Canalblog
Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
28 février 2023

No MAM : Ianelli 100 anos, o artista essencial

Até 14 de maio

Ianelli foi um artista do fazer, obsessivamente dedicado ao métier, e intransigente quanto ao lugar da pintura. Tendo feito o percurso habitual de sua geração, realizou obras acadêmicas, seguidas por pinturas com acentos cezannianos, que foram se tornando cada vez mais sintéticas até o mergulho na abstração, que o encaminhou, sem volta, em busca da essência.

Esta retrospectiva privilegia a coerência de sua obra, mostrando que, no jovem pintor de 1950, já está contido o artista de 1970; que o mural de 1975 abre caminho para a escultura dos anos 1990 e que, nesse momento, nascem também as grandes pinturas, realizadas até 2000. 

A mostra estabelece assim um percurso que se inicia com a produção dos anos 1970, retrograda até 1950 e volta traçando o percurso de 1960 a 2000. Assim é possível ver, ao mesmo tempo, todas essas vertentes nascendo umas das outras. A mostra também propõe revelar o processo de criação e execução do artista, trazendo para o público a intimidade de seu ateliê e revelando sua persistência e perfeccionismo.

banner-site-ianelli-100-anos-23-02-02-v23-980x246

Publicité
Publicité
28 février 2023

No Instituto Tomie Ohtake: Quanto pior, pior de Fernando Lindote

A partir de 2 de março

Duas décadas depois de sua primeira individual no Instituto Tomie Ohtake, o artista Fernando Lindote retorna para apresentar sua produção recente na mostra "Quanto pior, pior." 

A exposição está centrada na apresentação densa e imersiva de 26 pinturas realizadas entre 2010 e 2023, às quais se agregam algumas obras anteriores, de mídias variadas.

lindote

28 février 2023

Na Zipper Galeria: Katia Maciel e Poli Pieratti

Até 25 de março

A artista e poeta Katia Maciel apresenta a Coleção de EUs com trabalhos inéditos, produzidos especialmente para a mostra.
No piso superior, no Zip'Up, a artista Poli Pieratti concilia arquivos visuais com memórias sensoriais, onde o passado se expande em novas perspectivas. Pieratti “dilui os limites entre figura e fundo, retrato e paisagem, representação e abstração. Há algo de aquático em sua pesquisa, onde o que surge segue em fluxo, vivo e aberto a reaparições”.

zipper

28 février 2023

Livro em destaque: Ausente por tempo indeterminado de Julio Ramon Ribeyro

Os textos do escritor, um dos mais relevantes autores peruanos, trazem “esperanças e frustrações de uma ruidosa classe média urbana”.

Na coletânea de contos Ausente por tempo indeterminado podemos perceber a sua linguagem cristalina, seu humor e uma boa dose de melancolia.

“Entendo que me distancio da narrativa épica de outros autores latino-americanos que escrevem sobre os grandes conflitos sociais [...] Creio que mostro uma faceta pouco conhecida, porém real, da vida cotidiana”, afirmou certa vez o próprio Ribeyro. 

Em 1994, ano de seu falecimento, Julio Ramon Ribeyro recebeu o prestigioso prêmio Juan Rulfo, que honra personalidades literárias da América Latina e Caribe.

Ausente Julio R

 

13 février 2023

Na Maison de l'Amérique latine: A Sombra de Saturno, exposição do artista chileno Eugenio Tellez

Até 22 de abril

A Maison de l'Amérique latine, Paris, consagra uma individual ao artista chileno Eugenio Tellez intitulada A sombra de Saturno. Nesta mostra estão reunidas pinturas, colagens, desenhos, gravuras e objetos realizados pelo artista desde 2000. Tellez se inspira da figura de Saturno e dos mitos contemporâneos que alimentam a sua imaginação para criar as suas obras em que incorpora diversos elementos gráficos em composições neofigurativas.

Captura de ecrã 2023-02-13, às 08

Eugenio Tellez - Pandora Box

Publicité
Publicité
13 février 2023

Na Galeria Vermelho: Novas exposições celebram relação entre o homem e a natureza

Até 23 de março

A Vermelho apresenta novas exposições de Cadu e da artista portuguesa Gabriela Albergaria. Em seu repertório convivem performances, instalações, desenhos, pinturas, objetos, esculturas e vídeos influenciados por temas ligados a sistemas, à repetição, ao jogo, ao tempo e à circularidade. Suas obras celebram a relação entre o homem e a natureza, entre o racional e o instintivo, entre o caos e o rigor.  A obra de Gabriela Albergaria envolve um território: a natureza. Uma natureza catalogada, manipulada, plantada, renomeada e transportada através da pesquisa contínua de florestas e jardins. Para Albergaria, esses locais constituem sistemas de representação e mecanismos descritivos que sintetizam o conjunto de crenças que usamos para representar o mundo natural.

Paralelamente, a galeria abriga a mostra A Deusa Linguagem mostrando obras de 14 artistas que integram o grupo avançado de estudos do Ateliê Fotô. 

Vermelho

Crédito : Cadu

3 février 2023

Livro em destaque: Sussurros e outras histórias de Guilherme Manzoni

Guilherme Manzoni, historiador e contador de histórias, gosta de entender “porque as coisas são do jeito que elas são e de onde elas vêm”. Desde pequeno, na sua cidade natal (Salto de Pirapora, interior de São Paulo), ele gostava de escutar histórias e cresceu cercado de livros. 

A transmissão oral familiar que Guilherme recebeu ao longo de sua vida o transformou na pessoa que ele é hoje. Como tradição significa 'entregar ou passar adiante', o historiador, que vive atualmente na capital paulistana, tornou-se autor e acaba de publicar Sussurros e outras histórias, pela editora Giostri.

O livro é composto de 12 contos inspirados na vivência do autor e foram escritos ao longo de quase dez anos. Entre o real e o imaginário, Sussurros e outras histórias apresenta uma série de situações que confrontam as personagens com uma realidade que desafia a lógica, crenças e compreensão. 

O livro aborda temas como a morte, a solidão, o misticismo e o fantástico. Nesta viagem literária, o autor nos transporta em direção ao desconhecido e a narração nos mergulha em um universo caloroso e próximo. À primeira vista tudo parece estranho e um pouco absurdo mas, graças à riqueza dos detalhes e à fineza psicológica do escritor, só podemos nos encantar com Sussurros e outras histórias.

Guilerme Manzoni

 

Crédito : Guilerme Manzoni

Publicité
Publicité
Publicité