Canalblog
Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
25 août 2020

Fake news: Profissionais de saúde enfrentam duas batalhas: combate à pandemia e desinformação

As informações propagadas em redes sociais, sem embasamento científico, tornaram a rotina dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus mais dura: além de arcarem com a carga física, psíquica e emocional, seu trabalho vem sendo ameaçado e atrapalhado por familiares ou pacientes que consomem, acreditam e compartilham conteúdos equivocados.

Segundo uma pesquisa realizada pelas empresas MindMiners e Avaaz, 70% dos brasileiros buscam informações sobre o novo coronavírus uma ou mais vezes por dia e, apenas 40% consideram redes sociais pouco confiáveis.

Impactos da infodemia

Alguns dos impactos causados pela infodemia de notícias falsas no dia a dia dos profissionais de saúde envolvem questionamentos sobre potenciais terapias, boatos como os que escovar os dentes com bicarbonato ou tomar desinfetante combatem o coronavírus, conflitos com pacientes que gostariam de ter recebido a medicação na qual acreditam porque leram na Internet, desconfiança entre médico e famílias que cobram procedimentos divulgados nas mídias sociais como bem-sucedidos e até ameaças de familiares de obrigar o médico a prestar contas, caso algo aconteça com o paciente.

No artigo Desinformação: uma arma secreta em tempos de pandemia, a UNESCO recomenda que as pessoas promovam hábitos que protejam o fluxo responsável de dados no mundo digital. 

“Prestem atenção ao conteúdo que recebem e replicam de seus celulares, na forma de áudios, textos ou notícias aparentemente jornalísticas. Mantenham a calma diante do bombardeio de informações e sejam cautelosos, compartilhando apenas conteúdos verificados por fontes confiáveis de informação. E, acima de tudo, promovam essa conscientização. ”

Fonte: ONU/UNESCO

Brasilidade-03

 

 

Publicité
Publicité
18 août 2020

Arte brasileira :#mamnacidade apresenta 140 painéis de 16 artistas brasileiros

A partir de 18,08.2020

O MAM de São Paulo promove a partir de hoje, 18 de agosto, o projeto #mamnacidade, que levará imagens de obras de seu acervo para a cidade em painéis de mobiliário urbano e projeções em fachadas de edifícios.

Ao longo de duas semanas, mais de 140 painéis em pontos de ônibus apresentarão imagens de obras de 16 artistas brasileiros. São trabalhos emblemáticos de Amélia Toledo, Bárbara Wagner, Berna Reale, Cildo Meireles, Claudia Andujar, José Antônio da Silva, Maureen Bisilliat, Mário Cravo Neto, Mídia Ninja, Nelson Leirner, Regina Silveira, Rosana Paulino, Rosângela Rennó, Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake e Waltercio Caldas.

As obras serão acompanhadas por QR Codes, que ao serem fotografados, levam a um podcast do projeto no Spotify, com áudios de personalidades brasileiras contando sobre cada trabalho: Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Laerte Coutinho, Hortência, MC Soffia, Bruna Linzmeyer, Lázaro Ramos, Isabella Fiorentino, João Vicente e Ph Côrtes. Cada personalidade gentilmente doou a sua voz para a ação, apoiando a difusão de cultura acessível para públicos diversos.

Nos dias 22, 23 e 29 de agosto, das 19h às 20h, obras do acervo também serão projetadas em escala monumental em empenas cegas de edifícios, ampliando o alcance destes trabalhos, que ficarão visíveis para o público de suas casas e da rua. A estreia será na fachada na Rua da Consolação, 753, esquina com a Rua Caio Prado (Centro); a segunda projeção acontece na Rua Santa Isabel, 44 (Santa Cecília); e o término será na Rua Maria Antônia, 77 (Consolação). 

Brasilidade-03

18 août 2020

Economia verde :Transição para economia verde criaria 15 milhões de empregos na América Latina e Caribe até 2030

Relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostrou que a transição para uma economia de zero emissões líquidas provocaria o desaparecimento de cerca de 7,5 milhões de empregos no setor elétrico baseado em combustíveis fósseis, na extração de combustíveis fósseis e na produção de alimentos de origem animal.

No entanto, essas perdas seriam mais do que compensadas: 22,5 milhões de empregos seriam criados nos setores de agricultura e produção de alimentos baseados em plantas, eletricidade renovável, silvicultura, construção e manufatura.

O relatório “O Emprego em um futuro de zero emissões líquidas na América Latina e Caribe” revelou que a transição para uma economia de zero emissões líquidas provocaria o desaparecimento de cerca de 7,5 milhões de empregos no setor elétrico baseado em combustíveis fósseis, na extração de combustíveis fósseis e na produção de alimentos de origem animal.

No entanto, essas perdas seriam mais do que compensadas: 22,5 milhões de empregos seriam criados nos setores de agricultura e produção de alimentos baseados em plantas, eletricidade renovável, silvicultura, construção e manufatura.

O relatório também é o primeiro a destacar como a mudança para dietas mais saudáveis e sustentáveis, que reduzem o consumo de carne e de laticínios e aumentam o de alimentos à base de plantas, criaria empregos e reduziria a pressão sobre a biodiversidade da região.

Com essa mudança, o setor agroalimentar latino-americano e caribenho poderia criar o equivalente a 19 milhões de empregos em período integral, o que compensaria amplamente a redução de 4,3 milhões empregos nos setores de pecuária, avicultura, laticínios e pesca.

Além disso, o relatório oferece um plano sobre como os países podem criar empregos decentes e promover a transição para alcançar zero emissões líquidas.

Isso inclui políticas públicas que facilitem a realocação de trabalhadores e trabalhadoras, promovam o trabalho decente nas zonas rurais, ofereçam novos modelos de negócios e melhorem a proteção social e o apoio às pessoas deslocadas, às empresas, às comunidades e aos trabalhadores e às trabalhadoras.

Brasilidade-03

 

Fonte : OIT

11 août 2020

MASP: Projeto Música no Vão volta em edição online

Show de estréia ocorrerá em 14 de agosto com a cantora e compositora MC Tha e a dançarina Munique Costa

Transmissão ao vivo via YouTube

Fechado desde março de 2020 por conta da pandemia de covid-19, o MASP segue estudando estratégias para promover encontros, a distância, entre a arte e o público. Como parte desse processo, o museu decidiu retomar as apresentações musicais, mas no ambiente virtual. 

Estão previstas edições ao longo do segundo semestre de 2020. Dançarinos irão promover workshops das 18h às 19h, e os shows serão das 19h às 20h ---ambos ocorrerão no auditório do MASP, sem plateia. As transmissões serão ao vivo e feitas pelo perfil do MASP no YouTube.

Brasilidade-03

4 août 2020

MAM Rio : Cinemateca apresenta mostra para crianças com filmes repletos de criatividade e imaginação

Até 13 de agosto

A Mostra Petrobras de filmes para crianças apresenta em seu canal online um conjunto de 26 produções brasileiras voltadas para a primeira infância selecionadas pela Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. 

São filmes para crianças e/ou criados por crianças. A mostra se organiza em dois grupos: Animações e Minutos Lumière. 

Em parceria com Marcelo Marão e Dia Internacional da Animação, selecionamos seis obras que abarcam diferentes técnicas de animação, que vão do desenho quadro a quadro ao Stop Motion com utilização de bonecos, massinhas ou recortes, passando pela animação em 3D e a pixilation. Os filmes exploram ainda uma diversidade de narrativas e temas que abordam temas do folclore, da música, das tradições populares ao universo dos games. 

Já os Minutos Lumière foram selecionados pela professora Adriana Fresquet, coordenadora do Grupo CINEAD / LECAV, Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual. No total serão apresentados 20 filmes criados em oficinas realizadas em escolas públicas do Rio de Janeiro realizadas desde 2007. Os Minutos Lumière buscam recuperar o gesto dos primeiros operadores cinematográficos, qual seja o de realizar registros de até 60 segundos de duração, com uma composição de quadro fixa. Esses filmes compõem o Acervo dos Minutos Lumière do Brasil conservados pela Cinemateca do Museu de Arte Moderna.

Mostra online gratuita. Assista em vimeo.com/showcase/mostrapetrobras

mostra_petrobras_header_site-1024x366

Publicité
Publicité
Publicité