Canalblog
Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité

Brasilidade - notícias com um toque brasileiro

3 décembre 2020

Relações exteriores: Hungria compra dois aviões cargueiros brasileiros e Portugal encomendou cinco

Boa notícia para a Embraer que acaba de vender dois KC-390 Millennium (valor estimado de cada aeronave US$ 85 milhões), os cargueiros táticos brasileiros, para a Hungria. A entrega das aeronaves está prevista para 2023/24.

O KC-390 também é capaz de realizar missões humanitárias, buscas e resgates, e pode ter o seu interior convertido em uma Unidade de Terapia Intensiva. O avião também pode ser utilizado em missões de transporte, lançamento de carga de precisão, operação com paraquedistas e deslocamento de tropas.

O acordo entre Embraer e Hungria inclui treinamento de pilotos e técnicos. Além da Hungria, Portugal adquiriu cinco KC-390. No Brasil, o cargueiro tem assumido, desde o ano passado, uma série de missões relacionadas ao transporte logístico para o combate da pandemia de coronavírus.

Brasilidade-03 copie 2

Publicité
Publicité
3 décembre 2020

Agropecuária : Puxada pela soja e milho, safra brasileira de grãos deve somar 253,2 milhões de toneladas em 2021

O aumento em 5,6 milhões de toneladas (4,6%) da produção da soja e de 445,3 mil toneladas (1,7%) da 1ª safra do milho devem ser os principais responsáveis pelo prognóstico de 2021. Outras produções devem sofrer reduções, como a 2ª safra do milho (-5,4%), do arroz (-2,4%), do algodão herbáceo (-11,9%), da 1ª safra do feijão (-2,2%), do da 2ª safra do feijão (-4,5%) e da 3ª safra do feijão (-6,5%).

Ranking da produção nacional de grãos

Seis estados somados produzem 80% dos grãos brasileiros: Mato Grosso lidera com uma participação de 28,9%, seguido pelo Paraná (16%), Rio Grande do Sul (10,5%), Goiás (10,3%), Mato Grosso do Sul (8%) e Minas Gerais (6,3%). 

Entre as regiões, o Centro-Oeste lidera com 47,5% do total, seguido por Sul (29,1%), Sudeste (10,1%), Nordeste (8,9%) e Norte (4,4%).

Brasilidade-03 copie 2

3 décembre 2020

Arquitetura : livro Prédios do Brasil retrata ícones da arquitetura de diversas cidades brasileiras

Lançamento do livro dia 5.12,2020

Museu da Casa Brasileira - São Paulo

O livro conta em 312 páginas o processo de desenvolvimento da verticalização em diferentes áreas urbanas. Com autoria de Matteo Gavazzi, Milena Leonel, Camila Raghi, Octavio Pontedura e Rafael Sorrigotto, a obra retrata uma busca extensa por “tesouros arquitetônicos verticalizados” inseridos nos mais diversos momentos históricos, artísticos e culturais das principais cidades brasileiras.

Para saber +: mcb.org.br

convite-horizontal-1024x576

26 novembre 2020

Vacina contra Covid 19: Na corrida mundial pela vacina contra o coronavirus o lucro ainda é a prioridade

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, declarou recentemente que o futuro tratamento para a Covid-19 é "um bem público" que deve ser colocado à disposição de todos. Dentro de poucos dias, os governos votarão um plano global para suspender todas as patentes das vacinas contra a Covid-19, permitindo que a produção seja extremamente ampliada. As farmacêuticas exigem um pacto de risco.

As patentes das vacinas pertencem às gigantes da indústria farmacêutica, que não são capazes de produzir o suficiente para todo mundo com rapidez. Os países mais ricos já compraram a maior parte das doses, deixando os países mais pobres para trás. As gigantes farmacêuticas argumentam que precisam das patentes e de seus lucros para fazer com que suas pesquisas valham a pena. Mas essas vacinas foram desenvolvidas com bilhões de dólares de dinheiro público -- e um número incontável de vidas está em jogo.

Diante deste cenário, os acordos comerciais entre a indústria farmacêutica e os governos ainda se mantêm em segredo. As farmacêuticas exigem um pacto de risco entre as empresas e a política para partilhar o fardo financeiro e se o fator de decisão for o poder de compra, os países mais pobres (África, América Latina e Ásia) serão os últimos a receber a vacina.

Brasilidade-03 copie 2

23 novembre 2020

Consumo : no Brasil, cada cidadão desperdiça até 41,6 quilos de comida por ano

Uma pesquisa realizada pela FGV sobre os hábitos de consumo e desperdício de alimentos revelou que, no Brasil, cada cidadão desperdiça até 41,6 quilos de comida por ano. Diariamente, cada família brasileira joga fora 353 gramas, o que dá um alarmante total de 128,8 quilos de alimento que deixam de ser consumidos e vão parar nos contêineres de lixo.

E mais: na liderança dos alimentos mais descartados estão o arroz (22%), a carne bovina (20%), o feijão (16%) e o frango (15%), presentes nas refeições da maior parte da população.

O estudo constatou ainda que, por trás dos números do desperdício, estão fatores comportamentais, como a valorização da fartura, em diferentes etapas do consumo – desde a compra até o preparo do alimento. A necessidade de compras em grande quantidade, para manter a despensa abastecida, foi confirmada por 68% das pessoas que responderam à pesquisa e que, por sua vez, afirmaram, em 52% dos casos, achar importante o excesso. Mais de 77% admitiram a preferência por ter sempre comida fresca à mesa, o que leva 56% delas a cozinhar em casa duas ou mais vezes por dia, contribuindo com a preservação da ideia de que “é sempre melhor sobrar do que faltar”.

Brasilidade-03 copie 2

 

 

 

Publicité
Publicité
23 novembre 2020

Jornalistas: violência contra jornalistas matou 20 profissionais no Brasil em 5 anos

Relatório da UNESCO aponta que violência contra jornalistas matou 20 profissionais no Brasil em 5 anos e destaca o crescente uso das novas tecnologias, em especial as redes sociais, como uma nova fronteira de violência contra essas e esses profissionais. 

São inúmeros tipos de ameaças virtuais: assédio, invasão de privacidade, vazamento de dados e outras retaliações. “Esses ataques têm se mostrado especialmente cruéis quando direcionados às mulheres, devido à misoginia, ao machismo e sexismo nas redes,” reforçou Aline Yamamoto, da ONU Mulheres, especialista no enfrentamento à violência contra as mulheres.

Segundo levantamento do Observatório da UNESCO sobre Jornalistas Mortos, em 2019, a região da América Latina e Caribe foi a mais violenta em ataques fatais contra esses profissionais, representando 40% do total de assassinatos registrados em todo o mundo, seguido por Ásia e Pacífico, com 26% dos casos. Só no Brasil, 20 jornalistas foram mortos nos últimos cinco anos por estarem exercendo a sua profissão. O mais alarmante é que 90% desses casos no país seguem sem esclarecimento.

Brasilidade-03 copie 2

23 novembre 2020

Museu da Cidade de São Paulo : fotografias, instalações e painéis compõem a reabertura do museu

Casa da Imagem/Museu da Cidade de São Paulo - Sé

Até 29,12.2020

Entrada franca

O Museu da Cidade apresenta quatro novas mostras : Fronteiras Movediças, fotografias de Penna Prearo na Casa da Imagem; Relicto - instalações do artista plástico Fernando Limberger, no Beco do Pinto de na Casa da Imagem; A Encosta do Carmo composta por 10 painéis expõe registros do Parque Dom Pedro II a partir de meados do século XIX e por fim o Museu da Cidade de São Paulo inova com São Paulo Invisível, uma proposta participativa entre curadoria e convidados.

PENNA PREARO 1984_Transmutantes

_Convite_RELICTO

Sao Paulo Invisivel_LAURA GUIMARÃES_SP_INVISÍVEL ©Marcella Marigo

Crédito fotos: Museu da Cidade

 

12 novembre 2020

Dia do Pantanal : WWF-Brasil lança exposição de fotos da maior planície úmida do planeta

12,11.2020 Dia do Pantanal

A exposição internacional reúne imagens poderosas e emblemáticas da riqueza da biodiversidade e sua emocionante resiliência capturadas pelas lentes de renomados fotógrafos como Araquém Alcântara, André Zumak, Nathália do Valle e Reynaldo Leite Martins Júnior (Brasil), Alejandro de los Rios e Stefflen Reichle (Bolívia) e Lourdes Matoso Mendez e Tatiane Galluppi Selich (Paraguai). 

Em seu conjunto, as 24 fotos narram a tragédia que se abateu na região pela conjunção da ação da natureza, na forma da maior seca já registrada desde 1973, com a ação humana, que iniciou os incêndios. 

A exposição visa também ressaltar a capacidade regenerativa do Pantanal e a consequente importância de preservação desse bioma nos próximos anos, notadamente as áreas destruídas em 2020. No acumulado dos dez meses deste ano, 4,2 milhões de hectares foram queimados no Pantanal, equivalentes a quase um terço do bioma –uma área que agora precisa de tempo para se recompor. Diversas imagens da exposição mostram que esse renascimento já começou e alimentam a esperança de que o Pantanal recupere sua pujança.

Para saber + : https://artspaces.kunstmatrix.com/en/exhibition/3220030/pantanal-vida-morte-e-renascimento?utm_campaign=dia_do_pantanal_2020&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

unnamed

9 novembre 2020

Eleições : ONU Mulheres Brasil e União Europeia lançam campanha de prevenção à violência contra as mulheres em contextos eleitor

A ONU Mulheres Brasil, em parceria com a União Europeia, lança a campanha #ViolênciaNão - Pelos Direitos Políticos das Mulheres, uma mobilização nacional de prevenção à violência contra as mulheres em contextos eleitorais.

Centrada nas redes sociais e no diálogo com tomadoras e tomadores de decisão, a campanha ressalta que a violência política é uma das barreiras que impede as mulheres de usufruírem de seus direitos humanos. Destaca também obstáculos adicionais referentes às discriminações cruzadas experimentadas por mulheres negras, indígenas, jovens, com deficiência e de outros grupos, submetendo-as a formas específicas de agressões e violações de direitos.

“Eliminar todas as formas de violência contra as mulheres nas esferas pública e privada contribui diretamente para garantir a participação plena e efetiva em todos os níveis de tomada de decisão e realização dos direitos humanos das mulheres”, afirma a a representante da ONU Mulheres Brasil, Anastasia Divinskaya.

#ViolênciaNão – Pelos Direitos Políticos das Mulheres é uma campanha que conta com a parceria do projeto “Conectando Mulheres, Defendendo Direitos” atua especificamente com defensoras de direitos humanos no Brasil.

unnamed

Foto | Cottonbro/Pexels

9 novembre 2020

Museu de Arte Sacra de São Paulo : exposição do fotógrafo Daniel Taveira nos transporta até a Etiópia

Até 30.11, 2020

A mostra Nós da Etiópia - Recortes de uma viagem, com 30 imagens do fotógrafo Daniel Taveira está em cartaz no Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP até final de novembro.

A exposição é composta de imagens registradas pelo fotógrafo quando de uma viagem ao país onde ele buscou “extrair o melhor da beleza das raças”. No Omo Valley, região na Etiópia conhecida por sua cultura e diversidade, existem 46 grupos étnicos e tribos cujas vidas são pouco afetadas pelo mundo exterior, e o que necessitam para subsistirem são extraídos da natureza.

“Enxergar no povo etíope a importante parte da criação que ele representa é um tributo superior a tudo o que a humanidade tem feito e construído nos últimos tempos. Sempre que fecho os olhos eles surgem, inusitadamente na minha mente, e inundam meu coração. E o que de fato desejo com esta exposição, é eternizar as histórias de cada um desses seres”, acrescenta  Daniel Taveira.

Para saber + :  www.museuartesacra.org.br

Etiopia_DanielTaveira (2)

Crédito foto : Daniel Taveira.

Publicité
Publicité
Publicité