Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
20 octobre 2023

Poluição digital : Como anda a sua pegada de carbono digital ?

Como anda a sua pegada de carbono digital ? Cada uma das nossas atividades online acarreta um custo para o meio-ambiente devido à energia necessária para rodar os dispositivos e alimentar as redes sem fio que acessamos. A pegada de carbono dos nossos dispositivos, da internet e dos respectivos sistemas de suporte representa cerca de 3,7% das emissões globais de gases do efeito estufa.

O termo poluição digital designa os impactos negativos sobre o meio ambiente provocados pelas tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Estes impactos estão ligados a três fatores de poluição:

- a fabricação dos terminais digitais (energias fósseis, extração de minerais, montagem, transporte, distribuição,…). A fabricação dos equipamentos digitais representa sozinha 80% dos impactos sobre o meio-ambiente. Para se fabricar uma televisão é necessário extrair 2,5 toneladas de matérias-primas (elementos químicos, materiais raros e materiais tóxicos);

- o funcionamento da rede internet e sua utilização (alimentação, estocagem, transferência de dados, nuvem...). Enviar um e-mail, assistir um vídeo em streaming, fazer uma pesquisa no navegador...quando utilizamos a rede internet, deixamos pegadas digitais...e todas essas ações consomem muita energia;

- o fim da vida dos equipamentos eletrônicos (destruição, reciclagem...). Atualmente a maioria dos resíduos dos equipamentos elétricos e eletrônicos são exportados ilegalmente para a Ásia e a África, onde eles acabarão em lixões à céu aberto, poluindo os solos e o ar, afetando a saúde das populações locais.

O que pode ser feito para lutar contra a poluição digital?

Algumas empresas estão colocando em prática alternativas para reduzir ou compensar a pegada carbono reduzindo as impressões papel, limitando os e-mails, alugando equipamentos eletrônicos e reduzindo a duração de estocagem de dados.

Individualmente, também é possível reduzir a pegada carbono digital trocando de aparelhos com menos frequência; favorecendo o concerto e os aparelhos de segunda mão; alterando o modo de enviar mensagens trocando os anexos por links para documentos, por exemplo; cancelando o recebimento de e-mails que não lemos mais; evitando enviar gifs, emojis e assistindo vídeos com uma resolução mais baixa.

 

Fontes: Greenpeace; Ademe; Santé Magazine

Brasilidade-03

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité