Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
19 janvier 2020

Sesc Ipiranga: O Pasquim, símbolo do jornalismo alternativo , comemora 50 anos

Até 12.04,2020

O Sesc Ipiranga apresenta a exposição O Pasquim 50 anos, que comemora o aniversário de meio século do debochado jornal carioca, que se tornou símbolo do jornalismo alternativo durante a Ditadura Militar brasileira(1964-1985).

O Pasquim surgiu no final da década de 1960 como um projeto do cartunista Jaguar e dos jornalistas Tarso de Castro e Sérgio Cabral. Seu ar cômico e irreverente desafiava os preceitos morais da elite carioca. A publicação tinha reportagens e artigos comportamentais que falavam sobre sexo, drogas e divórcio, conquistavam leitores e promoviam discussões singulares para a época.

As reuniões de pauta do Pasquim uniam jornalistas, cartunistas e intelectuais como Millôr Fernandes, Ziraldo, Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Glauber Rocha, Henfil, entre vários outros.

A exposição ocupa toda a unidade com diferentes formatos que contam a história dos 50 anos do Pasquim. Estruturas giratórias apresentam, por exemplo, quadrinhos de diferentes artistas como Paulo Caruso, Luiz Gê, Miguel Paiva e Pryscila Vieira. Totens em tamanho real espalhados na área principal apresentam nomes como Millôr, Chico Buarque, Caetano Veloso, Vinicius de Moraes, Jô Soares e Elke Maravilha.

Sesc Ipiranga

Rua Bom Pastor, 822 - SP

https---catracalivre

https---catracalivre

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité