Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
16 avril 2024

Brasilidade : Em destaque o Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza

60ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia

O Pavilhão Hãhãwpuá – como é referido o Pavilhão do Brasil nesta edição da Biennale – marca sua presença na 60ª Bienal de Veneza com a exposição intitulada Ka’a Pûera: nós somos pássaros que andam, com curadoria de Arissana Pataxó, Denilson Baniwa e Gustavo Caboco Wapichana. O título Ka’a Pûera faz alusão a duas interpretações interligadas. Em primeiro lugar, ele se refere a espaços de roça que, após a colheita, ficam adormecidos, surgindo um lugar com vegetação baixa, revelando potencial de ressurgimento. Além disso, a capoeira é também conhecida pelos Tupinambá como uma pequena ave que vive em florestas densas, camuflando-se no ambiente. 

Nesta edição da Bienal italiana dirigida pela primeira vez por um sul-americano, o brasileiro Adriano Pedrosa, o Pavilhão Hãhãwpuá destaca-se por abordar questões de marginalização, desterritorialização e violação de direitos, convidando à reflexão sobre resistência e a essência compartilhada da humanidade, pássaros, memória e natureza. 

De 17/4 até 24/11

imagem glicéria tupinamba

 

Na Galeria Alma da Rua I : Héstia: A Deusa do Fogo de Bruno Portella

Espaço cultural situado em São Paulo apresenta a exposição composta por 11 pinturas do artista plástico e surge como uma homenagem singular às mulheres que influenciaram de forma marcante a sociedade ao longo da história, comparando sua essência à do fogo, elemento que molda e ilumina o mundo ao seu redor.

Bruno Portella, artista reconhecido por sua habilidade em retratar a energia e a vitalidade do fogo em seus trabalhos, utiliza a arte urbana como meio de expressão para destacar o legado dessas mulheres, sejam elas líderes visionárias ou figuras anônimas que deixaram uma marca indelével na história da humanidade. Nesta mostra, o artista também propõe um convite à reflexão sobre seu próprio papel na sociedade e sobre sua capacidade de fazer a diferença.

imagem : bruno portella

 

No SESC da Avenida Paulista: Novo poder : Passabilidade de Maxwell Alexandre

A mostra promove o cruzamento entre moda e arte contemporânea, denotando os dois campos como plataformas de empoderamento, dignidade e autoestima.

 

Na Gentil Carioca do Rio : Transmutação: Alquimia e Resistência de Marcela Cantuaria

A mostra contará com cerca de 20 obras da artista, incluindo trabalhos recentes e inéditos. “Cantuária não se limita a pintar; ela conjura, diariamente engajando-se em uma prática que se assemelha à magia, capaz de remodelar a realidade, redefinir narrativas e transformar perspectivas”. afirmam os curadores da exposição.

 

ARCOlisboa

A 7ª edição da ARCOlisboa acontecerá entre os dias 23 e 26 de maio e transformará a cidade em um ponto de referência artístico com um programa cultural paralelo em colaboração com as principais instituições artísticas locais portuguesas, espanholas e européias. Diversas galerias brasileiras também estarão presentes nesta edição.

 

 

 

 

 

 

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité