Canalblog
Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité

Brasilidade - notícias com um toque brasileiro

24 février 2021

Fotografia: Nicholas Nixon, fotógrafo da fragilidade humana e da intimidade

Até 18,04.2021

De terça a domingo, das 12h às 17h 

Instituto Tomie Ohtake

Entrada franca

Pela primeira vez no Brasil a mostra individual do fotógrafo americano Nicholas Nixon apresenta quase 200 imagens, desde paisagens até fotografias documentário e retratos.

Com seu olhar poético, as fotografias de Nicholas Nixon abordam as questões da vida, da morte e das relações entre as pessoas e constroem um denso diário documental realizado com câmera analógica de grande formato e filmes em preto e branco.

Os temas preferidos do fotógrafo, além da passagem do tempo e da fragilidade humana, são o afeto e a intimidade. A produção de Nixon se destaca sobretudo pela criação de retratos e nos convida a um mergulho na intensidade física e emocional existente nas relações.

Nicholas Nixon-cópia

 

Crédito: Nicholas Nixon / ITO

Publicité
Publicité
16 février 2021

Cinélatino: realizadora brasileira é convidada da edição 2021 do festival de cinema latino na França

Cinélatino 33a edição – Toulouse – França

De 19 à 28,03.2021 online e nas salas de cinema

De 9 à 13,06.2021 nas salas de cinema

Esta edição apresenta 110 filmes (longas, documentários e curtas ). Os filmes em competição poderão ser vistos online através das plataformas do festival de cinema latino.

Para saber + sobre a programação : www.cinelatino.fr

Este ano o festival homenageia a documentarista brasileira Maria Augusta Ramos assim como o ator chileno Alfredo Castro. Os filmes de Maria Augusta Ramos observam e analisam o funcionamento das instituições brasileiras, revelando assim o poder que age sob a superfície da vida cotidiana. A realizadora irá para Toulouse para acompanhar os seus filmes e apresentar a sua mais recente criação : Não toque em meu companheiro. 

unnamed

 

12 février 2021

Covid-19: Campanha “Todos Pelas Vacinas” ocupa Sambódromo de São Paulo com apoio de voluntários das Escolas de Samba

No lugar da folia, este ano o carnaval de São Paulo será marcado pela campanha “Todos Pelas Vacinas”. Organizada por instituições ligadas à divulgação científica – como a Equipe HALO / Nações Unidas (ONU), Observatório COVID-19 BR, NPV/USP, União Pró-Vacina, entre outras –, a iniciativa terá seu nome pintado na passarela do Sambódromo do Anhembi a partir da noite de sexta-feira, 12 de fevereiro. 

O fim da ação, previsto para a manhã de sábado, será marcado pelas visitas de duas princesas e um casal da velha guarda do carnaval paulistano e do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Vai-Vai à gigantesca pintura de quase 1.000 m².

O objetivo da campanha é criar um espaço para diálogo com a população por meio de conteúdo preparado por especialistas, assim como um ambiente virtual para envio de dúvidas sobre a imunização contra a COVID-19. 

Para saber +:  www.todospelasvacinas.info 

Brasilidade-03 copie 2

2 février 2021

Comércio exterior : Exportações de cafés brasileiros batem recorde histórico

Cafés diferenciados vendidos ao exterior atingem 7,9 milhões de sacas de 60kg e geram receita cambial de US$ 1,3 bilhão em 2020.

As exportações dos Cafés do Brasil no ano de 2020 atingiram o maior volume de sua história, com o equivalente a 44,5 milhões de sacas de café de 60kg, somados cafés verde, solúvel e torrado & moído, o que representou um aumento de 9,4% em relação às exportações brasileiras de café em 2019. Desse total, foram 79,7% de café arábica, 11,1% de conilon e 9,2% de cafés industrializados. 

Do total dos Cafés do Brasil exportados em 2020, os cafés industrializados foram responsáveis pelo volume equivalente a 4,1 milhões de sacas, um aumento de 2,3% em relação a 2019. As exportações de café verde atingiram 40,4 milhões de sacas, um crescimento de 10,2% em relação a 2019.

Brasilidade-03 copie 2

2 février 2021

Barragens em alerta : Brasil tem 47 barragens em nível de emergência

Atualmente, 47 barragens estão em níveis de emergência no Brasil. Os dados são do último relatório semanal da Agência de Mineração (ANM), de 11 de janeiro. Destas, 42 estão em Minas Gerais e 30 são da empresa Vale, responsável pelo crime socioambiental de Brumadinho, ocorrido há dois anos, em 25 de janeiro de 2019. 

Três destas barragens estão no nível três de emergência. São elas: B3/B4, da empresa Minerações Brasileiras Reunidas, na cidade de Nova Lima; e outras duas da Vale – Forquilha III, em Ouro Preto; e Sul Superior, em Barão dos Cocais, todas em Minas Gerais. 

Tragédia de Brumadinho : 270 pessoas morreram, incluindo duas gestantes, 11 ainda não foram encontradas 

O rompimento da mina Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho, Minas Gerais, ocorreu em 25 de janeiro de 2019. Dois anos depois, quatro processos contra a Vale correm em segredo na Justiça de Minas Gerais. Existem ainda outros dois processos em andamento na Alemanha contra a empresa TÜV Süd, que atestou a estabilidade da barragem que rompeu.

Em 2020, o Ministério Público apresentou denúncia contra a Vale e a empresa alemã por homicídio doloso duplamente qualificado e por diversos crimes ambientais. Além das empresas, 16 pessoas ligadas às duas companhias também viraram réus.

Segundo os promotores de justiça, a Vale tinha conhecimento da situação crítica da barragem desde 2017. Já a TÜV Süd teria cedido à pressão da mineradora e atestado a estabilidade da estrutura em troca de outros contratos, segundo a acusação. Ninguém foi preso ou punido até hoje.

Brasilidade-03 copie 2

Publicité
Publicité
29 janvier 2021

Energia: Setor energético brasileiro continuará apostando em combustíveis derivados de petróleo

O Plano Decenal de Expansão de Energia 2030 elaborado e apresentado pelo Ministério de Minas e Energia em janeiro não apresenta ações concretas para combater as mudanças climáticas e desconsidera o risco de se investir em fontes fósseis deixando em segundo plano a Crise climática.

A proposta do PDE também não indica uma evolução estrutural em direção à economia de baixo carbono, em linha com o objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global bem abaixo de 2°C até o fim do século. Pelo contrário, o plano decenal indica que as mudanças climáticas são um problema secundário para o governo federal brasileiro. Alternativas inovadoras, como a inserção do hidrogênio verde como combustível ou a utilização da macaúba para a produção de biocombustíveis são deixados de lado. 

O PDE 2030 conclui que a oferta de combustíveis continuará sendo baseada em derivados de petróleo, sem explorar alternativas para migração para combustíveis sustentáveis ou analisar o risco de o país investir centenas de bilhões de reais na exploração do petróleo com a perspectiva de custos crescentes das emissões de carbono.

Brasilidade-03 copie 2

27 janvier 2021

Meio ambiente: exposição Consciência tenta sensibilizar sobre a situação precária do meio ambiente

CasaShopping - Barra da Tijuca - Rio

Até 21,02.2021

A mostra Consciência, com obras do artista plástico peruano Ivan Ciro Palomino, expostas na Barra da Tijuca, promove uma reflexão sobre os desafios globais da atualidade.

“A arte permite construir caminhos de reflexão através da superação de fronteiras geográficas e culturais, utilizando o poder das mensagens visuais para conscientizar a sociedade”, afirma o designer gráfico Ivan Ciro Palomino.

unnamed

27 janvier 2021

Dança : 3a edição da Semana Paulista de Dança tem programação gratuita

MASP no YouTube

Até 29,01.2021

3a edição da Semana Paulista de Dança tem programação gratuita e inclui espetáculos e bate-papos entre diretores, coordenadores artísticos e bailarinas de cinco grandes companhias de dança.

A programação de 2021 contará com apresentações do Balé da Cidade de São Paulo, Theater Lüneburg (Alemanha), Quasar Cia de Dança e Studio3 Cia de Dança. O Balé Folclórico da Bahia fará o encerramento. Todos os espetáculos foram gravados antes da pandemia e serão transmitidos pelo canal do museu no YouTube.

Brasilidade-03 copie 2

23 janvier 2021

Museu de Arte Sacra : Qual é a sua cruz?

Até 30,03.2021

O MAS de São Paulo apresenta a exposição coletiva Qual é a sua cruz? composta por 70 cruzes elaboradas por 51 artistas do centro-oeste brasileiro. Feitas com materiais inusitados, como chifres, couro de boi, casco e ossos de animais, pedras, cerâmica, lata, borracha, tecido, plástico, o conjunto das cruzes formam uma complexa rede de signos e símbolos.

“O que une as cruzes, no conjunto, é a criação de uma espécie de RG artístico da região do centro-oeste em que os artistas atuam, trazendo nomes de gerações distintas para conversar com a contemporaneidade”, explica a curadora Daisy Estrá.

 Mostra Imagens de Roca e de Vestir 

Com 37 obras expostas no MAS até o final do mês de março, Imagens de Roca e de Vestir apresenta estátuas sacras que se destinam a serem levadas em procissão e que são vestidas com trajes de tecido. Este gênero de imagens adquiriu considerável importância no culto católico especialmente durante o período barroco, estendendo-se até meados do século XIX.

Vale ressaltar que as imagens de roca verdadeiras são as destinadas à participação em procissão, e aquelas destinadas simplesmente a serem vestidas, as imagens de vestir”, ressalta a autora Maria Helena Ochi Flexor.

 

Qual é a sua cruz (8)

 

Crédito : MAS

Para saber + : http://museuartesacra.org.br

20 janvier 2021

Exportação: Pêssegos brasileiros conquistam os paladares dos franceses e dos canadenses

Os produtores brasileiros de pêssego têm aproveitado, há duas safras, de um intervalo de produção das safras do Hemisfério Norte para exportar a fruta para França e Canadá, o que significa mais de 60 toneladas nas exportações brasileiras de pêssego em 2020.

Os pêssegos que estão seduzindo os paladares francês e canadense são duas variedades desenvolvidas pela Embrapa Clima Temperado (RS): a BRS Kampai e a BRS Fascínio cujas características são ideiais para exportação pois apresentam firmeza suficiente para aguentar cerca de 12 horas de transporte aéreo sem danos, além da boa cor e sabor. 

De acordo com o IBGE, em 2019 o Brasil foi responsável pela produção de 183,1 mil toneladas de pêssego, em cerca de 16 mil hectares colhidos. O maior estado produtor é o Rio Grande do Sul, com produção de 110,2 mil toneladas, em 11,8 mil hectares. São Paulo fica em segundo lugar, com 32,9 mil toneladas, em 1,5 mil hectares. Na sequência, os maiores produtores são Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e Espírito Santo.

210119_PêssegoExportação_BRS Kampai_pêssegos inteiros e metades

 

Crédito: Pêssego BRS Kampai/ Embrapa

Publicité
Publicité
Publicité