Canalblog
Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité

Brasilidade - notícias com um toque brasileiro

10 mars 2015

Brésil : la littérature brésilienne est à l'affiche à la Médiathèque d'Yerres

Tract Yerres

Publicité
Publicité
10 mars 2015

Art Fresque Povera présente Insolite, exposition collective avec 14 artistes

Jusqu'au 30 avril

Vernissage le 13 mars

Galerie Art Fresque Povera

6, Boulevard Ernest François - Sommières

Pour les mois de mars et avril la galerie Art Fresque Povera à Sommières vous propose l'exposition "Insolite" qui présente les oeuvres de 14 artistes.

unnamed

3 mars 2015

Brasil : um país contaminado pelo vírus da corrupção patinando no cenário da crise global

Nessa entrevista o professor de economia Lauro Mattei comenta e analisa o atual quadro econômico brasileiro : entre altos e baixos, círculos, cruzamentos e outras figuras de estilo, o Brasil tenta, com algumas piruetas, acompanhar a dança da economia mundial.

Brasilidade : Lauro, o Brasil parece abraçar a austeridade em um momento em que, fora do país, políticas dessa linha são colocadas em xeque. Você acha que este é o caminho certo para o crescimento do Brasil ?

Lauro Mattei : A resposta a essa questão precisa ser delimitada diante do cenário de crise que a economia global ainda encontra-se envolvida. Entre 2009 e 2010, o Brasil aparentemente mostrava ter superado os principais obstáculos dessa crise. E isto ficou comprovado pelo expressivo crescimento do PIB, especialmente em 2010, quando as principais economias mundiais patinavam, ou até mesmo apresentavam resultados negativos. Todavia, esse cenário otimista não se mostrou consistente e logo em seguida, de 2011 em diante, o país começou a patinar e os dados passaram a se tornar inexpressivos e até mesmo preocupantes, especialmente em 2013 e 2014, quando as taxas de crescimento do PIB ficaram bem abaixo do projetado. Assim, o Brasil, a principal economia do continente latino-americano, apresentou um dos seus piores desempenhos.

Esse cenário obviamente introduziu a incerteza, potencializada pelo processo político de sucessão presidencial que ocorreu no final de 2014, acarretando problemas nas contas públicas, crescimento da inflação, déficit na balança comercial, etc. Esses indicadores obrigam qualquer gestor público, independentemente dos partidos políticos que estiverem à frente do Governo, a tomar medidas visando reverter esse quadro. É dentro desta lógica que devem ser analisadas as medidas de austeridade adotadas pelo Governo Dilma (II).

É natural que num primeiro momento essas medidas produzam efeitos negativos sobre o conjunto da economia, especialmente retardando investimentos e estimulando ganhos não produtivos nos mercados financeiros. Mas é a opção necessária para retomar-se o crescimento econômico nos próximos períodos com bases mais sólidas e com as contas públicas mais bem ajustadas. Infelizmente o timing econômico do Brasil - num cenário econômico global que se mantém incerto - é esse, e as principais ações de política econômica adotadas até o presente momento vão na direção correta, mesmo que provoquem a curtíssimo prazo efeitos negativos sobre a taxa de crescimento do PIB, que em 2015 dificilmente será positiva. Mas isso não quer dizer que a economia do país, em seu conjunto, encontra-se numa situação recessiva.

Brasilidade : Mas o fato é que o governo já esgotou suas ferramentas para tentar impulsionar a economia e agora não tem alternativas diante da necessidade de segurar a inflação. Como colocar as contas em dia ?

Lauro Mattei : Penso que parte dessa pergunta já foi respondida anteriormente. Gostaria de acrescentar que, de fato, todos os mecanismos de política econômica adotados nos últimos 3 anos produziram poucos efeitos. E o desempenho do PIB brasileiro confirma isso. Todavia, não devemos esquecer que diante do cenário global adverso, os resultados não foram tão ruins, se compararmos com outras economias centrais, como a do Japão, da França, da Espanha, da Itália, do Portugal, etc.

Acontece que a principal estratégia brasileira de enfrentamento da crise foi o estímulo do crescimento econômico via expansão da demanda interna. Todos sabemos que essa estratégia tem limites, sendo que o mais visível de todos é o grau de endividamento das famílias. Com crédito farto e barato disponibilizado pelos bancos públicos, com salários com ganhos reais e com uma inflação relativamente estável, foi possível manter a economia em funcionamento, mesmo que a taxas baixas via expansão do consumo doméstico.

