Canalblog
Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité

Brasilidade - notícias com um toque brasileiro

12 septembre 2019

Fórum Empreendedoras : tema do 8° fórum de empreendedorismo feminino é propósito e impacto

19 e 20,09.2019

Club Homs – São Paulo

Inscrição obrigatória

Com o tema Propósito e Impacto, o Fórum Empreendedoras 2019, realizado anualmente pela Rede Mulher Empreendedora, trará histórias e casos de mulheres que tiveram suas vidas transformadas graças a sua visão empreendedora.

Durante dois dias, o evento propõe uma programação intensa com uma centena de atrações e oportunidades para as empreendedoras se atualizarem, ampliarem seus conhecimentos e fortalecerem seus negócios. Palestras e workshops serão animados pelas melhores profissionais do mercado. 

Na edição de 2019, o Fórum Empreendedorasreunirá os maiores nomes da política, finanças, tecnologia e empreendedorismo nacional para participar de palestras e painéis com conteúdos que irão ampliar os conhecimentos e fortalecer os negócios das partipantes.

Uma das novidades do 8º Fórum Empreendedoras é a Trilha Empreendedora, espaço destinado para workshops e minicursos sobre vendas, networking, comunicação, softskills, entre outros temas com foco prático e didático.

Empreendedorismo feminino

Segundo dados de pesquisas realizadas em 2018, as mulheres empreendedoras são maioria nos setores de comércio (52,95%), indústria (65,20%) e serviços (55%).

Quando a pesquisa analisa apenas o perfil de mulheres empreendedoras, percebe-se que quase metade delas investe no segmento de serviços (43,9%); 36,42% na indústria; 1,34% na construção civil e apenas 0,15% na agropecuária. Os dados apontam que hoje elas representam 48% dos Microempreendedores Individuais (MEI) e atuam principalmente em atividades de beleza, moda e alimentação.

unnamed

Publicité
Publicité
12 septembre 2019

Museu da Casa Brasileira : Feira Sabor Nacional destaca cultura e gastronomia indígenas

14 e 15,09.2019

Entrada gratuita

Av. Faria Lima, 2705 – São Paulo

Museu da Casa Brasileira promove a 12ª edição da Feira Sabor Nacional, dando destaque para a cultura e a gastronomia indígenas.

Fomentar as tradições indígenas é também acolher a grande influência que a culinária brasileira carrega desta herança, notada no uso de temperos e produtos naturais, como gengibre, cominho, palmito, mandioca, abóbora, peixes e carne de caça. Pratos como tapioca, pirão e beiju são alguns exemplos da gastronomia nativa, cada vez mais presente na mesa dos brasileiros.

Representando a arte indígena, estarão na feira as ‘Cerâmicas dos Wauja’, habitantes do Parque Indígena do Xingu reconhecidos pela singularidade das peças que produzem, pelo grafismo dos cestos e pelas máscaras ritualísticas. O restaurante ‘Embaixada Paraense’ servirá pratos com receitas e ingredientes usados no dia a dia pelos povos indígenas – como a maniçoba e a moqueca de banana da terra.

O grupo ‘ISA/Instituto Socioambiental’, referência nacional na produção, análise e difusão de informações sobre os povos indígenas no Brasil, participará da feira, expondo e comercializando produtos gastronômicos e artesanato criados pelos índios.

EKKrfeABF0214

Divulgação FSN

3 septembre 2019

Somos muitos: experimentos sobre coletividade na Pinacoteca de São Paulo

Até 28 de outubro de 2019

Pinacoteca de São Paulo (estação da Luz)

Aos sábados, a entrada da Pina é gratuita para todos.

A Pinacoteca de São Paulo apresenta a exposição coletiva Somos muitos: experimentos sobre coletividade, que investiga a prática artística como exercício coletivo.

A mostra apresenta experiências artísticas pensadas enquanto diálogos, diretos ou indiretos, com a produção de Joseph Beuys e Hélio Oiticica, dois dos mais importantes e ativos artistas da segunda metade do século 20. Além dele, participam outros seis artistas/coletivos nacionais e internacionais: Maurício Ianês, Mônica Nador e Jamac, Coletivo Legítima Defesa, Rirkrit Tiravanija, Tania Bruguera e Vivian Caccuri.

Somos muitos: experimentos sobre coletividade, propõe ao público conhecer ou revisitar múltiplos experimentos sobre coletividade para além dos limites físicos do museu. No ano em que a instituição prepara sua expansão para o novo edifício da Pinacoteca Contemporânea, a coletiva incorpora a intenção da Pinacoteca de pensar sua própria inscrição e papel enquanto agente transformador no bairro e na cidade.

SM_MauricioIanes (6)

Foto : Maurício Ianês
Ágora, 2019
Vista da exposição na Pinacoteca
Foto: Levi Fanan / Pinacoteca

2 septembre 2019

Festival de Biarritz Amérique Latine :edição 2019 faz escala na Patagônia

De 30,9 a 6,10.2019

A edição 2019 do Festival de cinema de Biarritz Amérique Latine, na França, é consagrada à Patagônia, região que abrange uma vasta área no extremo sul da América do Sul, ocupando partes da Argentina e do Chile. O território argentino apresenta estepes áridas, pastagens e desertos, enquanto a parte chilena tem fiordes glaciais e uma floresta temperada.

Três filmes brasileiros estarão presentes e em competição com os vizinhos latinos-americanos na edição 2019 do Festival de cinema de Biarritz Amérique Latine. Confira.

10 curtas em competição

• AICHA de Vinko Tomicic (Bolivia)

• DIVINAS MELODÍAS de Lucas Silva (Colombia)

• FUEGO OLÍMPICO de Ricardo Soto (México)

• HÉCTOR de Victoria Giesen Carvajal (Chile)

• HOGAR de Gerardo Minutti (Uruguai)

• LA CIGARRA de Martin Piroyansky (Argentina)

• LOS VIEJOS HERALDOS  de Luis Alejandro Yero (Cuba)

• O MISTÉRIO DA CARNE de Rafaela Camelo (Brasil) 

• PLANETA FÁBRICA de Julia Zakia (Brasil) 

• STEVEN de Alexan Sarikamichain, Felipe Bergaño e Samir Marun (Colombia/Argentina)

10 longas em competição

 • FAIT VIVIR de Oscar Ruiz Navia (Colombia/Canada) 

• HOMO BOTANICUS de Guillermo Quintero (Colombia/França) 

• LA ARRANCADA de Aldemar Matias (México)

• LA BÚSQUEDA de Daniel Lagares et Mariano Agudo (Peru/Espanha) 

• LA VIDA EN COMÚN de Ezequiel Yanco (Argentina/França) 

• LA VISITA de Jorge Leandro Colás (Argentina) 

• LEMEBEL  de Joanna Reposi Garibaldi (Chile/Colombia) 

• MIRANTE de Rodrigo John (Brasil) 

• TITIXE de Tania Hernández Velasco (México) 

• VIDA A BORDO de Emiliano Mazza de Luca (Uruguai) 

Focus Patagonia

• CHUBUT, LIBERTAD Y TIERRA de Carlos Echeverría (Argentina)

• EL VIENTO SABE QUE VUELVO A CASA de José Luis Torres Leiva (Chile)

• ESCRIBIR DESDE EL SUR DEL MUNDO de Ignacio Masllorens (Argentina)

• EL BOTÓN DE NÁCARde Patricio Guzmán (Chile)

• LOS JÓVENES MUERTOS de Leandro Listorti (Argentina)

• MINGA de Malala Lekander (Argentina)

• PATAGONIA TROPICAL de Ignacio Masllorens e Paola Michaels (Argentina/Colombia/Chile)

• PATAGONIA - EL INVIERNO de Emiliano Torres (Argentina)

• REY de Niles Atallah (Chile) 

• ZONA FRANCA de Georgi Lazarevski (França)

unnamed

30 août 2019

Fotografia : Foto Mis 2019 expõe obras do fotógrafo francês Pierre Verger

FOTO MIS 2019 apresenta as exposições Todos iguais, todos diferentes?, do fotógrafo francês Pierre VergerEstudos fotográficos: 70 anos de memória, do fotógrafo Thomaz FarkasCaretas de Maragojipe, de João Farkas, sobre o carnaval como patrimônio imaterial do recôncavo baiano, e Haenyeo, mulheres do mar, de Luciano Candisani, que retrata a vida de um grupo de mulheres que vivem na Coreia do Sul e seguem a tradição secular de mergulhar utilizando apenas o ar de seus pulmões para colher produtos marinhos.

O FOTO MIS 2019 apresenta também a mostra Moventes, com obras do Acervo MIS, e Onde tudo está, individual de Beatriz Monteiro, projeto selecionado pelo programa anual do MIS, Nova Fotografia 2019.

foto mis

Publicité
Publicité
30 août 2019

Cinema brasileiro: tema da edição 2019 do ciclo de cinema de Rennes é Resistência

12° ciclo Descoberta do Brasil

Maison Internationale de Rennes – França

De 18,09 a 23,10.2019

No programa desta edição estão previstos filmes e documentários sobre o Brasil e cada sessão serásucedida de um debate sobre o tema da resistência.

Filmes que serão em cartaz durante o 12° Ciclo Descoberta do Brasil:


Encantado, de Philippe Galvon
Il ne porte pas de smoking, de Leon Hirstman 
Sexe, prêches et politique, de Aude Chevalier Beaumel
La tour des Demoiselles, de Suzanna Lira
Espera tua revolta, de Capai

ATT00001

14 août 2019

Mercado de vinhos : Venda de vinhos orgânicos cresce 20 por cento ao ano

O vinho orgânico representa cerca de 2,8% do mercado mundial e a comercialização de rótulos cresceu 20%, em média, nos últimos cinco anos.

De olho nesse mercado, um grupo de produtores de vinhos naturais e orgânicos brasileiros participará da Wine South America 2019 que ocorre em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

Em 2019, o Rio Grande do Sul elaborou 42,9 mil litros de vinhos orgânicos e 628,4 mil litros de suco de uva desta categoria. Estima-se que o Estado responda por cerca de 90% da elaboração de vinhos no Brasil. É também no Rio Grande do Sul que se encontra a maior cooperativa de produtores ecologistas – a COOPEG – formada por 48 pequenos agricultores.

Mercado de vinhos no Brasil apresenta crescimento

Mesmo com consumo per capita ainda baixo, com cerca de 2 litros, país registrou crescimento de mais 13% nas vendas em 2018.

Com todo este potencial de mercado, a Serra Gaúcha será palco da segunda edição da Wine South America – Feira Internacional do Vinho, 25 a 27 de setembro. No ano passado o evento registrou 250 marcas expositoras e 6 mil profissionais do trade e especialistas do setor. 

VINHO organico

 

Vinho orgânico elaborado pela COOPEG

14 août 2019

Wine Trade Fair 2019 : expectativas do setor de vinhos está em alta

De 17 a 19 de setembro

Anhembi São Paulo

Com visitação gratuita, a Wine Trade Fair é voltada exclusivamente a profissionais e produtores dos segmentos de vinhos e destilados.

A Wine Trade Fair recebe expositores de toda a parte do mundo. Várias vinícolas espanholas já confirmaram a participação e a importadora Weinkeller - especializada em vinhos orgânicos e biodinâmicos alemães -, confirmou a presença de várias vinícolas premiadas.

A Wine Trade Fair promove um encontro exclusivo entre empresas e profissionais do mercado de bebidas alavancando vendas e ampliando as possibilidades de negócios. A Feira organiza também um congresso técnico e político do setor vitivinicultor.

As expectativas do setor de vinhos para 2019 são de crescimento. "A alta estimada está entre 10% e 15%, comparando com igual período do ano anterior. E a edição da Wine Trade Fair deste ano também já se mostra promissora", complementa a organizadora do evento Zoraida Lobato.

brasileiros-vinhos

6 août 2019

Cinema : filme francês Wasp Network abrirá a 43ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

De 17 a 30 de outubro

O longa-metragem Wasp Network, do diretor francês Olivier Assayas, vai marcar a abertura da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Assayas também vai ganhar uma retrospectiva na 43ª Mostra onde outros dez filmes serão exibidos.

Rodado em Cuba e nas Ilhas Canárias, Wasp Network fala sobre terrorismo e conta a história real de espiões cubanos nos Estados Unidos. Inspirado na obra Últimos soldados da Guerra Fria, de Fernando Morais, o filme tem no elenco Penélope Cruz, Wagner Moura e Gael García Bernal.

O título Wasp Network se refere à Rede Vespa – um grupo de espiões cubanos que, passando-se por desertores da Ilha, conseguiram chegar a Miami e foram aceitos na comunidade anticastrista de Little Havana. Uma vez nos Estados Unidos, eles passaram a ocupar postos estratégicos e, às escondidas, passavam informações estratégicas ao regime socialista. 

wasp133844

19 juillet 2019

13ª edição da SP-Foto – Feira de Fotografia de São Paulo reúne galerias e artistas em ascensão

Entre 21 e 25 de agosto

Shopping JK Iguatemi - SP

A SP-Foto – Feira de Fotografia de São Paulo chega à sua 13ª edição firmando-se no calendário da cidade como o evento mais relevante de fotografia. Entre 21 e 25 de agosto, a Feira ocupa toda a área de eventos do Shopping JK Iguatemi com as principais galerias deste mercado artístico, como a Fortes D’Aloia & Gabriel, Galeria Marcelo Guarnieri, Galeria Lume, Luciana Brito Galeria, Silvia Cintra + Box 4, SIM Galeria e Vermelho. Entre os mais de trinta expositores, quatro são novatos no evento.

Em destaque : Lamb Arts

Originalmente sediada em Londres, a galeria Lamb Arts nasceu com o objetivo de promover um intercâmbio entre artistas e práticas curatoriais da Europa e da América Latina, sobretudo no Brasil. Agora, com escritório sediado exclusivamente em São Paulo, a Lamb Arts marca presença no cenário brasileiro com a primeira participação na Feira de Fotografia de São Paulo. Em seu espaço no Jardim Paulista, costuma apresentar mostras curadas com artistas contemporâneos em ascensão.

aown8z2jg2_880px

© Yamandú Canosa / Galeria Zielinsky

Publicité
Publicité
Publicité