Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
16 septembre 2023

Literatura: Feira Tijuana de Arte Impressa reúne editoras latino-americanas no Rio de Janeiro

Feira Tijuana no MAM - Parque do Flamengo - RJ

Nos dias 16 e 17 de setembro, acontece a 25ª edição da Feira Tijuana de Arte Impressa, nos pilotis do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, com entrada gratuita. A Tijuana é a primeira feira de publicações e livros de artista organizada no Brasil. Manifestação cultural especializada em livros de artista, gravuras e cartazes, a feira é também uma oportunidade de apresentação e comercialização de publicações. Esta edição independente reúne uma rede de editoras vindas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

Destaques da primeira quinzena de setembro

Memória Trans, apresentado pelo Instituto Moreira Sales - SP

Publicado pelo Arquivo da Memória Trans, o livro Nuestros Códigos reúne fotos e textos que contam a história da comunidade trans argentina, em homenagem à vida de mulheres ameaçadas e silenciadas pela ditadura no país. 

A mulher de Gilles, editado pela editora Carambaia

Lançamento inédito no Brasil, A mulher de Gilles, de Madeleine Bourdouxhe (1906-1996), discute o adultério a partir de um ponto de vista marcadamente feminino. Com um tratamento delicado e pungente, o livro é um dos principais trabalhos de Bourdouxhe, autora belga que foi uma importante ativista pelos direitos das mulheres, a ponto de ser citada como referência em O segundo sexo, de Simone de Beavouir. Ambientado no meio operário belga às vesperas da Segunda Guerra Mundial, A mulher de Gilles se tornou uma obra-prima que discute o ciúme e a paixão. 

a mulher de gilles

O exílio como motor da obra de Camille Kachani

Editado pela editora Cobogó o livro reúne trabalhos produzidos ao longo da trajetória de trinta anos de carreira do artista, acompanhadas de um ensaio do curador e crítico Paulo Herkenhoff. Mesclando escultura, colagem e desenho, a prática artística de Kachani investiga a transformação da natureza que através de novas leituras perde sua função previamente estabelecida e se torna algo de novo e singular.

camille k

 

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité