Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
26 juillet 2023

Consumo consciente: Seu consumo pode mudar o mundo

Quando falamos em consumo consciente, temos que pensar na abordagem circular, pensar nos 6 Rs, onde o consumidor deve ter informação suficiente para Repensar, Recusar, Reduzir, Reparar, Reutilizar e Reciclar tudo o que consome. Veja algumas iniciativas simples e fáceis de adotar que podem fazer a diferença para a sua saúde e, claro, para o planeta:

-Reutilizar alimentos e combater o desperdício: Evite embalagens plásticas e produtos que contenham micro plásticos, pois os micro plásticos são adicionados a sabonetes líquidos, hidratantes e maquiagens. Essas pequenas partículas vão para os esgotos, passam por filtros de esgoto e poluem as águas dos rios e mares.

-Evitar produtos que contenham micro plásticos: Verifique se os seguintes ingredientes são mencionados em sua composição: polietileno (PE), polimetil metacrilato (PMMA), nylon, tereftalato de polietileno (PET) e polipropileno (PP).

-Ter um guarda-roupa compacto: Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), são produzidas 170 toneladas de resíduos têxteis por ano no Brasil. Desse total, 80% é destinado aos lixões e aterros sanitários. E pior: para produzir o famoso fast fashion, a indústria gera toneladas de resíduos têxteis, usa recursos hídricos de forma irresponsável, agride a natureza e explora mão de obra barata.

Slow fashion e indústria da moda

O consumo consciente deve levar em consideração todo o ciclo de vida do produto, desde o projeto até a fabricação. Na Slow fashion, por exemplo, todos os envolvidos na produção de uma peça são igualmente relevantes: trabalhadores, comunidades, meio ambiente e consumidores.

Quantas emissões de CO2 a indústria da moda gera?

De acordo com um estudo realizado e apresentado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento em 2021, a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo. "Mais de 8% do total das emissões globais de gases de efeito estufa são produzidos pela indústria de vestuário e calçados", disse Brenda Chávez, autora de Tu Consumo Puede Cambiar el Mondo (Seu Consumo Pode Mudar o Mundo).

Além do aumento dos gases de efeito estufa, a indústria da moda tem um impacto significativo nos recursos hídricos. Segundo dados da CNUCED*, em um ano, a indústria utiliza 93 bilhões de metros cúbicos de água - a indústria que mais consome água - e descarta meio milhão de toneladas de microfibras no mar (o equivalente a 3 milhões de barris de petróleo).

“As microfibras plásticas que vazam de roupas sintéticas para a água representam 85% dos materiais sintéticos encontrados ao longo das costas oceânicas, ameaçando a vida marinha e acabando em nosso suprimento de alimentos”. “Estamos poluindo a água mais rápido do que a natureza pode reciclá-la e purificá-la, e a indústria têxtil é uma das principais culpadas”, alertou a CNUCED.

*Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité