Canalblog
Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
9 décembre 2019

Agronegócio: Brasil é apontado como líder do mercado de orgânicos da América Latina

Alimentos orgânicos renderam R$ 4 bilhões a produtores brasileiros em 2018 e a agricultura orgânica está cada vez mais consolidada no país : mais de 15 mil propriedades agrícolas já estão certificadas e em processo de transição e 75% são agricultores familiares. O Brasil lidera mercado na América Latina, mas área de produção é maior na Argentina e Uruguai.

Segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a produção orgânica nacional vem crescendo mais de 20% ao ano. No entanto, esse crescimento é inferior à demanda pelos produtos. 70% da produção brasileira é exportada para a Europa.

Mercado latino-americano e perfil do consumidor

O Brasil é apontado como líder do mercado de orgânicos da América Latina. Contudo, quando se leva em consideração a extensão de terra destinada à agricultura orgânica, o país fica em terceiro lugar na região, depois da Argentina e do Uruguai, e em 12º no mundo.

Na América Latina, a produção se estende por oito milhões de hectares, o que corresponde a 11% da área mundial destinada aos orgânicos. Em extensão de terra, o Brasil cresceu mais de 204 mil hectares em dez anos, atingindo, em 2017, de 1,1 milhão de hectares.

Segundo a Organis, o percentual de consumo de produtos orgânicos no Brasil é de 15%. O Sul e o Centro Oeste foram as regiões apontadas como maiores consumidoras de orgânicos no país e o Sudeste apresentou o menor percentual de consumo, 10%.

De acordo com um estudo realizado no Brasil, as verduras lideram entre os alimentos orgânicos mais consumidos no país, com destaque para alface, rúcula e brócolis. Em seguida, os consumidores também preferem opções orgânicas de legumes, frutas (como banana e maçã) e cereais, como o arroz.

Mais de 60% compram os produtos orgânicos em supermercados, 26% preferem ir às feiras, 4% buscam em lojas de produtos naturais e 3% compram diretamente do produtor rural. Cerca de 40% apontaram que os preços representam a principal barreira para o baixo acesso aos orgânicos e 84% manifestaram intenção de aumentar o consumo de orgânicos.

grafico501

Fonte: Ifoam

Publicité
Publicité
6 décembre 2019

Museu de Arte Sacra : mostra Presépios da Vida é o resultado de um esforço coletivo representativo da cena da Natividade

Abertura: 7 de dezembro de 2019, sábado, às 11h

De 8,12.2019 a 5,01.2020

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, dando sequência aos eventos comemorativos de seu Jubileu de Ouro a ser completado em Junho de 2020, exibe Presépios da Vida – uma história de paz!, sua mostra anual de presépios, sob curadoria de Chris Ayrosa.

29 conjuntos representativos da cena da Natividade, de diferentes origens, procedências, épocas, materiais e estilos, montados a partir de peças do acervo do museu, ou da coleção pessoal, estarão expostos no MAS.

Crianças, adultos, amigos, família, cada convidado se uniu a entes queridos, e buscou um formato único de apresentar a cena do nascimento de Jesus. Utilizando-se de peças do acervo do MAS/SP, de nacionalidades e épocas distintas, feitas a partir de diferentes materiais como argila, madeira, papel, tecido, barro cozido, aniagem e outros.

A mostra é o resultado de um esforço coletivo. Grande parte das obras foi escolhida através de seleção aberta ao público. Também foi oferecida a opção aos convidados de trazerem seus próprios presépios o que resultou em uma mostra plural.

Convidados: Alcione Albanesi, Aldo Brugnera, Alódia Guimarães, Ana Cury, Bel Cury, Bia Doria, Bianca Boeckel, Caio Andreazza, Cassiana Sauer, Celso Kamura, Chris Ayrosa, Cristina Ferraz, Daniela Filomeno, Eva Soban, Gabriela Medeiros, Guilherme Carrara, José Carlos Marçal de Barros, Juliana Ayrosa, Carol Ayrosa, Karina Dale, Marcelo Sampaio Ramos, Miló Martins, Mirtis Moraes, Morena Leite, Joca Guanaes, Pedro Paulo Afonso, Rosana Ayrosa, Sergio Zobaran, Sueli Adorni, Vera Gataz e Wagner Stancampiano.

Museu de Arte Sacra de São Paulo
Avenida Tiradentes, 676 – Luz

 

unnamed

3 décembre 2019

Bacurau: obra de Kleber Mendonça, premiada em Cannes, é um misto de drama, suspense e ficção científica

Exibição de “Bacurau” + debate

10.12,2019, às 19h.

Cineclube do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Rua Rêgo Freitas, 530, Sobreloja, SPaulo
Exibição gratuita

Misto de drama, suspense e faroeste, com pitadas de ficção científica e aventura, o filme conta a história de um povoado localizado no sertão brasileiro. Pouco depois da morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores descobrem que a comunidade sumiu do mapa misteriosamente.

Obra dos pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles Bacurau foi ganhadora do prêmio do Júri no Festival de Cinema de Cannes.

 

unnamed

Publicité