Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
21 décembre 2020

MAM Rio : mostra do artista Hélio Oiticica tem como ponto de partida o Parangolé

MAM Rio

Até 7 mar 2021

Hélio Oiticica: a dança na minha experiência, expõe os trabalhos dos períodos de investigações geométricas, rítmicas e cromáticas, cada núcleo da exposição representando uma série do artista.

Hélio Oiticica é um dos artistas mais radicais do século 20. Seus experimentos renovaram meios e suportes como o desenho, a pintura, a escultura, o objeto, o filme e o vídeo, criando novas formas e mídias. Caracterizada pelo rigor conceitual, com origens arraigadas na linguagem do construtivismo europeu, do concretismo e da abstração geométrica, a produção de Oiticica é extremamente vital, sensual, sensorial, comprometida com a experiência, com a participação e com o corpo (tanto do artista quanto dos espectadores-participantes).

A mostra Hélio Oiticica: a dança na minha experiência toma emprestado o título de um texto do artista publicado em 1965 e tem como ponto de partida o Parangolé, um de seus trabalhos mais radicais. Partindo dessa obra-chave, examina-se a trajetória de Oiticica de trás para a frente, identificando elementos rítmicos, coreográficos, dançantes e performativos nos trabalhos anteriores

Embora a dança tome de fato corpo no trabalho do artista apenas com os Parangolés, essas características já podem ser observadas em seus primeiros trabalhos, que parecem ser mais formais ou estáticos.

parangoles-helio-oiticica-cke

 Parangolé, de Oiticica, é uma junção de tecidos coloridos que as pessoas vestem e dançam, como se trouxessem movimento às cores

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité