Até 30,03.2021

O MAS de São Paulo apresenta a exposição coletiva Qual é a sua cruz? composta por 70 cruzes elaboradas por 51 artistas do centro-oeste brasileiro. Feitas com materiais inusitados, como chifres, couro de boi, casco e ossos de animais, pedras, cerâmica, lata, borracha, tecido, plástico, o conjunto das cruzes formam uma complexa rede de signos e símbolos.

“O que une as cruzes, no conjunto, é a criação de uma espécie de RG artístico da região do centro-oeste em que os artistas atuam, trazendo nomes de gerações distintas para conversar com a contemporaneidade”, explica a curadora Daisy Estrá.

 Mostra Imagens de Roca e de Vestir 

Com 37 obras expostas no MAS até o final do mês de março, Imagens de Roca e de Vestir apresenta estátuas sacras que se destinam a serem levadas em procissão e que são vestidas com trajes de tecido. Este gênero de imagens adquiriu considerável importância no culto católico especialmente durante o período barroco, estendendo-se até meados do século XIX.

Vale ressaltar que as imagens de roca verdadeiras são as destinadas à participação em procissão, e aquelas destinadas simplesmente a serem vestidas, as imagens de vestir”, ressalta a autora Maria Helena Ochi Flexor.

 

Qual é a sua cruz (8)

 

Crédito : MAS

Para saber + : http://museuartesacra.org.br