Porém, os anos de 2013 e 2014 mostraram os limites dessa estratégia. Quando esse sinal ficou mais evidente, os investimentos econômicos no país começaram a se reduzir. Isso está comprovado quando se observa uma redução considerável da taxa global de investimentos dos últimos anos em relação ao PIB do país. Mesmo não sendo muito elevado - sempre se manteve abaixo dos 20% do PIB - nos últimos dois anos apresentou tendência de queda.

Esse é um sinal muito negativo para os investidores, sejam eles internos ou externos. É justamente esse clima que tomou conta da economia brasileira em 2014, situação que foi potencializada pela disputa política e agravada pelos escândalos de corrupção.

Brasilidade : A revista britânica The Economist afirmou que a nomeação da nova equipe econômica do Brasil é positiva para o país, mas sinalizou uma "fraqueza" da presidente Dilma Rousseff. O que você acha da dupla Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento) ?

Lauro Mattei : Eu não diria - como o The Economist - que foi um sinal de fraqueza, mas sim uma ducha de realidade. Explico: depois de passar todo primeiro mandato (2011-2014) acreditando que as políticas de sua equipe econômica estavam corretas, a presidente eleita percebeu que alguma coisa estava errada. Em economia não há milagres: ou se tomam as medidas adequadas, ou o barco afunda. E o barco econômico brasileiro estava afundando, por mais que se acreditasse na estratégia de crescimento via expansão da demanda interna.

A realidade mostrou os limites dessa estratégia. Em uma sociedade tão desigual como a brasileira esses limites foram bem mais expressivos, obrigando o governo - seja qual for - a seguir os ensinamentos econômicos.

Sobre a nova equipe econômica, espero que eles saibam dosar duas coisas : fazer os ajustes necessários, mas também estimular a retomada do crescimento econômico em patamares compatíveis com a importância da economia brasileira no cenário global. Isso fundamentalmente significa que é necessário adotar mecanismos de estímulos aos investimentos produtivos, especialmente nos setores agropecuário e industrial, onde o Brasil mantém razoável taxa de participação no mercado mundial. Os primeiros passos foram dados, mas ainda há muito a ser feito. 

Brasilidade : Diante dos inúmeros escandalos políticos e financeiros que deterioraram a imagem e a credibilidade do Brasil, que dicas econômicas você daria ao governo para retomar a confiança dos brasileiros, do mercado e dos investidores ?

Lauro Mattei : Veja bem, a corrupção faz parte da política brasileira desde os primórdios da fundação do país. Todavia, nos últimos tempos, especialmente no período pós democratização (1985 em diante) ela assumiu níveis inaceitáveis. Atualmente ela desencadeou algo muito preocupante que é seu total enraizamento nas diversas esferas governamentais. Com isso, o público e o privado estão cada vez mais embricados em interesses escusos.

Assim, entendo que só há um caminho: a luta implacável contra os corruptos, sejam eles políticos, empresários ou mesmo funcionários públicos. Não é mais possível tolerar essa situação, uma vez que foi aceitando pequenos delitos como normais que se chegou onde nos encontramos hoje. Mas minha receita tem poucas chances, infelizmente, de se tornar realidade, uma vez que o próprio sistema judiciário também já foi contaminado pelo vírus da corrupção, por mais que se tenha um juiz aqui e outro acolá querendo fazer a verdadeira justiça.

A sociedade brasileira, penso eu, ainda não está preparada para fazer esta luta, que é árdua e longa. Escândalos são noticiados todo dia, inclusive por meios de comunicação tão corruptos quanto aqueles que eles denunciam.

Enfim, este é o Brasil. Oxalá um dia possamos viver em uma nação cujo fundamento não seja a "Lei do Gerson".

lm

Lauro Mattei, economista formado pela Universidade de Campinas e de Oxford (Inglaterra). Atualmente trabalha como professor nos cursos de Graduação em Ciências Econômicas e no Programa de Pós-Graduação de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua também na área de economia, priorizando os seguintes temas: desenvolvimento econômico, desenvolvimento rural e territorial, economia brasileira e regional, economia do trabalho e políticas públicas de erradicação da pobreza e da exclusão social.

2 mars 2015

CINELATINO : 27è Rencontres de Toulouse 
- l’Amérique latine ne manque pas de nouvelles luttes

Du 19 au 29 mars

Cette année également à PARIS et à AUBERVILLIERS !
les 18, 19, 23 et 29 mars

Frappées par la crise économique mondiale depuis deux ou trois ans, les expériences politiques latino-américaines, qui avaient donné des espoirs à tous les peuples du monde, sont aujourd’hui mises en question : l’Amérique latine ne manque pas de nouvelles luttes.

