Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
12 septembre 2023

Consumo : O impacto ambiental desastroso da indústria têxtil e da fast fashion

A indústria têxtil é uma das indústrias mais poluentes do mundo. De acordo com o relatório Fashion on Climate de McKinsey de 2020, a indústria da moda produz 4% do total mundial de gás à efeito estufa, além de poluir massivamente os solos. A produção intensiva de matérias primas provoca a contaminação dos solos e da água dos rios com pesticidas e resíduos tóxicos.

Além disso, as fábricas das marcas da fast fashion estão instaladas em países onde as condições de trabalho são degradadas: ausência de contratos de trabalho, salários miseráveis e imóveis insalubres, instaurando uma exploração da vida dos trabalhadores nos países em desenvolvimento.

Apesar dos alertas e da tomada de consciência dos consumidores sobre as condições de produção deplorável da indústria têxtil, muitos ateliês e fábricas existem hoje no mundo inteiro. Como exemplo podemos citar a gigante chinesa Shein, cujo nome é regularmente associado ao trabalho forçado dos Uigures. No Brasil, a sua produção será feita em parceria com a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), que tem uma fábrica em Macaíba, cidade próxima da capital Natal. Em 2025, a sueca H&M, cuja boa parte da produção é realizada na Ásia e na África, chega ao Brasil com a promessa de “transparência da cadeia de produção e divulgação da sua lista integral de fornecedores”.

Diante da pressão midiática contra os abusos e os impactos ambientais e humanos desastrosos da fast fashion em julho de 2021 ONGs francesas depositaram queixa junto à Procuradoria Nacional Antiterrorismo contra as marcas Uniqlo France, o grupo japonês Fast Retailing, Inditex (dona da Zara, Bershka, Pull and Bear, Massimo Dutti), SMCP (Sandro, Maje, Claudie Pierlot, De Fursac…) e Skechers EUA.

Quais alternativas para os consumidores brasileiros ?

Muitas alternativas são possíveis para renovar regularmente seu guarda-roupa, mantendo um comportamento ético.

1.Segunda mão: trata-se simplesmente de fazer com que a peça dure o máximo possível ao longo do tempo. Em outras palavras, não use nada novo. Brechó, vintage, plataformas dedicadas, etc. 

2.Upcycling: reciclar roupas melhorando-as é possível! E isso prolonga sua vida útil, dando-lhe um segundo fôlego.

3.A nova ética: por que não recorrer a pequenas marcas de moda ética? Algumas marcas fabricadas no Brasil garantem rastreabilidade, proximidade e qualidade.

Brasilidade-03

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité