Canalblog
Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
24 avril 2023

Livro em destaque : Por uma Descolonização da Imagem de Jorge Luzio

Apresentada pelo Museu de Arte Sacra a obra discute temas relevantes para a pesquisa sobre marfins.

A publicação aborda a arte colonial através dos marfins, bem como os processos desta circulação nos contextos do Império português. O autor, por meio de sua pesquisa, permite ao leitor margear dois continentes, África e Ásia, além de conectá-los ao Atlântico, convidando-o a refletir sobre os vínculos históricos entre mundos aparentemente tão distantes, como a Índia e o Brasil, tendo o continente africano como ligação entre eles.

A obra inclui estudos conjuntos em história dos dois continentes africano e asiático, com inserções e paralelos com história ambiental e museologia. Os estudos permitem uma análise desde o comércio das presas de elefantes na economia colonial e a força desse comércio sobre a fauna africana, até as temáticas voltadas aos estudos de iconografias a partir do acervo da coleção de marfins do Museu de Arte Sacra de São Paulo. O terceiro bloco de textos apresenta um repertório iconográfico com parte das obras do acervo, a serem observadas a partir das referências artísticas de culturas da Índia pré-colonial. Isso auxilia o leitor a assimilar a complexidade do debate proposto sobre a arte colonial no Oriente português.

capa

Publicité
Publicité
24 avril 2023

Em cartaz no Museu de Arte Sacra de São Paulo : Esmolação de Alexandre Baena

Abertura dia 29 de abril às 12hs, na Sala MAS/Metrô – Estação Tiradentes

O fotógrafo paraense Alexandre Baena expõe imagens que retratam a tradicional festividade da Marujada, que ocorre no município de Bragança, PA, destacando detalhes da procissão como rostos, fé, religiosidade, arte e cultura seculares. 

Em “Esmolação”, as fotografias de Baena resultam de uma imersão nas festividades que acontecem todo dia 26 de dezembro, quando ocorre a ‘Marujada de Bragança’. “A estética da Marujada é muito peculiar, a relação matriarcal e a indumentária saltam aos olhos, ver o mar de gente, que parece um céu em terra, composto pela junção de cada Maruja com seu imponente chapéu e o Marujo que carrega o Santo em um rito de devoção que é construído por inúmeras narrativas de graças pedidas e alcançadas”, destaca o fotógrafo.

Esmolação_MASSP (1)

 

Imagem : Esmolação, Alexandre Baena

24 avril 2023

Em cartaz no IMS : Papel, tinta e chumbo

A Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista apresenta a exposição Papel, tinta e chumbo que reúne fotolivros sobre as ditaduras militares da América do Sul entre os anos 1960 e 1980, mostrando como fotógrafos e artistas documentaram os acontecimentos ou os rememoraram depois, muitas vezes usando álbuns de família e arquivos públicos.

papel tinta chumbo

 

Imagem : IMS

24 avril 2023

Em cartaz na Galeria Movimento : Não é Mole de Marcos Roberto

Na obra “Não é Mole”, o artista satiriza, usando placas de trânsito, a famosa poltrona “Mole”, desenvolvida pelo designer Sergio Rodrigues. Nela, o artista Marcos Roberto agrega os elementos da vivência das ruas de São Paulo com o item de luxo sob a frase “Não é Mole” para produzir sensações contrastantes, sintetizando impressões produzidas por objetos de arte, que comumente ocupam espaços de luxo mesmo tratando de temas como a pobreza e a miséria. Com uma obra extremamente crítica, somos atraídos por uma beleza contraditória pela sua qualidade, que ao mesmo tempo assume um caráter de denúncia e uma experiência do belo.

Não é mole, 2021

 

Imagem : Não é Mole de Marcos Roberto 

10 avril 2023

Festival de Cinema Peruano de Paris : 14a edição aposta na diversidade

De 12 até 18 de abril – em Paris, França

Com o objetivo de apresentar ao publico francês este cinema ainda pouco conhecido, a 14a edição do Festival de Cinema Peruano, organizado pela Associação Pérou Pacha, conta com a participação de 6 longas e 8 curtas metragens em competição assim como 7 documentários.

cinema peruano 23

Publicité
Publicité
10 avril 2023

Leitura: Um circo passa de Patrick Modiano

Ed. Carambaia

Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2014, autor de mais de quarenta livros, Patrick Modiano é um dos principais autores em língua francesa da atualidade.

O romance Um circo passa apresenta uma narrativa tensa, formada através de uma pequena rede pessoas desconhecidas que gradativamente se conectam, sem compreender as razões que as motivam.  

Nesse cenário difuso em que o trauma da Segunda Guerra ainda caminha pela França, abrem-se discussões sobre temas como a memória, a dúvida e o esquecimento. Para além disso, o romance também trabalha o cenário de luzes e sombras de Paris, suas ruas e avenidas, jardins e monumentos, apartamentos, cafés, casas noturnas.  

unnamed

10 avril 2023

Cinema latino americano: Primeira edição du Festival de cinema latino americano de Paris

De 11 até 16 de abril

Em parceria com seis salas de cinema independentes franceses – Paris, França

A primeira edição du Festival apresenta uma seleção de 16 filmes latino-americanos (8 em competição), que serão a ocasião de trocas e descobertas na companhia de diretores, produtores e distribuidores, mas também de universitários, estudantes e o grande público, em torno da criação do cinema de arte na América latina.

Clap23

 

10 avril 2023

Pinturas : Marcio Gobbi inaugura Escritório de Arte com mostra de Arte Popular

Até 13 de maio

Pintura e Festividade Popular apresenta 15 pinturas de artistas autodidatas brasileiros que registram comemorações e festas, religiosas e populares, no país. 

Pintura e Festividade Popular destaca a Arte Popular, uma representação artística formada por manifestações do que cria e consome o povo. Sem educação formal em artes plásticas, os artistas desenvolvem técnicas e habilidades a partir de tradições locais, por vezes transmitidas através das gerações, com características marcantes de ingenuidade e espontaneidade.

Marcio Gobbi Escritório de Arte

Rua dos Ingleses, 165 – Bela Vista, SP

_Maria Auxiliadora

Jose Antonio da Silva

 

Marcio Gobbi Escritório de Arte

10 avril 2023

Em destaque : Evandro Teixeira, José Bento e Edu Monteiro

No IMS Paulista : Evandro Teixeira Chile 1973

Um dos principais nomes do fotojornalismo brasileiro, Evandro Teixeira (1935) atuou na imprensa por quase seis décadas, sendo 47 anos no Jornal do Brasil. Com suas lentes, registrou os bastidores do poder no país, em especial as manifestações contrárias ao regime militar, além de temas associados ao esporte, à moda e à cultura. Em sua carreira, participou ainda de uma importante cobertura internacional: a do golpe militar no Chile em 1973. No país andino, produziu imagens impactantes do Palácio De La Moneda bombardeado pelos militares, dos prisioneiros políticos no Estádio Nacional em Santiago e do enterro do poeta Pablo Neruda. 

Esta mostra reúne cerca de 160 fotografias em preto e branco, livros, fac-símiles e outros objetos, como máquinas fotográficas. Além dos registros feitos no Chile, a exposição traz imagens produzidas por Evandro durante a ditadura civil-militar brasileira, em um diálogo entre os contextos históricos dos dois países.

evandro teixeira chile 1973

 

Crédito: Evandro Teixeira Chile  1973

Em cartaz na Galeria Millan : Anomalia da solidão, individual de José Bento 

Até 6 de maio

Em Anomalia da Solidão, José Bento apresenta “uma floresta” de suas esculturas de árvores, além de duas grandes instalações. O conjunto de obras em exposição soma mais de seis toneladas de madeira. A relação ética do artista com o meio-ambiente – e as denúncias que faz contra o desmatamento desenfreado – são visíveis pelas autorizações e relatórios de origem das madeiras emitidos pelos órgãos de fiscalização que o artista fez questão de expor ao lado das obras.

Rua Fradique Coutinho, 1430 - SP

230314-Millan-Paulo Pasta-ph Ana Pigosso-010-web

Esculturas na Galeria Movimento : Edu Monteiro | Objetos escultóricos

Até 29 de abril

Edu Monteiro desenvolveu uma série de obras inspiradas nos princípios da luta – força, equilíbrio, tensão e ritmo, entre elas: “Obradança”. A obra reflete uma das principais estratégias utilizadas pelos lutadores para enganar o adversário: a simulação de equilíbrio.

Já as esculturas "Tectônica I" e "Tectônica II" são inspiradas nos movimentos terrestres. Em cadência lenta, quase imperceptível como o crescer das unhas, a Terra dança. Placas tectônicas movimentam-se em diferentes direções e velocidades relativas, controlando a dinâmica e a transformação constante dos continentes.

edu monteiro g movimento

 

Crédito : Edu Monteiro

Publicité
Publicité
Publicité