01.10.10

Aude Chevalier-Beaumel : cineasta francesa apresenta documentário sobre a violência urbana carioca

ESTRADA é um filme documentário poético e denunciador que fala da violência urbana através das histórias de vida e de morte dos jovens vítimas das armas que cresceram nas favelas e na periferia do Rio de Janeiro.

Boa parte da população carioca concorda com a “Política de Confronto” instaurada para combater o tráfico de drogas e acredita que “os bandidos têm que morrer” manifestando uma certa  indiferença diante das mortes (em média 15 por dia) por arma a fogo no Rio de Janeiro.

O filme da cineasta francesa Aude Chevalier-Beaumel é uma homenagem a esses mortos anônimos : vítimas, heróis ou mártires, estudantes, policiais ou traficantes, todos aqueles que deixaram de ser filhos, mães, pais e maridos para alguém.

O filme ESTRADA se articula entorno de 3 olhares : o das famílias das vítimas ; o dos "especialistas" da criminalidade e o do agente funerário que trabalha percorrendo as ruas da cidade.

Com a participação do compositor Marcelo Yuka, MV Bill, MC Leonardo e muitos outros.

Sobre a cineasta e artista plástica francesa

Aude Chevalier-Beaumel nasceu em Reims, na França, em 1982, e é formada pela Escola Nacional Superior de Belas Artes de Montpellier.

Desde 2005 faz várias idas e voltas ao Brasil, realizando filmes, trabalhos coletivos e participando de várias produções cinematográficas.

Em 2007, lança o projeto P.A.F. - Perfuração por Arma a Fogo -, cujas fotos são publicadas em revistas francesas e brasileiras. Em 2009, Aude apresenta no Centro Cultural Justiça Federal do Rio, a exposição P.A.F. - Perfuração por Arma a Fogo -, instalação multi-mídia que mixa fotografias, textos, som e vídeo registrados durante os velórios das vítimas.

Pour en savoir + : www.estradafilm.blogspot.com

Pour en savoir + : www.festivaldorio.com.br

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30.09.10

Des fleurs contre le pétrole : exposition collective en solidarité avec les Kichwa

Pendant le mois d’octobre à Paris – Vernissage le 5

La Mairie du 2e arrondissement de Paris ouvre son espace, en solidarité avec les Kichwa de Sarayaku et en écho avec leur combat pacifique pour la préservation de la biodiversité des forêts, celle des peuples et des cultures.

La Maison du peuple du 2e arrondissement va symboliquement  « battre au cœur de l’Amazonie ». Elle offre son hall majestueux, ses murs, ses galeries, ses salons et sa magnifique cour aux artistes du collectif qui dédient leur œuvre à un arbre de la Frontière de Vie matérialisant et préfigurant ainsi le « Chemin de fleurs », ce chemin d’arbres fleuris de la Frontière de Vie, plantés par les Sarayaku pour délimiter leur territoire.

Des scénographes-paysagistes d’expérience mettent en valeur le ton commun aux multiples expressions artistiques du collectif. Chaque création est un écho à la démarche des Sarayaku. Chaque artiste devient lui aussi un veilleur de biodiversité.

Peintres, sculpteurs, maîtres verriers, céramistes, mais aussi photographes, plasticiens, performeurs, vidéastes, etc., jouent avec les facettes de la créativité, tous les règnes, tous les éléments, mais aussi les techniques contemporaines, pour exprimer la pluralité du monde et l’impérieuse nécessité de la respecter.

Du diptyque gigantesque d’où s’élancent des arbres entrelacés, aux voiles chatoyant de cercles colorés, la palette des couleurs évoque les canopées fleuries des arbres de la Frontière de Vie. La gamme des dimensions des œuvres nous renvoie aux strates forestières ; celle des formes d’expression et des matériaux nous rappelle la diversité du vivant qui va du plus petit insecte à l’arbre Géant de la forêt...

L’artiste peintre brésilien Sérgio Bello a fait donation de la toile O Grito do povo Kichwa de Sarayaku afin que le bénéfice de sa vente soit reversé aux Kichwa.

Pour en savoir + : www.frontieredevie.net

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©Sérgio Bello

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26.09.10

29ª Bienal de São Paulo : é impossível separar a arte da política

 

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25 setembro - 12 dezembro 2010

A 29ª Bienal de São Paulo está ancorada na ideia de que é impossível separar a arte da política. Essa impossibilidade se expressa no fato de que a arte, por meios que lhes são próprios, é capaz de interromper as coordenadas sensoriais com que entendemos e habitamos o mundo, inserindo nele temas e atitudes que ali não cabiam e tornando-o, assim, diferente e mais largo.

A eleição desse princípio organizador do projeto curatorial se justifica por duas principais razões. Em primeiro lugar, por viver-se em um mundo de conflitos diversos, onde paradigmas de sociabilidade são o tempo inteiro questionados, e no qual a arte se afirma como meio privilegiado de apreensão e simultânea reinvenção da realidade. Em segundo lugar, por ter sido tão extenso esse movimento de aproximação entre arte e política nas duas últimas décadas, se faz necessário, novamente, destacar a singularidade da primeira em relação à segunda, por vezes confundidas ao ponto da indistinção.

É nesse sentido que o título dado à exposição, “Há sempre um copo de mar para um homem navegar" – verso do poeta Jorge de Lima tomado emprestado de sua obra maior, Invenção de Orfeu (1952) –, sintetiza o que se busca com a próxima edição da Bienal de São Paulo: afirmar que a dimensão utópica da arte está contida nela mesma, e não no que está fora ou além dela. É nesse “copo de mar” – ou nesse infinito próximo que os artistas teimam em produzir – que, de fato, está a potência de seguir adiante, a despeito de tudo o mais; a potência de seguir adiante, como diz o poeta, “mesmo sem naus e sem rumos / mesmo sem vagas e areias”.

Por ser um espaço de reverberação desse compromisso em muitas de suas formas, a mostra vai pôr seus visitantes em contato com maneiras de pensar e habitar o mundo para além dos consensos que o organizam e que o tornam ainda lugar pequeno, onde nem tudo ou todos cabem. Vai pôr seus visitantes em contato com a política da arte.

A 29ª Bienal de São Paulo pretende ser, assim, simultaneamente, uma celebração do fazer artístico e uma afirmação de sua responsabilidade perante a vida; momento de desconcerto dos sentidos e, ao mesmo tempo, de geração de conhecimento que não se encontra em nenhuma outra parte. Pretende, por tudo isso, envolver o público na experiência sensível que a trama das obras expostas promove, e também na capacidade destas de refletir criticamente o mundo em que estão inscritas. Enfim, oferecer exemplos de como a arte tece, entranhada nela mesma, uma política.

 

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Exposition Soeiro Pereira Gomes, sur le chemin de la liberté

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Organisée par Casa Amadis et le Musée du Néoréalisme (Vila Franca de Xira, Portugal) 
Inauguration le 7 octobre à 18h30 - en présence d'une délégation de Vila Franca de Xira, Portugal et de Mme Conceição Pilar, Consul Général du Portugal à Marseille - suivie d'une conférence "Néoréalisme : regards croisés Portugal, Brésil, Italie".
Exposition du 4 au 15 octobre - Espace Jacques I d'Aragon, Montpellier

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Aurélie et Verioca en concert à Montpellier

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Centenaire de la République laïque portugaise à Montpellier

À l'occasion du centenaire de la République laïque portugaise, Casa Amadis organise une exposition réalisée par le Musée d'Alhandra (Portugal).

Un siècle après le 5 octobre, on se souvient de la Première République surtout à cause de la révolution politique à son origine. Cependant, la République et le républicanisme, ont été, avant tout, un mouvement culturel régénérateur qui, en plus de mettre fin au régime monarchique, se battait pour la démocratisation de la société portugaise, pour la laïcisation des institutions et des consciences et pour la modernisation économique et sociale du Portugal.

Du 4 au 8 octobre 2010

Inauguration le 5 octobre à 18h30 - Maison des Relations Internationales - Montpellier

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22.09.10

Festival Fest’afilm : adiada data da chamada para concorrentes

Até dia 1° de outubro

O FEST'AFILM, promovido pela Associação Casa Amadis, é um festival dirigido aos lusófonos e aos francófonos, videastas e cineastas. Seu objetivo é criar uma sinergia entre a lusofonia e a francofonia e promover os diversos aspectos da cultura lusófona na França.

O FEST'AFILM, Festival Amadis de Curtas, que acontecerá dias  3, 4 e 5 de dezembro 2010, em Montpellier, lança as inscrições para os cineastas que desejam participar da próxima edição do festival. Podem concorrer filmes de 5 a 12 minutos. Pode tratar-se de filmes de todos os géneros, assim como os experimentais, de ficção, de animação, etc.

Os filmes concorrentes devem ser compreensíveis pelo público francês e pelo júri, caso contrário, uma legendagem pode ser necessária. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser solicitados através do seguinte contato :  festafilm.lusophonie@gmail.com

La 3ème édition du Fest'Afilm, aura lieu du 3 au 5 décembre  au Centre Rabelais à Montpellier. Les films qui seront en compétition doivent avoir 5 à 12 minutes. Si vous désirez y participer, vous avez jusqu'au 1er octobre pour nous faire parvenir vos films.
Vous pouvez nous contacter par e-mail : festafilm@gmail.com ou festafilm.francophonie@gmail.com 
Nous vous enverrons le règlement du festival et la fiche d'inscription.

Brasilidade, partenaire du Fest'Afilm 2010

 

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20.09.10

Néoconcrétisme brésilien est à l’affiche d’une exposition à Berlin

 

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Jusqu’au 7 novembre - Akademie der Künste - Berlin

Une grande exposition ramène à Berlin une rétrospective néo concrète dans l'art brésilien, style créé au Brésil à la fin des années 50. Durant cette période, le pays vivait dans un climat de grand changement et d'explosion créative ; la nouvelle capitale, Brasília, sortait du papier et la bossa nova faisait entendre ses premiers accords.

Sous le titre Le Désir de la forme, l'exposition à l'Akademie der Künste de Berlin ne montre pas seulement les éléments qui représentent le mouvement dans les arts plastiques, mais tente de dépeindre le climat de ce moment unique de la société et de l’art brésiliens, avec des exemples dans le domaine de l'architecture, du cinéma, de la photographie. Environ 180 pièces, y compris les sculptures, peintures, dessins, photographies et films, y sont exposées à l’Académie dans un espace de 2000 m2.

En rentrant dans l’exposition, le visiteur sera reçu par le Relevo espacial, d’Hélio Oiticica, icône du néoconcrétisme  et l’un des plus importants artistes brésiliens du siècle passé. D’autres noms sont à l’affiche de l’exposition : Lygia Clark, Ivan Serpa, Amílcar de Castro et Willys de Castro, ainsi que le poète Ferreira Gullar.

Dans le domaine de l’architecture et du paysagisme, l’événement expose les travaux de Roberto Burle Marx,  Lúcio Costa et Oscar Niemeyer.

Le Désir de la forme  expose aussi les œuvres d’artistes brésiliens actuels qui s’inspirent du courant du néoconcrétisme. Les travaux de Waltercio Caldas, Iole de Freitas, Carlos Bevilacqua, Carla Guagliardi, Cao Guimarães et Pablo Lobato démontrent que le désir de la forme demeure toujours vivant.

Source :  Deutsche Welle

 

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17.09.10

Especial eleições 2010 : o Brasil visto pelos vizinhos andinos

O futuro governo do Brasil deve ser mais ativo no Cone Sul e promover uma maior integração com seus vizinhos para fortalecer sua influência. Entre as questões que devem ser priorizadas pelo país na relação com os vizinhos, está o fortalecimento das instituições regionais como o Mercosul (Mercado Comum do Cone Sul) e a Unasul (União de Nações Sul-Americanas).

Analistas de países andinos acreditam que o governo brasileiro, buscando estabelecer uma posição de liderança na região, não conseguiu reduzir um desequilíbrio, especialmente comercial, que existe entre o próprio Brasil e esses países.

A cobrança dos países andinos é que não foi colocada em prática a proposta de substituição competitiva de importações, que consistiria em incrementar a industrialização dos países da região com o apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Caso essa proposta fosse implementada, o Brasil deixaria de comprar de outros países aqueles produtos que poderia importar dos vizinhos.

O Brasil quer ser líder, mas não quer pagar os custos dessa liderança

Projetos de infraestrutura que poderiam ter aproximado mais o Brasil dos países andinos também acabaram ficando no papel nos últimos anos. Um deles previa a abertura de um corredor rodofluvial entre Manaus e o porto equatoriano de Manta.

O projeto foi afetado pelo distanciamento entre os governos de Lula e do equatoriano Rafael Correa após uma crise entre o Equador e a construtora Odebrecht em 2009. A empresa brasileira foi acusada de falhas na construção de uma usina hidrelétrica no país andino.

A expectativa dos equatorianos é que o projeto do corredor fluvial seja retomado durante o mandato do próximo presidente brasileiro.

Os analistas também acreditam que, apesar do avanço político das relações políticas entre Brasil e a região andina, o Brasil falhou em projetos de cooperação para estabelecer um maior controle das fronteiras.

"Se há política ineficiente por parte do Brasil é a fronteiriça. Não houve cooperação na proteção da fronteira, e isso deve ser trabalhado pelo próximo governo", afirmou o analista Carlos Romero.

Outro teste será o de consolidar "alianças energéticas", em especial com a Venezuela, principal produtor de petróleo da América do Sul, e a Bolívia, que possui a maior reserva de gás.

Expectativas com relação ao novo governo

Guillermo Holzmann, professor de ciências políticas da Universidade do Chile : « Acredito que o Brasil manterá uma posição de presença permanente na região e orientada à sua projeção mundial. O Brasil não pode descuidar da região e não pode ser líder só na região .O Brasil tem hoje forte peso no cenário mundial, e os demais países da região tendem a acompanhá-lo ».

Miguel Senra, professor de sociologia da Universidade da República, de Montevidéu, Uruguai :

« Acredito que por questões estratégicas, seja qual for o governo eleito, haverá uma intensificação da integração regional, e o Brasil sera o lider da América Latina. O papel do Brasil no Mercosul é muito importante, especialmente para os países pequenos do bloco (Uruguai e Paraguai)».

Beatriz González Bosi, professora de história da Universidade Católica de Assunção, Paraguai :

« Espero que o Mercosul ganhe importância e funcione com o novo governo brasileiro. O Paraguai é um país com muitos problemas, e o Mercosul é uma ponte fundamental para seu desenvolvimento. Mas, para isso, precisa ser mais ativo e dar maior atenção aos sócios menores ».

Eduardo Fidanza e Rosendo Fraga, consultores e analistas, Argentina :

« A relação bilateral entre Brasil e Argentina é a mais “direta” no Cone Sul. O caminho para estreitar ainda mais essa relação é superar as questões pontuais na área comercial ».

« O Brasil é o único país da América Latina com vocação para ator global. O papel do Brasil no Mercosul é muito importante, especialmente para os países pequenos do bloco ».

Eduardo Paz Rada, professor da Universidade Mayor de San Andrés, Bolivia : 

« O interesse de todos é que o Brasil possa ser uma barreira capaz de frear as imposições europeias e dos Estados Unidos em acordos comerciais com a região e que ao mesmo tempo colabore com o desenvolvimento dos vizinhos ».

Socorro Ramírez, professora do Instituto de Estudos Políticos e Relações Internacionais da Universidade Nacional da Colômbia :

« O novo governo terá que aceitar negociar com os vizinhos os quais não podem ser tratados como qualquer multinacional ou país industrializado ».

Javier Biardeau, professor da Universidade Central da Venezuela :

« As desigualdades também podem ser minimizadas em um fundo de compensação que chegou a ser discutido pela Unasul (União de Nações Sul-Americanas), porém não foi desenvolvido. Este fundo deve permitir aos países mais frágeis em termos de capacidade produtiva ter acesso a projetos de desenvolvimento com créditos a juros mais baixos ».

Source : BBC Brasil

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16.09.10

Le Brésil est désormais le cinquième plus grand producteur de vins de l’hémisphère sud

Avec une production estimée en 3.2 millions d’hectolitres, le Brésil est devancé par l’Argentine (14.8 millions d’hectolitres), l’Australie (10.3 millions), l’Afrique du Sud (8.9 millions) et le Chili (8.4 millions).

Selon les données de l’Organisation internationale de vins, la production de vins au Brésil aura une forte croissance dans les prochaines années.

La chaîne de production des raisins et des vins a grandi et a poussé le développement du secteur depuis l’arrivée des immigrants dans le pays. Depuis 1964, il y a eu un bon significatif de la qualité industrielle avec la mise en place des multinationales dans la région sud du pays. Pendant les années 70, l’industrie vinicole s’est beaucoup développée dans la région près de la frontière avec l’Uruguay et dans le nord-est semi-aride, notamment dans la vallée du fleuve São Francisco, entre les états de Pernambouc et Bahia.

Régions productrices

Serra Gaúcha

Marquée par la viticulture familiale et les petites exploitations, représente la plus grande région avec plus de 8.000 hectares
• Est responsable par environ 90% de la production brésilienne de vin • Située dans le parallèle 29° avec une température moyenne entre 12°C (hiver) et 22°C (été).

Campanha et Serra do Sudeste

• Plaines et collines à la frontière du sud du Brésil, parallèle 310°
• Température moyenne entre 12°C (hiver) et 24°C (été), climat modéré avec des été secs
• Surface :  2.400 hectares.

São Joaquim et Vale Rio Peixe

Altitude entre 900m et 1.400m • Température moyenne baisse (hiver 9.4 °C, été 21.7 °C)
• Les basses températures affectent la saison des récoltes, qui se produit plus tard, entre mars et avril.

Vale do São Francisco


• Plus grand vignoble tropical du monde • Latitude 9° sud • Plaines avec climat très sec.  La culture de la vigne n'est possible que grâce à l'irrigation
• Températures moyennes entre 20° C (hiver) et 31° C (été). • Deux récoltes par an.


Style du vin brésilien

Vins frais et fruités
• Teneur d’alcool modérée • L'irrigation n'est pas nécessaire (sauf dans la vallée du São Francisco) • Diversité : la culture de la vigne est présente dans 9 états différents et 1.162 vignobles • Petites exploitations (environ 2 hectares par famille) • Récolte manuelle • Les technologies modernes sont appliquées dans le processus de la viticulture et la vinification.

Source : Ibravin

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