En commun, mémoire et justice dans ce continent de migrations si continûment ravagé par les brutalités. Mais les Amériques latines sont aussi, encore et toujours, des terres d’exploration et d’inventivité sociale, culturelle et politique.

À la recherche de l’inédit mais surtout de la phosphorescence, de ce qui peut subjuguer tout en donnant l’occasion de penser, l’équipe de sélection des films documentaires de l’ARCALT a choisi 21 longs-métrages – dont 7 pour la compétition – et 6 courts, afin de vous immerger dans les représentations du réel des mondes latino-américains.

Programmation complète : www.cinelatino.com.fr

cinelatino2015-web

25 février 2015

Brésil : Tropiques Utopiques, nouvelle exposition de l'artiste brésilien Mauricio Oliveira

Peintures & Installations

Du 28 février au 22 mars 2015

Vernissage vendredi 27 février à 18h30

Chapelle des Capucins – Aigues Mortes

Né dans la mystique et ensoleillée ville de Salvador de Bahia au Brésil, Mauricio Oliveira est un peintre figuratif et coloriste. Depuis 2011, Mauricio vit et travaille dans le sud de la France.

Au travers ses peintures et ses installations, Mauricio Oliveira propose une vision contrastée de la société brésilienne et plus largement de la société globalisée. Au jeu de l’observateur observé, Mauricio répond : « Je veux détruire le regard de l’autre pour créer un autre regard. Ce nouveau regard, c’est la rencontre de l’univers du spectateur et du mien. »

Decadanse 108x86

La cadence de la Samba

Publicité
Publicité
18 février 2015

Cinéma : Festafilm présente Tence Mena, dans le cœur des femmes

Le 7 mars à 15H30

Maison pour Tous Melina Mercuri à Montpellier

Entrée libre

Réservation conseillée au 04 99 92 23 80

"Tence Mena, dans le coeur des femmes", réalisé à Madagascar en 2012.

Il dresse le portrait intime d'une chanteuse à succès – Tence Mena - tout en montrant une image positive et empreinte d'espoir de ce pays.

Au-delà de lʼitinéraire et du quotidien de lʼartiste - qui rêve de conquérir le monde avec la musique malgache - ce film sʼattache à montrer lʼimpact que Tence Mena peut avoir sur la vie des Malgaches, et notamment des femmes.

Sur scène, comme un cri de ralliement, presque un cri de guerre, poing levé dans ses habits militaires, elle leur lance : « Samy Mahery », « nous sommes tous égaux ».

Tence Mena Melina

18 février 2015

Brésil : POL'ART nouvelle exposition de l'artiste brésilienne Lucia Mamos-Moreaux

Du 21 février au 21 mars 2015

Avec Lucia Mamos-Moreaux. Exposition collective sur l'univers du polar organisée par la Ville de Versailles.

"Inspirée par les romans policiers et les événements tragiques du quotidien diffusés par les médias, j'ai voulu créer un œil artistique occulte prenant en flagrant délit les mouvements humains les plus déprimants." Lucia Mamos-Moreaux

Horaires: Mardi et jeudi : 14 h - 19 h

Mercredi et samedi : 10 h - 18 h

Vendredi 14 h - 18 h

Fermeture dimanche, lundi et jours fériés

Bibliothèque Municipal de Versailles

5 rue de l’Indépendance Américaine

78000 VERSAILLES

 

LuciaMamos-Moreaux-Tentative de Meurtre

 

LuciaMamos-Moreaux-Crime au Couteau

 

LuciaMamos-Moreaux-Crime à la Hache

 

LuciaMamos-Moreaux Meurt sur l'asphalte

 

LuciaMamos-Moreaux Le baiser sur l'asphalte

 

5 février 2015

Festival de Berlin : douze films brésiliens sont présents à la Berlinale 2015

Parmi les courts et les longs de la 65è édition du festival, une douzène de films brésiliens sont éparpillés dans les diverses sections de la Berlinale 2015.

A la Une :

Mar de fogo de Joel Pizzini

Que horas ela volta d'Anna Muylaert (qui vient de recevoir le Prix Spécial du Juri pour les actrices Regina Casé et Camila Mardila au festival de Sundance)

Sangue Azul de Lirio Ferreira

Ausencia de Chico Teixeira

Jia Zhang-Ke um homem de Fenyang de Walter Salles

Brasil S/A de Marcelo Pedroso

Beira Mar de Filipe Matzembacher et Marcio Reolon

Le court Escape from my eyes de Felipe Bragança participe du Forum Expanded.

2015_0016

31 janvier 2015

Spectacle Cie Ophelia Théâtre : Le soleil juste après

Du 6 au 14 février 2015

Danse – Théâtre – Musique – Cirque – Chant

Avec 11 artistes du Brésil, du Maroc et du Togo

Ecriture et mise en scène : Laurent Poncelet

« La création ébranle, décape et ne laisse personne indemne : c’est une véritable claque. Les spectateurs disent en ressortir sonnés, secoués, bouleversés. Face à une urgence qui prend à la gorge et désarçonne, et à la force poétique qui en jaillit. C’est du feu. Le thème : la jeunesse, celle des périphéries du monde, avec ses colères, ses peurs, ses rêves. Et son énergie de vie. Avec comme armes les corps, les corps qui luttent et qui dansent, qui se jettent et défient le vide, jusqu’au bout, jusqu’à l’épuisement. Jusqu’à la transe. Emportés par ce qui brûle en eux. Ils dansent, dans un rythme effréné, dans un tourbillon de sonorités et de langues, ils dansent, soulevés par les percussions et chants gnawa, mina ou brésiliens. C’est un cri et un hymne à la vie aux frontières floues entre musique, danse, théâtre et cirque. Un spectacle total avec des mots comme des uppercuts. »

La Parole Errante – Montreuil

TARIFS : 

15 euros / 12 euros (groupes) / 7 euros (chômeurs, minima sociaux, étudiants)

Tout public à partir de 10 ans

RESERVATIONS :

par téléphone 07 83 08 91 32 ou par mail reservation.opheliatheatre@gmail.com

Pour en savoir + : www.opheliatheatre.fr

bandeau soleil 4 réduit

14 janvier 2015

Festafilm : festival du film lusophone et francophone débarque à Paris

Festafilm à Paris 2è édition

du 23 au 25 janvier 2015

Maison du Brésil - Cité Universitaire 

7 L Boulevard Jourdan 75014 Paris

01 58 10 23 00

Entrée libre

Unique en son genre, le festival dédié au cinéma des pays lusophones et francophones, débarque à Paris pour le week-end du 23 janvier. Dans les bagages, plus de 80 films inédits et hors circuit entre longs-métrages, documentaires et courts- métrages réalisés par divers pays : Brésil, Portugal, Angola, Guiné-Bissau, França, Belgique et Luxembourg.

Un aperçu du programme :

Le vendredi 23 à partir de 18 heures une sélection de films primés lors de la 6è édition

Pintas Freckles, de Marcus Vinícius VASCONCELOS, São Paulo - Brésil

PRIX MEILLEUR FILM D'ANIMATION

Le petit blond avec un mouton blanc, d'Eloi HENRIOD, Paris - France

PRIX PUBLIC MEILLEUR FILM D'ANIMATION

Je veille sur vous, d'Elodie FIABANE, Soisy-sous Montmorency - France

PRIX MEILLEUR SCENARIO

UHT, de Guillaume SENEZ, La Hulpe - Belgique

PRIX CARAVELA

Argile, de Michäel GUERRAZ, Paris - France

PRIX MEILLEURE PHOTOGRAPHIE

O film do filme d'André DIB, São Paulo - Brésil

PRIX MEILLEUR MONTAGE

La voix de Kate Moss, de Margaux BONHOMME, Paris - France

PRIX SPECIAL DU JURY

Bué Sabi, de Patricia Vidal Delgado, Portugal

PRIX CAMÕES MEILLEUR COURT-MÉTRAGE LUSOPHONE

21:30 Regards du Monde Brésil 1 - Documentaire

Samba Lumière - Documentaire de Pedro ADIB

Samedi 24 : sélection de courts-métrages et de documentaires de l'édition 2014

17:00 Panorama Courts-métrages portugais

18:00 Regards du monde Portugal 1

Les mauvais rêves de monsieur Antunes de Maria PINTO - Rouen - France

19:00 Panorama Courts-métrages brésiliens

20:45 Regards du Monde Portugal 2

Dimanche 25 : sélection de courts-métrages et de documentaires

17:00 Panorama Courts-métrages France / Portugal

18:30 Regards du monde Brésil 2 - Mostra Curta-Se / Brésil

Cidade de Deus 10 anos depois de Cavi BORGES / Luciano VIDIGAL - Brésil

20:00 Regards du monde Portugal 3

A sétima vida de Gualdino de Filipe ARAUJO - Lisbonne - Portugal

Programmation complète sur : www.festafilm.fr

 

unnamed

 

Affiches Os mininos

 

O fim do filme

 

affiche

 

Publicité
Publicité
Publicité