Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
7 décembre 2020

Edgar Degas : obras icônicas do mestre francês, grande artista do movimento, podem ser admiradas no MASP

Até 1°,08.2021

MASP São Paulo

O Museu de Arte de São Paulo expõe as obras de Edgar Degas (1834-1917) que pertencem ao acervo do museu. São 76 no total, sendo 73 bronzes, dois desenhos e uma pintura. Apenas outros três museus no mundo possuem essa coleção completa de esculturas: Glyptotek de Copenhague, Metropolitan de Nova York e Musée d’Orsay, Paris.

O ponto de partida desta mostra será a escultura “Bailarina de catorze anos” (1880), a obra mais icônica de Degas e uma das mais emblemáticas de toda a história da arte ocidental do século 20. Seu protagonismo será reforçado com as releituras feitas por Sofia Borges. A artista brasileira, a convite do MASP, produziu fotografias em grande escala a partir das esculturas de Degas que pertencem à coleção do museu, com destaque para a “Bailarina de catorze anos”. O resultado desse trabalho, cujo processo levou quase um ano, revela e transforma várias das obras de Degas de forma nova e radical. 

Degas é reconhecido por suas imagens da vida em Paris, especialmente teatros, balés e cafés. O tema principal de Degas era a figura humana, especialmente a feminina. Bailarinas, lavadeiras, cantoras de cabaré e mulheres se banhando são imagens constantes nos quadros do artista.

Além da pintura, Degas dedicou-se a outras técnicas, como desenho, gravura, escultura e fotografia. Ele gostava de experimentar diversos materiais e meios de criar imagens.

 

Bailarina de catorze anos-cópia

Foto: A bailarina de Degas

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité