Canalblog
Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
29 avril 2022

Expo Joia na Art Lab Gallery: Joias brasileiras criadas com um toque de arte contemporânea

A Art Lab Gallery apresenta a primeira edição da Expo Joia. O evento - que conta com 45 participantes - promove durante três dias um encontro entre a arte contemporânea e a joalheria autoral.

As peças apresentadas, feitas à mão, com design e propriedades únicas, foram desenvolvidas a partir de materiais nobres e utilizam suportes diversos como madeira, porcelana, tecidos e gemas.

Entre os convidados do evento, destacam-se o escultor moçambicano Emanuel Nunes, a mineira Regina Misk e Lena Emediato, com suas instalações em madeira e cristais.

Art Lab Gallery – Rua Oscar Freire - SP

29, 30 de abril e 1° de maio

convite_Joia de Artista

Marilia Arruda Botelho_Gato_Art Lab

 

Marilia A Botelho / Art Lab

Publicité
Publicité
25 avril 2022

Em cartaz na Cité de l'architecture de Paris : Machu Picchu e os tesouros do Perú

Até 4 de setembro 

1, Place du Trocadéro em Paris

A exposição retraça os 3000 anos das civilizações pré-colombianas até o mistério do Machu Picchu.

Em Machu Picchu e os tesouros do Perú pode-se descobrir objetos simbólicos, peças originais como máscaras e coroas imperiais dispostos em um décor surpreendente e imersivo.

A exposição propõe soluções inovadoras para melhor mostrar e comunicar sobre o patrimônio material e imaterial peruano integrando conteúdos digitais e objetos animados em 3D permitindo combinar objetos virtuais e reais em um ambiente virtual monumental. Assim se você não pode viajar para o Perú, o Machu Picchu vem até você!

sala_del_oro_y_plata

ml100187_sf4

_world_heritage_exhibitions_-_machu_picchu_and_the_golden_empires_of_peru-_photo_6

Os tesouros do Perú 

25 avril 2022

Produtos brasileiros : Toda a exuberância da Mata Atlântica brasileira agora em Paris

A Granado, empresa brasileira de produtos cosméticos e perfumaria, fechou uma parceria com a ONG SOS Mata Atlântica e abriu um ponto de venda na renomada Galeries Lafayette em Paris.

Os parisienses poderão conhecer um pouquinho mais do Brasil através dos produtos da Granado. A coleção inspirada na Mata Atlântica é composta por oito opções de kits presenteáveis e encantadores: Kit Bombom com quatro sabonetes 50g; Trio Sabonetes 150g Kit sabonete líquido + hidratante 300ml; Duo mini velas 75g; Kit colônia 100ml + sabonete barra 150g; Kit lata com sabonete + hidratante 300ml e sabonete barra 150g; Difusor 500ml.

Os produtos são inspirados na exuberância da Mata Atlântica e um convite à conservação e recuperação do bioma.

Granado_Paris2

Granado_Paris5-768x960

 

Granado em Paris

25 avril 2022

Arte no Instituto Tomie Ohtake : Anna Maria Maiolino - PSSSIIIUUU...

A exposição inédita de Anna Maria Maiolino – a ser inaugurada no mês em que a artista completa 80 anos – ocupará, com cerca de 300 obras, todas as três grandes salas do andar superior do Instituto Tomie Ohtake. 

A mostra propõe uma "antologia espiralar" com obras de diversos períodos e linguagens intercaladas livremente. Nesse percurso, colocam-se em evidência elementos da identidade múltipla de Maiolino: artista, mulher, esposa, imigrante, leitora, mãe, filha, amiga, latino-americana, brasileira, escritora. 

Em cartaz a partir do dia 07 de maio de 2022

unnamed

25 avril 2022

Clima extremo : As mudanças climáticas estão em todas as partes

Vemos ondas de calor mais intensas, além de secas e incêndios florestais em todas as parte do planeta. Há mais vapor na atmosfera, o que leva a chuva extrema e enchentes mortais. O aquecimento do oceano leva a tempestades tropicais mais poderosas e o aumento dos níveis do mar aumenta os impactos. O número de desastres aumentou cinco vezes num período de 50 anos, causados pela indução humana nas mudanças climáticas, eventos climáticos mais extremos e mais informação.

brasilidade2

Publicité
Publicité
13 avril 2022

Fotografia em cartaz no IMS: Daido Moriyama: uma retrospectiva

A exposição Daido Moriyama: uma retrospectiva acompanha a extensa carreira de um dos nomes mais influentes da fotografia mundial. 

A mostra, que será a primeira grande retrospectiva do artista na América Latina, reúne mais de 250 trabalhos, além de uma centena de publicações e escritos do fotógrafo. A seleção traz obras de diferentes momentos de sua carreira, desde o interesse pelo teatro experimental dos anos 1960, passando pelos trabalhos contestadores dos anos 1970, até a documentação incansável das cidades e a reinvenção do seu próprio arquivo nos últimos anos.

Nascido em 1938, em Ikeda-cho, Osaka, Moriyama iniciou a carreira no Japão do pós-guerra e tornou-se o ícone pop mais influente da fotografia japonesa. Ele revolucionou a forma de olhar o mundo, com suas imagens densas e granuladas, tiradas com câmeras pequenas enquanto caminhava pelas ruas.

daido m ims

 Moriyama / IMS

13 avril 2022

Arte em cartaz na Art Lab Gallery : Duas mostras individuais e uma coletiva são apresentadas pela galeria

Fragmentos de Mariella Morrone e O olhar da Alma de Sônia Valério, ambas individuais, e a coletiva de acervo dos artistas representados e alguns convidados da galeria. Compostas por 180 trabalhos, os temas das exposições de Mariella e de Sônia são relativos às relações inter-pessoais, contextos sociais e natureza.

Já a coletiva apresenta obras de 25 artistas cuja atmosfera predominante é a abstração, com pinturas, esculturas e fotografias.

Até 16 de abril

AMOR DE DENTRO Acrílica sobre tela 160 X 220 cm 2021_mariella morrone

Amor de dentro de Mariella Morrone

13 avril 2022

Resíduos urbanos : América Latina é campeã de geração de lixo

Um terço de todos os resíduos urbanos produzidos na América Latina e no Caribe ainda acaba em aterros a céu aberto ou no meio ambiente. Uma prática que afeta a saúde de seus habitantes.

Os resíduos sólidos são fontes de emissão de gases de efeito estufa, não apenas por sua relação com a produção e o consumo, mas também em função das emissões de metano, quando dispostos em lixões ou mesmo em aterros sanitários.

A América Latina gera, em média, 1 kg de resíduos sólidos por habitante ao dia, abaixo dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mas acima dos países africanos. Brasil e México são os que mais produzem resíduos na região.

310648

8 avril 2022

Arte em cartaz no Museu de Arte Sacra : Viúvas, modernistas e naïfs estão reunidos no MAS

O MAS apresenta três grandes exposições durante o mês de abril. Leandro Junior traz ao museu Viúvas de Maridos Vivos, doze pinturas figurativas que se inspiram nos habitantes do vale rural do Jequitinhonha, localizado no sertão de Minas Gerais. 

Nascido e criado na Chapada do Norte, Leandro Junior vem desenvolvendo sua arte a partir do barro que ele mesmo extrai e refina para ser aplicado em telas, ou modelado e queimado em um forno também feito de barro, para se transformarem em esculturas.

As chamadas "viúvas com maridos vivos", comuns na região do Jequitinhonha, são mulheres que se encontram sozinhas enquanto os maridos viajam para a colheita do café ou da cana, chegando a passar meses ou anos longe de casa.

"São mulheres fortes, autônomas, protagonistas e independentes, vivendo como matriarcas numa sociedade patriarcal", sugere o curador Simon Watson.

Leandro Junior_serie Viuvas (9)

A segunda exposição apresentada - É Sacro, É Moderno – Arte Sacra dos Modernistas – reúne cerca de 40 trabalhos de artistas modernistas cujo tema é relativo ao sacro e ao sagrado. Alfredo Volpi, Anita Malfatti, Antônio Gomide, Cândido Portinari, Clóvis Graciano, Di Cavalvanti, Djanira entre outros, assinam as obras.

Simultaneamente, na Sala MAS/Metrô Estação Tiradentes, a coletiva NAÏFS modernistas, contemporâneos, atemporais, exibe 85 trabalhos representando a arte naïf brasileira.

Até 5 de junho 

Edilson Araujo_MAS Metro

8 avril 2022

Arte em cartaz na Pinacoteca Estação : Ayrson Heráclito, Yorùbáiano

Ayrson Heráclito traz à Pina Estação a força de mitologias africanas que chegaram no Brasil a partir do século XIX. Na seleção de obras, o artista baiano mistura mitos, ensinamentos, lendas e ritos das matrizes religiosas e culturais do candomblé às narrativas tradicionais que seguem presentes nas ruas, procissões, romances e enredos de escolas de samba brasileiras, tomando contato com um mundo onde a natureza dos seres e dos bichos se complementa.

Até 22 de agosto

pina

Publicité
Publicité
1 2 > >>
Publicité