Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
22 janvier 2024

Brasilidade: 2024 chega com novidades e exposições abordando diferentes linguagens artísticas

MAM Rio: Lugar de estar - o legado Burle Marx 

A exposição propõe novas leituras sobre o acervo documental do trabalho de Roberto Burle Marx (1909-1994) e de seus colaboradores, no escritório onde foram concebidos mais de 2 mil projetos paisagísticos entre os anos 1930 e 1990.“Lugar de estar” se constrói a partir de projetos urbanísticos, estudos, croquis, desenhos, e fotografias do paisagista assim como obras dos artistas João Modé, Luiz Zerbini, Maria Laet, Mario Lopes, Rosana Paulino e Yacunã Tuxá. 

Até 26 de maio

Instituto Tomie Ohtake: Manto Tupinambá de Glicéria Tupinambá 

O manto costurado por Glicéria Tupinambá e sua aldeia faz parte da pesquisa da artista ao investigar o papel do manto na cosmologia de seu povo, assim como o longo processo coletivo de composição dessa peça: uma trajetória de conexão com sua ancestralidade, envolvendo sonhos, mapas, iconografias, textos e viagens.
Até 28 de janeiro

ito

Glicéria Tupinambá | Manto Tupinambá, 2021.

Coleção da Aldeia Tupinambá da Serra do Padeiro, Bahia.

IMS : As Metamorfoses de Madalena Schwartz

A exposição apresenta o ensaio no qual a fotógrafa Madalena Schwartz registrou travestis e transformistas que frequentavam a cena alternativa de São Paulo, nos anos 1970. Na mostra, há retratos de nomes como Ney Matogrosso e integrantes do grupo Dzi Croquettes.

Galeria do Lago: Corpo Formoso de Yoko Nishio

Situada no Museu da República do Rio de Janeiro, a exposição Corpo Formoso apresenta 11 pinturas inéditas da artista carioca Yoko Nishio.

Até 10 de março

Galeria Millan: O Legado Experimental e Surge et veni

A mostra O Legado Experimental apresenta obras de várias artistas e evidencia as contribuições das mesmas para a transformação do cenário artístico nacional e suas influências na produção das artistas contemporâneas.

A mostra Surge et veni, coletiva de obras de seis jovens pintores contemporâneos, destaca a diversidade com a qual cada artista, com seus próprios conjuntos de referências, constrói suas imagens.

Até 24 de fevereiro

Museu de Arte Sacra: Santa Ana em São Paulo-devoção refletida na arte

A mostra, composta por 80 itens do acervo da instituição, proporciona uma visão abrangente das diferentes representações de Santa Ana, explorando sua presença na arte sacra através de esculturas, pinturas e documentos iconográficos assim como a evolução de sua imagem ao longo do tempo. A exposição também explora a devoção popular à padroeira, destacando a profundidade do culto e sua conexão com a identidade religiosa dos paulistanos e mergulha na história da relação entre Santana e a cidade.

Até 28 de abril

Sant'Ana Mestra - Aleijadinho _Século XVIII

 

Sant'Anna Mestra - Aleijadinho

Galeria Athena: Necessidade Vontade Desejo

Situada em Botafogo, no Rio de Janeiro, a galeria apresenta uma coletiva que reúne cerca de 50 obras de diversos artistas que compartilham referências ao universo culinário/gastronômico nas suas realizações. Esculturas, fotografias, pinturas, vídeos e objetos traduzem diferentes possibilidades de leitura, como social, artística, política, religiosa e histórica.

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité