Canalblog
Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité

Brasilidade - notícias com um toque brasileiro

12 avril 2021

Desnutrição : seis em cada dez crianças e adolescentes estão em condição de pobreza no Brasil

São 53,7 milhões de meninos e meninas. Eles têm menos de 18 anos de idade e mais da metade são afrodescendentes e um terço dos cerca de 820 mil indígenas do País é criança. São dezenas de milhões de pessoas que possuem direitos e necessitam de condições para desenvolver com plenitude todo o seu potencial.

De acordo com a Unicef, seis em cada 10 crianças e adolescentes estão em condição de pobreza e estão assim porque são monetariamente pobres e/ou estão privados de um ou mais direitos básicos.

O órgão da ONU afirma ainda que "a ausência de um ou mais dos seis direitos básicos coloca meninas e meninos em uma situação de 'privações múltiplas' --uma vez que os direitos humanos não são divisíveis, têm de ser assegurados conjuntamente". A falta de saneamento básico é a privação que afeta o maior numero de crianças e adolescentes brasileiros. Em seguida vêm o direito à educação, à informação, à moradia e à agua.

Desnutrição e exclusão escolar

Nas últimas décadas, o Brasil reduziu significativamente a taxa de desnutrição crônica entre menores de 5 anos (de 19,6% em 1990 para 7% em 2006). Entretanto, a desnutrição crônica ainda é um problema em grupos mais vulneráveis, como indígenas, quilombolas e ribeirinhos. 

Em 2019, 1,5 milhão de meninos e meninas ainda estavam fora da escola de acordo com o Pnad. E essa exclusão escolar tem rosto e endereço: quem está fora da escola são os pobres, negros, indígenas e quilombolas. Uma parcela tem algum tipo de deficiência. E grande parte vive nas periferias dos grandes centros urbanos, no Semiárido, na Amazônia e na zona rural. Muitos deixam a escola para trabalhar e contribuir com a renda familiar.

Para o UNICEF, a face mais trágica das violações de direitos que afetam meninos e meninas no Brasil são os homicídios de adolescentes: a cada hora, alguém entre 10 e 19 anos de idade é assassinado no País [estimativa do UNICEF baseada em dados do Datasus (2018)] — quase todos meninos, negros, moradores de favelas.

Brasilidade-03 copie 2

Publicité
Publicité
12 avril 2021

MAM Rio: Museu apresenta o quarto filme de animação Hélio Oiticica para crianças

No dia 14 de abril, estreia Hélio Oiticica, um filme de animação para a primeira infância (0 a 6 anos), que faz parte da série AniMAM, produzida pelo museu. O desenho enfatiza a relação do artista com o samba e o Carnaval, manifestações que contribuíram para o desenvolvimento de sua obra. Os desenhos e a animação são de Ambrosio Pentu e a música é um samba das cariocas Marina Iris e Manu da Cuíca.

O quarto filme da série de animações AniMAM apresenta ao público o artista carioca Hélio Oiticica (1937-1980). Entre os trabalhos de Hélio Oiticica mostrados nos desenhos de animação estão os Metaesquemas, os Parangolés e os Bólides. Na letra do samba são ainda descritos os Núcleos (Um quadrado do lado do outro, Todos eles fora do chão) e os Penetráveis (Numa caixa que o tio fez, Entrou um, entrou dois, entrou três; Nunca ficava apertado, Cabia o mundo de uma só vez).

A partir de 14 de abril, as exposições do MAM Rio vão ganhar visitas em vídeo com tecnologias assistivas, para atender pessoas com deficiências. Os vídeos têm como língua principal a Libras, sendo também utilizada a apresentação falada em português. No dia 14, estreia o vídeo com visita acessível à exposição Fayga Ostrower: formações do avesso. No dia 21, entra no ar a visita acessível à mostra Marcos Chaves: as imagens que nos contam.

 Para saber + : MAM Rio

unnamed

Crédito : desenho animado de Pentú

22 mars 2021

Empoderamento de mulheres: inscrições abertas para o Prêmio WEPs financiado pela União Europeia

Até 9 de abril

O Programa Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios, parceria entre ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho (OIT), com financiamento da União Europeia, anuncia a abertura das inscrições para o 4º Prêmio WEPs BRASIL 2021 – Empresas Empoderando Mulheres.  

Até 9 de abril, empresas privadas ou públicas, de micro, pequeno, médio ou grande porte de diferentes setores poderão se inscrever no site premiowepsbrasil.com.br. A inscrição é gratuita. O Prêmio WEPs tem como propósito incentivar e reconhecer as ações das empresas que promovem a cultura da equidade de gênero nos negócios e o empoderamento das mulheres – tendo como guia norteador os Princípios de Empoderamento das Mulheres.

Por meio do Programa Ganha-Ganha, a ONU Mulheres e OIT, vêm trabalhando junto ao setor privado e instituições de negócios no Brasil e mais cinco países da América Latina (também Argentina, Chile, Costa Rica, Uruguai e Jamaica) para aumentar o engajamento em relação à igualdade entre homens e mulheres, contribuindo com conhecimento e acesso a ferramentas para que as empresas possam aprimorar suas práticas pela igualdade no próprio ambiente de trabalho, cadeia de valor e comunidades com as quais se relacionam.

No Brasil, o Prêmio acontece pela quarta vez e tem registrado uma participação cada vez maior das empresas e engajamento da alta liderança nos negócios. Em 2019, Unilever foi agraciada na categoria Diamante.

unnamed

8 mars 2021

Cultura : programação do MASP destaca artistas mulheres e histórias do Brasil

Em 2021, todas as mostras serão de artistas mulheres que atuam ou atuaram no Brasil e por ocasião do bicentenário da independência do país, em 2022, o MASP dedicará a programação às Histórias brasileiras.

O biênio apresentará novas narrativas visuais, mais inclusivas, diversas e plurais sobre as histórias do Brasil, com diversas exposições individuais e uma grande coletiva, intitulada Histórias brasileiras, que será realizada em 2022, além de palestras, oficinas e publicações.

Neste ano de 2021, a programação de exposições contemplará apenas individuais de artistas mulheres, começando com Conceição dos Bugres no primeiro semestre e seguindo com Erika Verzutti, Maria Martins e Gertrudes Altschul na segunda metade do ano. A sala de vídeo, no segundo subsolo, também abrigará somente trabalhos de mulheres artistas ou de coletivos com presença de mulheres: serão mostras de Ana Pi, Teto Preto, Regina Vater, Zahy Guajajara e Dominique Gonzalez-Foerster ao longo do ano. 

MASP

Avendia Paulista – SP

Brasilidade-03 copie 2

8 mars 2021

Festival International de Films de Femmes: édition 2021 mise sur l'héritage et la transmission

43e édition en ligne

L’enjeu de ce programme est de rassembler sur le thème, Héritage/Transmission, des films dont le contenu fait du cinéma un lieu de mémoire formidable. 

Depuis quatre décennies, le Festival International de Films de Femmes de Créteil se bat pour changer le cours de la vie et de l’avenir professionnel des femmes, contre les stéréotypes, contre l’effacement de leur histoire, contre l’oubli de leurs rôles, pour l’égalité et la reconnaissance de leurs droits, pour leur beauté, leurs combats, leurs solidarités, leur créativité, leur patience et leurs engagements.

Pour em savoir + : filmsdefemmes.com

unnamed

Publicité
Publicité
8 mars 2021

Pobreza : As mulheres foram mais afetadas que os homens pela pandemia

O novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) afirma que é necessário agir com urgência e que os governos podem agir agora, redirecionando mensalmente apenas 0,07% de seu PIB diretamente às mulheres que passam por graves tensões socioeconômicas.

Uma renda básica temporária (TBI, na sigla em inglês) destinada a centenas de milhões de mulheres dos países em desenvolvimento poderia prevenir o aumento da pobreza e das desigualdades de gênero durante a pandemia COVID-19. 

As mulheres foram mais afetadas que os homens pela pandemia ao perderem renda e deixarem o mercado de trabalho em maior proporção, além de assumirem maior parcela do trabalho de cuidar de doentes e outros grupos vulneráveis.

O TBI em grande escala proposto pelo PNUD mostra que um investimento mensal de 0,07% do PIB dos países em desenvolvimento, ou 51 bilhões de dólares (Paridade do Poder de Compra), poderia dar segurança financeira a 613 milhões de mulheres em idade ativa em situação de pobreza e aliviar as pressões econômicas enfrentadas no dia a dia.

Brasilidade-03 copie 2

3 mars 2021

Encontros literários : seleção de livros da redação de Brasilidade para leitores exigentes

A redação selecionou alguns lançamentos de autoras para enriquecer as prateleiras dos adeptos de boa leitura. Os quatros lançamentos estarão disponíveis em março.

Na Coleção Feminismos Plurais, Colorismo, de Alessandra Devulsky, discute o racismo brasileiro sob a perspectiva da miscigenação que definiu o processo de colonização e escravidão.

Em Com o corpo inteiro, primeiro livro de Lucila Mantovani, a autora explora os caminhos tortuosos dos relacionamentos tóxicos. Na categoria infantil, O tempo das cores, ilustrado por Eva Uviedo, é o novo livro da escritora e pesquisadora carioca Débora Thomé. 

Destacamos o livro Terra fresca da sua tumba da autora boliviana Giovanna Rivero. O livro tem textos de Carola Saavedra, escritora chilena radicada no Brasil, premiada e atenta a tudo que acontece na América Latina.

Para ler + : Editora Jandaíra

Brasilidade-03 copie 2

24 février 2021

Fotografia: Nicholas Nixon, fotógrafo da fragilidade humana e da intimidade

Até 18,04.2021

De terça a domingo, das 12h às 17h 

Instituto Tomie Ohtake

Entrada franca

Pela primeira vez no Brasil a mostra individual do fotógrafo americano Nicholas Nixon apresenta quase 200 imagens, desde paisagens até fotografias documentário e retratos.

Com seu olhar poético, as fotografias de Nicholas Nixon abordam as questões da vida, da morte e das relações entre as pessoas e constroem um denso diário documental realizado com câmera analógica de grande formato e filmes em preto e branco.

Os temas preferidos do fotógrafo, além da passagem do tempo e da fragilidade humana, são o afeto e a intimidade. A produção de Nixon se destaca sobretudo pela criação de retratos e nos convida a um mergulho na intensidade física e emocional existente nas relações.

Nicholas Nixon-cópia

 

Crédito: Nicholas Nixon / ITO

16 février 2021

Cinélatino: realizadora brasileira é convidada da edição 2021 do festival de cinema latino na França

Cinélatino 33a edição – Toulouse – França

De 19 à 28,03.2021 online e nas salas de cinema

De 9 à 13,06.2021 nas salas de cinema

Esta edição apresenta 110 filmes (longas, documentários e curtas ). Os filmes em competição poderão ser vistos online através das plataformas do festival de cinema latino.

Para saber + sobre a programação : www.cinelatino.fr

Este ano o festival homenageia a documentarista brasileira Maria Augusta Ramos assim como o ator chileno Alfredo Castro. Os filmes de Maria Augusta Ramos observam e analisam o funcionamento das instituições brasileiras, revelando assim o poder que age sob a superfície da vida cotidiana. A realizadora irá para Toulouse para acompanhar os seus filmes e apresentar a sua mais recente criação : Não toque em meu companheiro. 

unnamed

 

12 février 2021

Covid-19: Campanha “Todos Pelas Vacinas” ocupa Sambódromo de São Paulo com apoio de voluntários das Escolas de Samba

No lugar da folia, este ano o carnaval de São Paulo será marcado pela campanha “Todos Pelas Vacinas”. Organizada por instituições ligadas à divulgação científica – como a Equipe HALO / Nações Unidas (ONU), Observatório COVID-19 BR, NPV/USP, União Pró-Vacina, entre outras –, a iniciativa terá seu nome pintado na passarela do Sambódromo do Anhembi a partir da noite de sexta-feira, 12 de fevereiro. 

O fim da ação, previsto para a manhã de sábado, será marcado pelas visitas de duas princesas e um casal da velha guarda do carnaval paulistano e do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Vai-Vai à gigantesca pintura de quase 1.000 m².

O objetivo da campanha é criar um espaço para diálogo com a população por meio de conteúdo preparado por especialistas, assim como um ambiente virtual para envio de dúvidas sobre a imunização contra a COVID-19. 

Para saber +:  www.todospelasvacinas.info 

Brasilidade-03 copie 2

Publicité
Publicité
Publicité