Canalblog
Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité

Brasilidade - notícias com um toque brasileiro

24 avril 2023

Em cartaz no IMS : Papel, tinta e chumbo

A Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista apresenta a exposição Papel, tinta e chumbo que reúne fotolivros sobre as ditaduras militares da América do Sul entre os anos 1960 e 1980, mostrando como fotógrafos e artistas documentaram os acontecimentos ou os rememoraram depois, muitas vezes usando álbuns de família e arquivos públicos.

papel tinta chumbo

 

Imagem : IMS

Publicité
Publicité
24 avril 2023

Em cartaz na Galeria Movimento : Não é Mole de Marcos Roberto

Na obra “Não é Mole”, o artista satiriza, usando placas de trânsito, a famosa poltrona “Mole”, desenvolvida pelo designer Sergio Rodrigues. Nela, o artista Marcos Roberto agrega os elementos da vivência das ruas de São Paulo com o item de luxo sob a frase “Não é Mole” para produzir sensações contrastantes, sintetizando impressões produzidas por objetos de arte, que comumente ocupam espaços de luxo mesmo tratando de temas como a pobreza e a miséria. Com uma obra extremamente crítica, somos atraídos por uma beleza contraditória pela sua qualidade, que ao mesmo tempo assume um caráter de denúncia e uma experiência do belo.

Não é mole, 2021

 

Imagem : Não é Mole de Marcos Roberto 

10 avril 2023

Festival de Cinema Peruano de Paris : 14a edição aposta na diversidade

De 12 até 18 de abril – em Paris, França

Com o objetivo de apresentar ao publico francês este cinema ainda pouco conhecido, a 14a edição do Festival de Cinema Peruano, organizado pela Associação Pérou Pacha, conta com a participação de 6 longas e 8 curtas metragens em competição assim como 7 documentários.

cinema peruano 23

10 avril 2023

Leitura: Um circo passa de Patrick Modiano

Ed. Carambaia

Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2014, autor de mais de quarenta livros, Patrick Modiano é um dos principais autores em língua francesa da atualidade.

O romance Um circo passa apresenta uma narrativa tensa, formada através de uma pequena rede pessoas desconhecidas que gradativamente se conectam, sem compreender as razões que as motivam.  

Nesse cenário difuso em que o trauma da Segunda Guerra ainda caminha pela França, abrem-se discussões sobre temas como a memória, a dúvida e o esquecimento. Para além disso, o romance também trabalha o cenário de luzes e sombras de Paris, suas ruas e avenidas, jardins e monumentos, apartamentos, cafés, casas noturnas.  

unnamed

10 avril 2023

Cinema latino americano: Primeira edição du Festival de cinema latino americano de Paris

De 11 até 16 de abril

Em parceria com seis salas de cinema independentes franceses – Paris, França

A primeira edição du Festival apresenta uma seleção de 16 filmes latino-americanos (8 em competição), que serão a ocasião de trocas e descobertas na companhia de diretores, produtores e distribuidores, mas também de universitários, estudantes e o grande público, em torno da criação do cinema de arte na América latina.

Clap23

 

Publicité
Publicité
10 avril 2023

Pinturas : Marcio Gobbi inaugura Escritório de Arte com mostra de Arte Popular

Até 13 de maio

Pintura e Festividade Popular apresenta 15 pinturas de artistas autodidatas brasileiros que registram comemorações e festas, religiosas e populares, no país. 

Pintura e Festividade Popular destaca a Arte Popular, uma representação artística formada por manifestações do que cria e consome o povo. Sem educação formal em artes plásticas, os artistas desenvolvem técnicas e habilidades a partir de tradições locais, por vezes transmitidas através das gerações, com características marcantes de ingenuidade e espontaneidade.

Marcio Gobbi Escritório de Arte

Rua dos Ingleses, 165 – Bela Vista, SP

_Maria Auxiliadora

Jose Antonio da Silva

 

Marcio Gobbi Escritório de Arte

10 avril 2023

Em destaque : Evandro Teixeira, José Bento e Edu Monteiro

No IMS Paulista : Evandro Teixeira Chile 1973

Um dos principais nomes do fotojornalismo brasileiro, Evandro Teixeira (1935) atuou na imprensa por quase seis décadas, sendo 47 anos no Jornal do Brasil. Com suas lentes, registrou os bastidores do poder no país, em especial as manifestações contrárias ao regime militar, além de temas associados ao esporte, à moda e à cultura. Em sua carreira, participou ainda de uma importante cobertura internacional: a do golpe militar no Chile em 1973. No país andino, produziu imagens impactantes do Palácio De La Moneda bombardeado pelos militares, dos prisioneiros políticos no Estádio Nacional em Santiago e do enterro do poeta Pablo Neruda. 

Esta mostra reúne cerca de 160 fotografias em preto e branco, livros, fac-símiles e outros objetos, como máquinas fotográficas. Além dos registros feitos no Chile, a exposição traz imagens produzidas por Evandro durante a ditadura civil-militar brasileira, em um diálogo entre os contextos históricos dos dois países.

evandro teixeira chile 1973

 

Crédito: Evandro Teixeira Chile  1973

Em cartaz na Galeria Millan : Anomalia da solidão, individual de José Bento 

Até 6 de maio

Em Anomalia da Solidão, José Bento apresenta “uma floresta” de suas esculturas de árvores, além de duas grandes instalações. O conjunto de obras em exposição soma mais de seis toneladas de madeira. A relação ética do artista com o meio-ambiente – e as denúncias que faz contra o desmatamento desenfreado – são visíveis pelas autorizações e relatórios de origem das madeiras emitidos pelos órgãos de fiscalização que o artista fez questão de expor ao lado das obras.

Rua Fradique Coutinho, 1430 - SP

230314-Millan-Paulo Pasta-ph Ana Pigosso-010-web

Esculturas na Galeria Movimento : Edu Monteiro | Objetos escultóricos

Até 29 de abril

Edu Monteiro desenvolveu uma série de obras inspiradas nos princípios da luta – força, equilíbrio, tensão e ritmo, entre elas: “Obradança”. A obra reflete uma das principais estratégias utilizadas pelos lutadores para enganar o adversário: a simulação de equilíbrio.

Já as esculturas "Tectônica I" e "Tectônica II" são inspiradas nos movimentos terrestres. Em cadência lenta, quase imperceptível como o crescer das unhas, a Terra dança. Placas tectônicas movimentam-se em diferentes direções e velocidades relativas, controlando a dinâmica e a transformação constante dos continentes.

edu monteiro g movimento

 

Crédito : Edu Monteiro

27 mars 2023

No visor de Brasilidade: Imaginário e símbolos acentrais tornam-se matéria-prima para artistas contemporâneos

NONADA não é aqui - Superfície Matéria | <Densidade Identitária>, é uma mostra coletiva com 25 obras de 18 artistas que reúne elementos importantes como questões identitárias, raciais e sociológicas. De passagem por São Paulo, a galeria carioca pretende agir “ com o intuito de suprir lacunas, promover encontros e descobertas e se distanciar dos rótulos. NONADA é um híbrido que pesquisa, acolhe, expõe e dialoga. Deixa de ser nada e passa a ser essência por acreditar que o mundo precisa de arte… e arte por si só já é lugar”, definem João Paulo, Ludwig, Luiz e Paulo, responsáveis pelo projeto.

Até 2 de abril

Local : Pça da Bandeira, 61 – SP

 

Siwaju_NONADA não é aqui

 

Crédito : NONADA

No MASP : Carmézia Emiliano - a árvore da vida 

São apresentadas 35 pinturas sobre tela, sendo oito delas desenvolvidas especialmente para a mostra, divididas em sete núcleos que abordam temas relacionados à subjetividade da artista e à vida em comunidade, refletindo manifestações culturais macuxis, como a dança do parixara, os jogos e brincadeiras relacionados aos períodos de festas – por exemplo, o de colheita da mandioca –, assim como a vida comunitária, manifesta nas pinturas que representam habitações e espaços em comum. Também se destacam os registros da transmissão de saberes, das redes de apoio entre mulheres e da relação de profundo respeito e cooperação com a natureza.  

Até 11 de junho

carmézia

Carmézia Emiliano, Wazaká – A árvore da vida, 2022
Foto: Rodrigo Guedes da Silva

O MASP também apresenta a mostra MAHKU: Mirações com cerca de 120 pinturas e desenhos que se originam tanto de traduções e registros de cantos, mitos e histórias de sua ancestralidade, como de experiências visuais geradas pelos rituais de nixi pae – que envolvem a ingestão de ayahuasca – denominadas mirações.

Até 4 de junho

iba

Ibã Huni Kuin | Bane Huni Kuin, Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU), Sem título, 2017. Foto: Eduardo Ortega

Na Galeria Zipper : "Orquestra Assinfônica Fotossintética" de Camille Kachani

O artista elegeu cuidadosamente oito instrumentos musicais para trabalhar em seu ateliê, evocando o processo de transformação da natureza. "Orquestra Assinfônica Fotossintética" reúne mais que esculturas, divaga entre cordas, volutas, estandartes e teclas, onde nascem ramos, flores, folhas e indícios da vida animal, preenchendo a galeria com uma filarmônica silenciosa.

Na A Gentil Carioca : Maria Nepomuceno e Valentina Liernur - Condo São Paulo 2023

Condo é uma ação colaborativa entre galerias internacionais. As anfitriãs compartilham seus espaços, recebendo artistas de outras galerias. Nesta edição, A Gentil Carioca, junto à artista Maria Nepomuceno, recebe a galeria Isla Flotante com a artista argentina Valentina Liernur.

Maria apresenta seu novo grupo de trabalhos, Gira. Memórias de um imaginário poético e pessoal tornam-se matéria-prima com a qual a artista acessa as próprias origens, trazendo materiais e símbolos ancestrais como mantras de formas que se repetem e se concretizam nas obras. Elementos como a palha trançada fazem referência à figura do cordão umbilical - um conector de gerações que perpetua o ciclo vital e se materializa em espirais nas criações de Maria. 

Valentina estabelece uma exploração constante das formas com que os materiais podem se apresentar no desenvolvimento das pinturas em sua produção. Alternando entre a abstração e a figuração, e muitas vezes encorajando o surgimento de tensões e deslizes entre esses modos de pintura, Liernur procura manipular e aprimorar a materialidade do suporte escolhido.


Até 20 de maio
Local : Travessa Dona Paula, SP

gentil

Maria Nepomuceno | Gira #1, 2023

Imagem: Pedro Agilson

27 mars 2023

Em cartaz na Galeria Base : Chico da Silva, A Boca do Mundo

Até 15 de abril 

A mostra comemorativa do centenário do artista apresenta cerca de 20 pinturas a guache sobre papel, da década de 1960, período considerado como um dos mais representativos em sua trajetória. Pássaros, dragões, peixes e outras criaturas fazem parte do universo de Chico da Silva desde seus primeiros traços desenhados nas paredes das casas da Praia do Pirambu em Fortaleza.

Os diferentes seres representados pelo artista nesta exposição  chamada A Boca do Mundo são figuras pintadas com bocas abertas que indicam “ a defesa do território, as brigas pelo alimento, a proteção e o acolhimento das crias inseridas em uma cosmologia na qual a figura humana pouco aparece”.

Como disse o próprio artista “minha pintura é a minha própria linguagem. Sobre o sentido da alegria que sinto, ela é grande e, sobre a beleza que vejo no matizado das cores, ela é rica. O que sai do meu coração é rico e bonito; eu é que sou feio e pobre.”

Local: Al. Franca 1030, SP

Chico da Silva_A Boca do Mundo_BASE (13)

Chico da Silva_A Boca do Mundo_BASE (5)

 

Imagens: Chico da Silva , A boca do mundo

20 mars 2023

Anote na agenda : Exposições de março são um mosaico de colagens, pinturas e instalações

 No Instituto Tomie Ohtake : Vânia Mignone - de tudo se faz canção

A mostra retrospectiva apresenta mais de cem obras da produção da artista e aborda suas relações com diferentes suportes e técnicas, trazendo desde a xilogravura, a colagem, estudos para capas de LP, desenhos e pinturas.

vania tomie ohtake

Na Pinacoteca : Haegue Yang e Chico da Silva

Quase coloquial, da artista sul-coreana Haegue Yang apresenta esculturas, instalações, obras em papel, fotografia, vídeo e escrita. Haegue Yang combina e faz referência a elementos diversos, especialmente objetos fabricados industrialmente com itens cotidianos. De varais de roupas a sinos, venezianas a luzes, colagens a textos, a artista, em uma linguagem própria, busca libertar os objetos de sua rigidez e limitação.

Chico da Silva e o ateliê do Pirambu apresenta as composições fabulares do artista cearense que são repletas de monstros mitológicos, animais fantásticos e outros personagens e percorre o legado de um dos primeiros artistas brasileiros de origem indígena a alcançar destaque no cenário nacional e no exterior.

chico

Nas Galerias Vermelho + Leme: Mônica Nador + JAMAC

A Galeria Leme e a Galeria Vermelho apresentam duas exposições simultâneas e complementares de Mônica Nador + JAMAC . O espiritual na arte, de novo , ocupa o Leme, e O político na arte, de novo , ocupa o Vermelho. Ambas as exposições se aproveitam das diferentes arquiteturas de Paulo Mendes da Rocha, autor dos projetos das duas galerias, para explorar espacialmente a instalação dos trabalhos. As exposições trazem obras seminais da trajetória de Mônica Nador, como as pinturas de grande formato Para Ver (1988) e A Arte (1989), e trabalhos recentes da série Pano Parede , elaborados com o JAMAC, também em grande formato. Uma das primeiras séries do Jamac, Experiência em papel (2004), poderá ser vista nas exposições. Uma série de gravuras contrasta em escala, e mostra estratégias distintas na obra de Nador. 

vermelho leme

Na A Gentil Carioca : Escola Panapaná, de Denilson Baniwa 

A partir da narrativa mítica baniwa - ligada aos processos de coivara, cultivo da roça, semeadura e colheita - Denilson faz uma analogia ao tempo do cultivo associado ao tempo do ensino, por meio da imagem da metamorfose da borboleta. O nome Panapaná, que designa o coletivo de borboletas, remete à ideia do comportamento coletivo, do contato e da presença. Ela está também ligada à ideia da dispersão e da migração para a garantia da biodiversidade e da reprodução das ideias transformadas pela educação.
Durante seu período de exibição, a instalação de três pavimentos acolherá aulas de línguas e culturas indígenas, artes e música. A estrutura, que, no início, evoca a forma de um casulo, se transformará em uma mariposa ao longo do período em cartaz.

denilson

 

 Escola Panapaná, de Denilson Baniwa 

Publicité
Publicité
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 200 > >>
Publicité