Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
8 juillet 2023

Destaques da programação artística : Conectando pessoas através dos cinco continentes

Neste momento acontece a BIENALSUR 2023

A quarta edição da BIENALSUR acontecerá em mais de 70 cidades de 28 países dos cinco continentes, com exposições, performances e atividades especiais focadas em questões ambientais, perspectiva de gênero, construção de histórias, “fake news” e democracia. 

A inauguração aconteceu no dia 1º de julho no MAR, Museu de Arte Contemporânea da Província de Buenos Aires, Argentina, onde foi apresentada a exposição EXTRA/ordinária, com obras de artistas da Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, França, Turquia e Uruguai que apelam a desacostumar o olhar sobre as coisas do cotidiano para revelar seu potencial subversivo.

Mulheres em um território em transformação na BIENALSUR 2023

No sábado, 8 de julho, às 17h, no Centro de Artes da Universidade Nacional de La Plata, abertura da coletiva VIDA PÚBLICA. A exposição coloca em evidência os espaços e os lugares historicamente atribuídos e ocupados pelas mulheres. 

bienalsur 2023-3

 María María Acha-Kutscher, Me cuidan mis amigas, no la policía

No Instituto Tomie Ohtake: Iole de Freitas

Colapsada, em pé é o nome da mostra da artista visual Iole de Freitas, seu novo projeto em que ela experimenta novas formas de produzir espaços. Até 17 de setembro.

Na Galeria Quadra no Rio de Janeiro: Débora Bolszoni e Manuela Costa Lima

Intitulada Da lua à teta a mostra ressalta o interesse das duas artistas em conectarem o mundo material com o espiritual através da presença dos fluxos energéticos presentes nos objetos e nos alimentos. Até 18 de agosto.

quadra

 

Imagem: Da lua à teta

Na Casa de Cultura do Parque: Coletiva Tempo Imenso

Quatro artistas participam da coletiva Tempo Imenso cujas temáticas são o tempo e a perenidade do olhar e estabelecem um dialogo entre suas obras.

A sala Gabinete recebe, de forma póstuma, a produção de Deborah Paiva. A exposição A liberdade é azul apresenta suas últimas obras produzidas, retratos principalmente, que sugerem momentos de intimidade e cumplicidade.

Danilo Oliveira ocupa uma parte da Casa com a instalação Museu Total, uma variedade de objetos, colagens, desenhos e pinturas.

Na NONADA ZN no Rio de Janeiro : Fragmento II

No espaço da antiga fábrica de lingeries Marilan, na Penha, no Rio, acontece Fragmento IIenvoltórios reversíveis, ou além do que o horizonte circunda. Algumas obras da coletiva abordam temas relacionados à defesa e o contra-ataque e outras propõem um diálogo mais protetor. Até 12 de agosto.

Na Galeria Vermelho: Nicolás Bacal

A profundidade das coisas é uma série de 24 fotografias criadas a partir de um planisfério estelar. Bacal isolou e separou o plano galáctico (a Via Láctea) em 24 fragmentos que usamos como guias precisas para compor suas imagens. O artista colocou objetos domésticos sobre uma mesa preta, seguindo as posições das estrelas e nebulosas. Até 5 de agosto.

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité