Canalblog
Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité

Brasilidade - notícias com um toque brasileiro

5 mai 2020

Saúde : Dicas de alimentação para fortalecer o sistema imunológico para enfrentar a crise do COVID19

Para que todos possam fortalecer seu sistema imunológico com uma dieta saudável e consciente que evite o desperdício de alimentos. 

1. Fortaleça seu sistema imunológico por meio da alimentação 

Aumente o consumo de frutas e legumes, com pelo menos cinco porções por dia. Eles contêm muitas vitaminas A e C, além de antioxidantes, que ajudarão a combater infecções. Coma legumes pelo menos três vezes por semana: são conservados por um longo tempo, são baratos e ajudarão a mantê-lo saudável, porque são ricos em proteínas e ferro. 

2. Não basta comprar alimentos não perecíveis 

Em vez de comprar muito macarrão e arroz, compre frutas e legumes. Você comprou frutas e vegetais extras? Não tem problema: limpe, corte e congele. Você os terá prontos para sua próxima preparação. Prefira legumes e frutas em vez de biscoitos, lanches e doces. 

3. Planeje sua compra: compre o que for necessário e justo.

Este não é apenas um ato de empatia com outros consumidores que também precisam estocar, mas ajuda a evitar o desperdício de alimentos e melhora a economia da sua casa. 

4. Não jogue fora suas sobras

Se você cozinhar demais, congele suas refeições para durar mais tempo, para evitar desperdícios, além de ter uma preparação pronta para outra ocasião, sem muito esforço. Lembre-se: os alimentos devem estar em boas condições para consumi-los. 

5. Beba bastante água

Beba pelo menos dois litros de água por dia para se manter hidratado e apoiar o sistema imunológico. 

6. Faça seu orçamento render

Se seu orçamento for limitado, recomendamos que você prefira a água a refrigerantes. Dê uma boa olhada no que você tem na despensa e na geladeira. Compre os produtos de acordo com a duração. 

7. Cozinha em família

O confinamento em que muitos de nós nos encontramos também é uma oportunidade de cozinhar em casa e introduzir as crianças nessa atividade, para que aprendam hábitos alimentares saudáveis desde pequenos.

Brasilidade-03

 Fonte: FAO Brasil

Publicité
Publicité
4 mai 2020

Cultura : Celebração da Língua Portuguesa acontece até dia 5 de maio

Museu Museu da Língua Portuguesa celebra a língua como elemento fundador e fundamental da nossa cultura. Por meio de experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientes imersivos, o visitante é conduzido a um mergulho na história e na diversidade do nosso idioma.

Baseado na exposição principal do Museu, o roteiro de atrações investiga o contato da língua portuguesa com outros idiomas, suas variações nos continentes e a diversidade dos falares nos grupos sociais.

Na pauta : Rodas de conversa conectam Brasil, Moçambique, Cabo Verde, Angola, Portugal e Guiné Bissau; escritores leem cartas da quarentena; contação de historias; performances e instalações.

Para saber+: http://museudalinguaportuguesa.org.br/dia-da-lingua-portuguesa-com-programacao-virtual/

Brasilidade-03

29 avril 2020

Economia : Novo acordo de livre comércio entre UE-México amplia os poderes das multinacionais européias

O novo acordo de livre comércio assinado ontem entre UE-México inclui a liberalização de novos setores, como energia, matérias-primas e agricultura, e a abertura de mercados públicos a empresas multinacionais européias.

Também está prevista no novo acordo a implementação de um mecanismo para resolver disputas entre investidores e o Estado : esses mecanismos darão às empresas multinacionais uma forma de impunidade e ampliação de poderes para oporem-se à implementação de políticas locais ou nacionais favoráveis ​​à transição ecológica e social.

Enquanto a pandemia de coronavírus traz à tona as vulnerabilidades econômicas, sociais e de saúde geradas pela globalização, a UE continua sua agenda de negociações: no final de março, o Conselho da UE, incluindo a França, também lançou o acordo comercial UE-Vietnã; em abril foi a vez da Nova Zelândia; a Austrália está prevista para maio, e a idéia de finalizar um acordo comercial com os Estados Unidos de Donald Trump está na pauta.

Brasilidade-03

 

29 avril 2020

Mata Atlântica: Governo brasileiro estimula crimes ambientais e proprietários rurais poderão solicitar o cancelamento de multas

Desrespeito à legislação ambiental é flagrante e atualmente, apenas 5% das multas ambientais são pagas de fato.

No último dia 06, por meio do Despacho nº 4.410/2020 – do enfraquecido Ministério do Meio Ambiente (MMA) – o governo Bolsonaro recomendou aos órgãos ambientais (Ibama, ICMBio e Instituto de Pesquisas Jardim Botânico) que desconsiderem a Lei da Mata Atlântica (nº 11.428/2006) e apliquem regras mais brandas constantes do Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) para áreas ditas consolidadas nas regiões de domínio da Mata Atlântica. Na prática, essas áreas são aquelas com atividades econômicas que exploravam terras antes de 2008. Com o despacho, não precisarão mais recuperar áreas consideradas irregulares e ilegais pela Lei da Mata Atlântica.

Vale lembrar que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) também recebeu, no fim de 2019, autorização de Bolsonaro para uso da terra pela agricultura em áreas consideradas consolidadas pelo novo Código Florestal a partir de 2008.

Brasilidade-03

Fonte: Fundação SOS Mata Atlântica

28 avril 2020

Economia: Dependente das exportações, mercado brasileiro do algodão vive grande momento de incerteza

O Brasil produz quase três milhões de toneladas de algodão, para um consumo interno menor do que um milhão de toneladas. Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e França são grandes importadores de têxteis e vestuários. Porém, devido ao desemprego e às restrições das atividades econômicas impostas pela Covid-19, esses países deverão apresentar forte redução no consumo de roupas e têxteis.

China, Bangladesch, Indonésia e Vietnã também importam o algodão brasileiro. Em março deste ano, o Vietnã foi o país que mais importou algodão do Brasil. Porém, a partir de abril muitos pedidos foram cancelados e adiados.

Outro fator agravante são os preços muito baixos do barril do petróleo que, em janeiro de 2020, valia algo em torno de US$ 65.00. Juntamente com a baixa do preço do petróleo cai o preço do algodão no mercado interno e externo, devido à concorrência imposta pelo poliéster, uma fibra sintética, derivada do petróleo. 

Em final de março de 2020, o barril de petróleo chegou à casa de US$ 25.00. Este preço afeta sobremaneira o preço do algodão e de seus derivados, no mundo todo. Países como Arábia Saudita e Rússia, que são grandes produtores e exportadores de petróleo, acenam com a possibilidade de reduzirem suas produções visando à elevação dos preços.

O Brasil ocupa o quinto lugar entre os países maiores produtores de algodão e é o segundo maior exportador. O Brasil, atualmente, movimenta 20% do mercado mundial de algodão. Mato Grosso, Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Maranhão e Piauí são os principais estados produtores. Mato Grosso lidera a produção nacional, produzindo em torno de 60% do total .

Brasilidade-03

Publicité
Publicité
28 avril 2020

Kartismo: Pandemia decide 1º turno da F4 Akasp 2020

Com decisão inusitada, Alberto Otazú conquista os títulos de campeão e vice com Hélio Bianchi e Rogério Cebola, respectivamente.

Em virtude do distanciamento social provocado pela pandemia do Covid-19, os certames de automobilismo, da Fórmula 1 até o kartismo amador tiveram um pit stop obrigatório, e sem prazo definido para retorno. Por consequência, os campeonatos em andamento estão cumprindo os seus regulamentos, ao mesmo tempo que aguardam o momento para prosseguir com suas corridas pré-agendadas.

A Akasp realizou três das oito etapas de seu primeiro turno, que foi encerrado no último dia 22 de abril, com a não realização da oitava rodada, já que não haverá possibilidade de reposição das provas. Com isto, prevaleceu a somatória até a terceira etapa. Desta maneira o kartista Alberto Otazú Otazú foi declarado campeão e vice-campeão do primeiro turno da F-4 da Associação de Kart Amador de São Paulo (Akasp).

“Fiquei surpreso, mas muito contente com meu primeiro título com um kart F4 neste ano. Não foi da maneira que eu gostaria, mas acho que tanto eu, como meus companheiros de equipe, merecemos e fizemos um ótimo trabalho nas primeiras etapas, garantindo o título e o vice no primeiro turno”, comentou Otazú.

Confira a classificação final do primeiro turno da F-4 da Akasp: 1) Alberto Otazú/Hélio Bianchi, 87 pontos; 2) Alberto Otazú/Rogério Cebola, 83; 3) Emílio Di Bisceglie/Bruno Biondo, 79; 4) Bruno Biondo/Arnaldo Biondo, 67; 5) Heraldo Brasil/Saint Clair, 61; 6) Otávio Lotfi, 58; 7) Luiz Reche/André Relvas, 58; 8) Sérgio Luiz/Dilson Sucupira, 58; 9) Giovani Bondança/Eder Ayres, 41; 10) Alexandre Albino, 36.

378780_936833_cpk_9867_alberto_otazu_e_helio_bianchi__press

 Alberto Otazú (E) e Hélio Bianchi (D) (Pedro Bragança/Divulgação)

22 avril 2020

Economia : Pertinho de Casa, alimentos fresquinhos direto do campo para sua casa

A plataforma digital Pertinho de Casa foi lançada no último dia 16 e foi criada para facilitar o dia a dia do consumidor, apoiar os pequenos negócios locais e dar vazão ao que é produzido no campo, movimentando a economia no difícil momento atual. 

O funcionamento é simples. Aos produtores rurais e pequenos varejistas (feirantes ou donos de hortifruti, mercearia ou mercadinho), basta o preenchimento de um cadastro no site do Pertinho de Casa, informando seu tipo de negócio e área de entrega. O consumidor interessado em comprar na vizinhança precisa apenas colocar seu endereço ou CEP no site, selecionar a categoria de estabelecimento que procura e escolher do qual irá comprar, em uma lista de pequenos comerciantes cadastrados. A negociação é direta entre as partes, via WhatsApp.

Trata-se de uma ferramenta fácil de usar e sem custo para os envolvidos. O cliente paga apenas os produtos selecionados e o modo de frete combinado.

A plataforma digital permitirá aos consumidores encontrarem, por exemplo, alimentos fresquinhos do campo e produtos de primeira necessidade, dentre outros itens. O lançamento está focado na Grande São Paulo e gradualmente irá se expandir para outras regiões.

Dados do Sebrae-SP mostram que 98% das empresas de São Paulo consistem em pequenos negócios, que empregam cinco milhões de trabalhadores formais, ou 49% de toda a força de trabalho com carteira assinada do Estado, e respondem por 27% do PIB paulista. As informações englobam empreendimentos urbanos e rurais.

Brasilidade-03

17 avril 2020

Brasil: desmatamento ilegal cresce no primeiro trimestre do ano e pressiona áreas protegidas

Dados do Inpe, gerados pelo sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), indicam que a tendência de alta prosseguiu, a partir de agosto de 2019, apontando para um novo escândalo, quando for divulgada a próxima taxa anual oficial, no próximo semestre.

Ainda é cedo para se aferir qual será o impacto da chegada da pandemia do novo coronavírus sobre a floresta amazônica. Mas, neste ano, os alertas de desmatamento do Inpe, produzidos pelo Deter, aumentaram 50%, em janeiro, e 25%, em fevereiro, em relação aos mesmos meses do ano passado, mesmo antes do coronavírus. Em março, o aumento chegou a 30%. O desmatamento continuou crescendo enquanto a epidemia já se alastrava por várias regiões.

Desmatamento ilegal avança no Mato Grosso e pressiona Território Indígena do Xingu

Nos dois primeiros meses do ano quase 10 milhões de árvores foram derrubadas ilegalmente na porção mato-grossense da bacia do Xingu, o equivalente a 84% do desmatamento na região entre janeiro e fevereiro.

Em União do Sul, município mais desmatado no período, 98% da área total derrubada não possui autorização de desmate. Já em Gaúcha do Norte e Paranatinga a taxa sobe para 100%. Algumas das áreas desmatadas ilegalmente nos três municípios estão muito próximas dos limites do Território Indígena do Xingu.

O estado deu um salto de 75% na taxa de desmatamento em relação aos dois últimos meses do ano, contabilizando 8.100 hectares desmatados. Os dados são do 17º boletim Sirad X, o sistema de monitoramento de desmatamento da Rede Xingu +, uma articulação de indígenas, ribeirinhos e seus parceiros que vivem ou atuam na bacia do Xingu.

O ritmo do desmatamento diminuiu 22% nos primeiros dois meses de 2020 na bacia do Xingu, com 14,8 mil hectares desmatados. A queda aconteceu na porção paraense da bacia, onde as taxas caíram pela metade, resultado, em parte, dos esforços de fiscalização.

Ainda assim, não há o que comemorar: 48% do desmatamento detectado no estado ocorreu dentro de Áreas Protegidas, em Terras Indígenas e Unidades de Conservação.

O garimpo ilegal não cedeu em 2019 e continua crescendo. Em apenas dois meses, 246 hectares foram abertos nas Terras Indígenas Kayapó, Baú e Apyterewa. O aumento dessa atividade em TIs se explica, em parte, pela expectativa criada em torno da aprovação do Projeto de Lei n° 191/2020 que propõe a legalização da atividade garimpeira por terceiros dentro de TIs. “Proposta que, apesar de ser abertamente inconstitucional, junto com a ausência de operações de fiscalização nas áreas de garimpo, reforça a manutenção e expansão desta atividade ilegal”, aponta Elis Araújo, advogada do ISA

Fonte: ISA

Brasilidade-03

16 avril 2020

Economia: a pandemia, pior crise desde a Segunda Guerra Mundial, e seus efeitos para o mundo do trabalho

O efeito catastrófico da COVID-19 sobre as horas de trabalho e a renda no mundo se repete na América Latina e no Caribe, onde a pandemia provoca a perda de 5,7% das horas de trabalho no segundo trimestre deste ano, o equivalente a 14 milhões de trabalhadores em tempo integral.

Divulgada na terça-feira (7) a segunda edição do “Monitor OIT: COVID-19 e o mundo do trabalho” apresenta informações regionais e setoriais que possibilitam começar a medir a extensão do grande desafio representado pela pandemia para o mundo do trabalho.

Em todo o mundo, a perda de horas de trabalho chegou a 6,7%, o equivalente a 195 milhões de trabalhadores em período integral no segundo trimestre de 2020. O documento da OIT classifica a pandemia como a pior crise desde a Segunda Guerra Mundial, e que, ao final, poderia deixar um rastro de desemprego e precariedade no trabalho.

O relatório também estima enormes perdas nos diferentes grupos de renda, destacando que entre os setores mais expostos ao risco estão serviços de hospedagem e alimentação, manufatura, varejo e atividades comerciais e administrativas.

Na América Latina e no Caribe, mais de 50% de todos os trabalhadores estão empregados, precisamente, nos setores mais expostos à crise, como comércio e serviços, de acordo com dados do último relatório do Panorama Laboral para a região, apresentado em janeiro, pouco antes do começo do contágio global do COVID-19.

O estudo destaca ainda que os países com altos níveis de informalidade enfrentam desafios adicionais, tanto na área de saúde quanto na economia, incluindo a falta de cobertura da seguridade social. Segundo estimativas da OIT, na América Latina e no Caribe, a taxa de informalidade é de 53%, o que afeta mais de 140 milhões de homens e mulheres no trabalho.

Source: OIT

Brasilidade-03

15 avril 2020

Covid-19 : Laboratórios da Embrapa realizarão testes para identificação da Covid-19

Os centros de pesquisa da Embrapa estão colocando à disposição do governo federal sua estrutura instalada de equipamentos, produtos e pessoal para ajudar na realização de testes laboratoriais para identificação da Covid-19. Os testes estão baseados no uso do equipamento RT-PCR, comumente empregado em estudos de biologia molecular.

Os laboratórios da Embrapa poderão ser utilizados na etapa de amplificação e detecção do material genético (RNA fita simples) do coronavírus nas amostras recebidas. Os testes serão supervisionados pelo Ministério da Saúde em conjunto com instituições como a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Adolfo Lutz. 

A capacidade instalada na Embrapa indica a possibilidade de uso de 47 laboratórios. As estruturas geralmente são usadas para tarefas como detecção de genes de interesse agronômico em plantas, animais e microrganismos e podem ter seu uso adaptado para a necessidade prevista pelo Ministério da Saúde. Com base na infraestrutura disponível, a Embrapa pode, potencialmente, contribuir com quase 43 mil análises por dia.  

A Embrapa já vem colaborando com a Fiocruz para a realização de testes de detecção de Chikungunya, dengue e zica vírus, com o emprego da mesma tecnologia, visando aliviar as demandas do sistema de saúde.

layout_set_logo

 

Publicité
Publicité
Publicité