Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
10 novembre 2023

Arte e mercado: III ICAE - Congresso Internacional de Perícia e Direito da Arte

Dia 4/5.11, no auditório do MAM

Evento organizado por Gustavo Perino e Anauene Soares, o III ICAE – Art Law - International Conference Artwork Expertise and Art Law (Congresso Internacional de Perícia e Direito da Arte), tem por objetivo o estudo e a discussão simultânea de ciência, técnica, proteção do patrimônio cultural e mercado de arte.

O ICAE é um congresso especializado que envolve as maiores autoridades internacionais do ramo de Perícia, do Direito e Colecionismo da arte. Na edição paulistana, em um dia de encontros múltiplos entre profissionais e especialistas, diversos temas serão abordados e debatidos - autenticação, direito, mercado e colecionismo – por peritos e cientistas da Espanha, Argentina, Brasil e França.

Além dos aspectos técnicos e legais, os desafios para o setor da arte são grandes, sobretudo no Brasil. Ainda pouco valorizada, a arte brasileira sofre com a dificuldade de assimilação por parte do público, assim como da dificuldade de apropriação das obras no mercado e o alto custo da produção.

De acordo com um estudo realizado pelo 'The Art Market Report 2023' o mercado de arte global alcançou em 2022 o valor de 67,8 bilhões de dólares. Deste montante, o mercado de arte brasileiro representa uma fatia estimada de 0,5% a 1% em valor, ainda considerado pequeno frente ao potencial artístico do país.

III ICAE - Art Law

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité