Canalblog
Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
29 janvier 2021

Energia: Setor energético brasileiro continuará apostando em combustíveis derivados de petróleo

O Plano Decenal de Expansão de Energia 2030 elaborado e apresentado pelo Ministério de Minas e Energia em janeiro não apresenta ações concretas para combater as mudanças climáticas e desconsidera o risco de se investir em fontes fósseis deixando em segundo plano a Crise climática.

A proposta do PDE também não indica uma evolução estrutural em direção à economia de baixo carbono, em linha com o objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global bem abaixo de 2°C até o fim do século. Pelo contrário, o plano decenal indica que as mudanças climáticas são um problema secundário para o governo federal brasileiro. Alternativas inovadoras, como a inserção do hidrogênio verde como combustível ou a utilização da macaúba para a produção de biocombustíveis são deixados de lado. 

O PDE 2030 conclui que a oferta de combustíveis continuará sendo baseada em derivados de petróleo, sem explorar alternativas para migração para combustíveis sustentáveis ou analisar o risco de o país investir centenas de bilhões de reais na exploração do petróleo com a perspectiva de custos crescentes das emissões de carbono.

Brasilidade-03 copie 2

Publicité
Publicité
27 janvier 2021

Meio ambiente: exposição Consciência tenta sensibilizar sobre a situação precária do meio ambiente

CasaShopping - Barra da Tijuca - Rio

Até 21,02.2021

A mostra Consciência, com obras do artista plástico peruano Ivan Ciro Palomino, expostas na Barra da Tijuca, promove uma reflexão sobre os desafios globais da atualidade.

“A arte permite construir caminhos de reflexão através da superação de fronteiras geográficas e culturais, utilizando o poder das mensagens visuais para conscientizar a sociedade”, afirma o designer gráfico Ivan Ciro Palomino.

unnamed

27 janvier 2021

Dança : 3a edição da Semana Paulista de Dança tem programação gratuita

MASP no YouTube

Até 29,01.2021

3a edição da Semana Paulista de Dança tem programação gratuita e inclui espetáculos e bate-papos entre diretores, coordenadores artísticos e bailarinas de cinco grandes companhias de dança.

A programação de 2021 contará com apresentações do Balé da Cidade de São Paulo, Theater Lüneburg (Alemanha), Quasar Cia de Dança e Studio3 Cia de Dança. O Balé Folclórico da Bahia fará o encerramento. Todos os espetáculos foram gravados antes da pandemia e serão transmitidos pelo canal do museu no YouTube.

Brasilidade-03 copie 2

23 janvier 2021

Museu de Arte Sacra : Qual é a sua cruz?

Até 30,03.2021

O MAS de São Paulo apresenta a exposição coletiva Qual é a sua cruz? composta por 70 cruzes elaboradas por 51 artistas do centro-oeste brasileiro. Feitas com materiais inusitados, como chifres, couro de boi, casco e ossos de animais, pedras, cerâmica, lata, borracha, tecido, plástico, o conjunto das cruzes formam uma complexa rede de signos e símbolos.

“O que une as cruzes, no conjunto, é a criação de uma espécie de RG artístico da região do centro-oeste em que os artistas atuam, trazendo nomes de gerações distintas para conversar com a contemporaneidade”, explica a curadora Daisy Estrá.

 Mostra Imagens de Roca e de Vestir 

Com 37 obras expostas no MAS até o final do mês de março, Imagens de Roca e de Vestir apresenta estátuas sacras que se destinam a serem levadas em procissão e que são vestidas com trajes de tecido. Este gênero de imagens adquiriu considerável importância no culto católico especialmente durante o período barroco, estendendo-se até meados do século XIX.

Vale ressaltar que as imagens de roca verdadeiras são as destinadas à participação em procissão, e aquelas destinadas simplesmente a serem vestidas, as imagens de vestir”, ressalta a autora Maria Helena Ochi Flexor.

 

Qual é a sua cruz (8)

 

Crédito : MAS

Para saber + : http://museuartesacra.org.br

20 janvier 2021

Exportação: Pêssegos brasileiros conquistam os paladares dos franceses e dos canadenses

Os produtores brasileiros de pêssego têm aproveitado, há duas safras, de um intervalo de produção das safras do Hemisfério Norte para exportar a fruta para França e Canadá, o que significa mais de 60 toneladas nas exportações brasileiras de pêssego em 2020.

Os pêssegos que estão seduzindo os paladares francês e canadense são duas variedades desenvolvidas pela Embrapa Clima Temperado (RS): a BRS Kampai e a BRS Fascínio cujas características são ideiais para exportação pois apresentam firmeza suficiente para aguentar cerca de 12 horas de transporte aéreo sem danos, além da boa cor e sabor. 

De acordo com o IBGE, em 2019 o Brasil foi responsável pela produção de 183,1 mil toneladas de pêssego, em cerca de 16 mil hectares colhidos. O maior estado produtor é o Rio Grande do Sul, com produção de 110,2 mil toneladas, em 11,8 mil hectares. São Paulo fica em segundo lugar, com 32,9 mil toneladas, em 1,5 mil hectares. Na sequência, os maiores produtores são Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e Espírito Santo.

210119_PêssegoExportação_BRS Kampai_pêssegos inteiros e metades

 

Crédito: Pêssego BRS Kampai/ Embrapa

Publicité
Publicité
20 janvier 2021

Trabalho em domicílio : OIT alerta sobre a regulamentação insuficiente e a não conformidade do home office

De acordo com as estimativas da OIT, antes da crise da COVID-19 havia cerca de 260 milhões de pessoas que trabalhavam em domicílio por todo o mundo, ou seja 7,9% do emprego global; e que 56% dessas pessoas (147 milhões) eram mulheres.

A OIT acrescenta no seu relatório que o crescimento do trabalho em domicílio tende a continuar nos próximos anos, o que renova a urgência para a necessidade de abordar os problemas enfrentados pelos trabalhadores em domicílio e por seus empregadores.

“Em geral, a regulamentação do trabalho em domicílio é deficiente e o cumprimento da legislação em vigor é complexo. Em muitos casos, as pessoas que trabalham em casa são consideradas autônomas e, consequentemente, excluídas do âmbito da legislação trabalhista”, disse a economista sênior da OIT, Janine Berg.

Brasilidade-03 copie 2

20 janvier 2021

FIDA: inscrições para o Prêmio Semear de Jornalismo estão abertas

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, agência especializada da ONU, promove o relançamento, por meio do Programa Semear Internacional, de um concurso de Jornalismo inédito no Brasil. 

'Prêmio Semear Internacional de Jornalismo' vai escolher as melhores matérias e reportagens sobre boas práticas rurais desenvolvidas pelos projetos apoiados pelo FIDA no País. 

O concurso é direcionado aos profissionais de imprensa que atuam em território nacional e os trabalhos precisam ter sido veiculados até o dia 05 de maio de 2021. Já a data limite para recebimento das inscrições vai até 10 de maio de 2021.

unnamed

8 janvier 2021

Pinacoteca Luz : Véxoa: Nós sabemos demonstra a pluralidade da produção de artistas indígenas

Até 22,03.2021

Pina Luz - São Paulo

A exposição Véxoa: Nós sabemos, dedicada à produção indígena contemporânea, conta com a presença de 23 artistas/coletivos de diferentes regiões do país, apresentando pinturas, esculturas, objetos, vídeos, fotografias, instalações, além de uma série de ativações realizadas por diversos grupos indígenas. 

Véxoa: Nós sabemos, é fruto de um diálogo ativo durante os últimos anos entre o museu e diversos atores da arte contemporânea de origem indígena brasileira, colocando em debate a história da arte que o museu pretende contar e as que permaneceram invisíveis”, afirma o diretor-geral do Museu, Jochen Volz.

Os trabalhos selecionados, obras históricas e contemporâneas de artistas individuais e também de coletivos, demonstram a pluralidade da produção de artistas indígenas. São pinturas, instalações, esculturas, objetos, vídeos e fotografias que desmistificam a produção artística indígena à condição de artefato ou artesanato.

a-queda-do-ceu-ii_obra-de-yakunacc83-tuxa-1024x728-1

Crédito: Yacunã/Pinacoteca

Publicité
Publicité
Publicité