Simone Karajá, Telma Taurepang, Trudruá Dorrico e Vanessa Kaingang.

Ed. Cia das Letras

indigenas

 Rebeldes e Marginais é um precioso apanhado de décadas de pesquisa da autora Heloisa Teixeira com um olhar atual sobre o que aconteceu nos anos 1960/1970. Em uma série de QR codes, a autora disponibiliza documentos e entrevistas raras que fez pessoalmente com personagens chave dessa época que mudou para sempre a cultura do país.

Ed. Bazar do tempo

rebeldes

 Nhonhô Rezende traz uma história de amores desencontrados com fortes tintas de observação da sociedade e dos valores morais da época. Os personagens se alternam entre o Rio de Janeiro e Teresópolis, onde as famílias ricas iam passar suas férias de verão. A trama se desenrola em algum momento entre o fim do Império e o início da República, com uma fluência que desloca o centro da ação. Por traz dessa historia, a narrativa explora as questões dos direitos das mulheres e o feminismo. 

Ed. Carambaia

nonho

Mulheres e deusas: Como as divindades e os mitos femininos formaram a mulher atual

Em Mulheres e deusas, o filósofo Renato Noguera explora as narrativas míticas gregas, iorubás, judaico-cristãs e guaranis a partir de um lugar de fala masculino baseado num diálogo entre pontos de vista femininos e masculinos. O autor propõe uma reflexão sobre as emoções e tensões dos lugares reservados ao gênero feminino na sociedade e é uma oportunidade para o leitor de entender um pouco mais sobre as divisões de gênero e a construção das figuras de homem e mulher. Por meio dos arquétipos, o livro levanta questionamentos que digam respeito ao mundo contemporâneo, como as noções de sexualidade, casamento, beleza e trabalho. 

Ed. Harper Collins

deusas

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité