Canalblog
Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
14 décembre 2021

Diversidade : Inclusão ainda é desafio no mundo corporativo brasileiro

 

A maioria das empresas no Brasil se preocupa em ampliar a diversidade no quadro de funcionários, mas ainda enfrenta desafios para promover a real inclusão, preparar o ambiente de trabalho com ações para acolher, reter e desenvolver talentos de pessoas provenientes de grupos marginalizados no ambiente corporativo. Com isso, buscam candidatos e candidatas para vagas regulares, sem adequar exigências de qualificações, o que leva ao não preenchimento das vagas ou à busca por colaboradores e colaboradoras até mesmo na concorrência. 

Pesquisa inédita realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), “Diversidade Aprendiz” buscou identificar, junto com empresas de diversos portes e setores, as dificuldades, barreiras de entrada, oportunidades e demandas necessárias para a promoção da diversidade e inclusão nos processos seletivos e nas políticas internas de permanência e ascensão no local de trabalho.

Os grupos populacionais excluídos alvos do projeto são pessoas migrantes, refugiadas, negras, com deficiência (PcD), com 50 anos ou mais, LGBQIA+ e egressas do sistema penitenciário ou que estão em liberdade assistida, assim como pessoas com baixa renda e que moram nas periferias.

A pesquisa aponta que os grupos mais bem representados dentro das empresas são: LGBQIA+ (45,54%), negro (32,52%) e população de baixa renda (30,77%). No extremo oposto, os grupos com menor representação são pessoas egressas do sistema penitenciário (99%), migrantes (96,36%) e transexuais (93,33%).

brasilidade2

Publicité
Publicité
14 décembre 2021

Em cartaz na Belizário Galeria: Poéticas de um outro, coletiva de arte contemporânea

Até 05,03.2022

A BELIZÁRIO Galeria, situada em Pinheiros-SP, apresenta a mostra coletiva POÉTICAS de um outro, com seu time de 17 artistas representados, exibindo 56 trabalhos em diferentes suportes – pinturas, esculturas, objetos, fotografias, desenhos – criando uma unidade visual resultante das vivências pessoais de cada artista e os processos resultantes das mesmas. 

POÉTICAS de um outro oferece um olhar lateral onde o distinto e o diverso se apresentam em consonância com o todo, narrando histórias pessoais interconectadas através das liberdades de criação, e escolhas narrativas da contemporaneidade permitindo leituras e assimilações pessoais por parte do observador. O universo de cada artista é único. 

Juliana Notari_BELIZARIO Galeria

Elias Muradi_BELIZARIO Galeria

Bruno Duque_BELIZARIO Galeria

 Créditos: Juliana Notari, Elias Muradi, Bruno Duque

7 décembre 2021

Em cartaz: 2021 encerra a agenda de exposições explorando temas como territórios, transformações e natureza

Galeria Vermelho SP

Até 29,01.2022

Individual de Henrique Cesar com a mostra Mosca Branca. O artista parte do entendimento das oposições que compõe a ação do homem sobre os diferentes biomas e a transformação provocada por essas mudanças. Nessa observação do círculo da vida, Cesar investiga não o que a natureza da e toma, mas o círculo da vida construído pelo homem.

unnamed

Pinacoteca SP

Até 21,02.2022

A instalação de Lais MyrrhaO condensador de futuros , é construída a partir da  redução  da  cúpula  do  Senado Federal,  que vai  aparecer  como  se  estivesse  “presa”  no octógono a 1,30m de altura. A intervenção terá um significado indefinido entre abrigo/esconderijo e armadilha; e o público, se assim desejar, poderá atravessar ou adentrar o espaço. O trabalho de Lais Myrrha é marcado por reflexões sobre os territórios, a história, a memória e a política.

Galeria Jacques Ardies SP

Até 22,12.2021

Galeria Jacques Ardies encerra a temporada de 2021 com a Grande Coletiva de Arte Naïf que apresenta trabalhos de 13 artistas brasileiros, e propõe um resgate da produção recente no campo da arte popular nacional, destacando temas da vida cotidiana, experiências pessoais, festas, paisagens campestres e urbanas, além da beleza da natureza.

R

Art Lab Gallery  SP

Até 12,12.2021

Juliana Mônaco encerra sua agenda de 2021 da Art Lab Gallery com a mostra coletiva PORTFOLIO com 120 artistas exibindo mais de 350 trabalhos nos 1000m² de área expositiva da galeria. Mantido o compromisso de servir como porta de entrada a novos artistas no circuito expositivo de arte e cultura, os criativos incluem tanto os representados pela galeria como 100 selecionados através de processo de “open call” via redes sociais.

Pinturas, esculturas, fotografias e jóias de artista se apresentam sem um conceito único. Cada artista exerce livre curadoria sobre seu trabalho tanto na escolha das peças como na forma de exibi-las.

Bruno Goes_PORTFOLIO - Art Lab Gallery (2)

Galeria BASE SP

De 13,12.2021 até 5,02.2022

A BASE apresenta um conjunto de 25 desenhos e pinturas reunido em duas séries com obras do artista Luiz MartinsVestígios Primários, trabalhos em técnica de têmpera acrílica e Mar, composta por obras inéditas, criadas em nanquim e aguada. “Série de desenhos na qual faço uma representação dos fragmentos encontrados em caminhadas pelas areias em busca de entender a potencialidade desses elementos deixados pelos mares em longo de sua trajetória, elementos que para mim representam força, energia e fluidos de ligação entre vida contemporânea e ancestralidade”, comenta o artista.

MAR_Luiz Martins (7)

6 décembre 2021

Viticultura : nova uva rosada geneticamente modificada será plantada no semi-árido brasileiro

Produtores do Vale do Rio São Francisco se beneficiarão de mais uma variedade de uva rosada - a BRS Melodia – e 450 mil mudas serão plantadas na região semi-árido brasileiro.

A BRS Melodia , irmã da BRS Vitoria, é o resultado da mesma linha de cruzamento e ambas fazem parte do portfólio de uvas sem sementes. A uva pode ser cultivada com poucas alterações de manejo, garantindo duas safras anuais, chegando à marca das 50 toneladas por hectare por ano.

A BRS Melodia tem como características a cor rosada intensa, a ausência de sementes e o sabor de frutas vermelhas.

De acordo com Guilherme Coelho, presidente da Abrafrutas, a BRS Melodia “será um importante ativo para a abertura de novos mercados, como o chinês, e essa uva tem grandes chances de ser uma das variedades-ícones do Brasil para a conquista e manutenção de mercados no exterior”.

Expansão do mercado brasileiro

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas no mundo, porém, exporta somente 2,5% da sua produção. A produção de uvas frescas na região do Vale do São Francisco, localizada nos estados da Bahia e de Pernambuco, tem na exportação de frutas um dos seus pilares de sustentação econômica. Reino Unido, Estados Unidos, Holanda e Espanha são os principais destinos, respondendo por cerca de 90% do volume exportado.

parreira brs melodia

 

Parreira da BRS Melodia / Embrapa

6 décembre 2021

XV Bienal de Cuenca: apostando na sustentabilidade, artista brasileira troca o verde pelo azul

Bienal del Bioceno, Cambiar el verde por azul

De 10,12.2021 até 28,02.2022

Cuenca, Equador

O tema exige reflexão e trocas, pequenas ações e grandes decisões. A 15a edição da Bienal de arte de Cuenca, no Equador, será realizada em cinco lugares diferentes e contará com 34 artistas originários de diversos países.

O Brasil será representado por Maria Thereza Alves cuja obra envolve aspectos da vida atual ou vestígios encontrados no presente que apontam para ações movidas no passado. A fim de destacar a situação dos povos indígenas da América, a artista desenvolve trabalhos que abrangem questões sobre território, patrimônio cultural e história da colonização.

10_05_15bienal_3

Publicité
Publicité
2 décembre 2021

Em cartaz no Inhotim : Deslocamentos, narrando encontros e trajetos

A partir de 4,12.2021

A exposição Deslocamentos articula trabalhos pensando processos de representação de lugares físicos e imaginados, com questões relativas à ocupação, ao compartilhamento e à migração entre diferentes territórios.

A coletiva conta com obras de Cerith Wyn Evans, Gordon Matta-Clark, Jorge Macchi, Laura Lima, Matheus Rocha Pitta, On Kawara, Raquel Garbelotti, Rivane Neuenschwander, Rodrigo Matheus, Rubens Mano e Sara Ramo.

A experiência do deslocamento pressupõe a compreensão de que sair de um determinado lugar é um gesto que inaugura um percurso. O desafio de refletir sobre esse percurso remonta aos primeiros viajantes da antiguidade e, por consequência, aos primeiros estrangeiros.

No contexto da globalização deslocar-se passa a ter outro sentido e a provocar novas formas de registro.

Raquel_Garbelotti_a_clareira-1024x691

Crédito : Raquel Garbelotti, A clareira

 

Publicité
Publicité
Publicité