Canalblog
Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité

Brasilidade - notícias com um toque brasileiro

7 mai 2021

Galeria Vermelho: exposição individual de Claudia Andujar apresenta séries com os Yanomami

Até 5,06.2021

Andujar exibe duas obras, o políptico Genocídio do Yanomami: morte do Brasil, de 1989, e a série Sonhos Yanomami, de 2002. Essa é a primeira vez que a série Sonhos Yanomami é mostrada em sua integridade e a primeira vez que Genocídio do Yanomami: morte do Brasil, idealizada originalmente como instalação audiovisual, pode ser vista no formato de impressões sobre papel.

Galeria Vermelho, Rua Minas Gerais, SP

andujar

 

Cédito: Andujar /Galeria Vermelho

Publicité
Publicité
7 mai 2021

Galeria Lona : Projeto Interações prossegue com mais uma exposição coletiva

Até 22,05.2021

A LONA, Galeria e Anexo, iniciou o Projeto INTERAÇÕES no começo deste ano com mostras dos artistas representados pela galeria e agrupados de forma a transmitir mensagens tanto únicas como uníssonas em exposições coletivas. As mostras estarão disponíveis para visitas com agendamento e em formato virtual nas plataformas digitais da galeria.

Durante INTERAÇÕES 1, as artistas Cristina Elias e Thais Stoklos exibiram 21 trabalhos, entre pinturas, desenhos, instalações e vídeos no ANEXO LONA. Para a segunda etapa, INTERAÇÕES 2, os artistas selecionados - Élcio Miazaki, Gabriel Almeida, Liliana Alves e Neiliane Araujo - se apropriam de imagens do cotidiano e geraram um produto final alterado.

Em INTERAÇÕES 2, os artistas participantes exibem 16 trabalhos - pinturas, aquarelas e desenhos – gerados através dos mais distintos materiais e suportes, de materiais recicláveis a imagens de internet.

Anexo LONA

Rua São Bento, SP 

Interações2_Neiliane Araújo (2)

 Crédito : Neiliane Araujo/Lona

30 avril 2021

Instituto Moreira Sales : Espíritos sem nome de Mario Cravo Neto explora atmosferas, texturas e temáticas variadas

Até 26 9 2021

Visita agendada de terça a domingo das 12h às 18h

Entrada gratuita

IMS Paulista - SP

A exposição Mario Cravo Neto: Espíritos sem nome conta com aproximadamente 250 fotografias do acervo, além de esculturas, cadernos ilustrados, cartas e fotografias de tiragens originais do artista, entre outros, oriundos do acervo do IMCN, totalizando 319 itens. 

A trajetória do fotógrafo baiano Mario Cravo Neto começa em meados da década de 1960, mas será a partir de sua estadia de um ano em Nova York entre 1969 e 1970 que o trabalho fotográfico adquire de fato potência experimental. A partir dos anos 1970 e até sua morte prematura em 2009 sua obra conhecerá momentos diferentes, explorando atmosferas, texturas e temáticas variadas – dos magníficos retratos em fundo infinito, ao corpo a corpo com a cultura popular e a religiosidade afro-brasileira, passando pelas não menos notáveis séries dos carros e metrô em NY, do fogo na paisagem, dos ninhos. 

Cravo Neto é dos primeiros fotógrafos a entrarem efetivamente no circuito das artes visuais e, certamente, um dos nossos maiores coloristas. Além de fotografias e objetos, serão mostrados também vídeos e séries de desenhos e pinturas em aquarela.

unnamed

 

Crédito: Mario Cravo Neto / IMS

29 avril 2021

Tendências moda outono-inverno 2021 : as peças, acessórios e cores stars em destaque nesta estação

Os básicos do estilo, as tendências da estação, os acessórios indispensáveis...Brasilidade destaca os pontos fortes para preparar a sua shopping list da moda outono-inverno.

As paletas de cores divulgadas por empresas como Pantone e Coloro trazem misturas de tons clássicos, neutros e estáveis, combinadas à cores vibrantes, que inspiram a vivacidade e geram uma sensação reconfortante diante do cenário mundial.

As possibilidades são multiplas. Enquanto a Pantone elegeu as cores Ultimate Grey e o amarelo Illuminating como os tons de 2021, a aposta da Coloro é o Aqua, um azul profundo. Para 2022, a cor do ano é o Orchid Flower, um roxo orquídea. Segundo a Coloro, tons delicados e aconchegantes também estarão em alta em 2022. Rosas, corais, azuis e verde fazem parte da paleta de cores que remete à natureza e inspira a calmaria.

As estampas continuam com força neste ano e seguem a tendência em 2022. Florais e listras coloridas fazem parte das propostas para que os consumidores enxerguem com mais esperança e alegria o que vem pela frente.

Quanto aos acessórios, eles assumem o papel de dar vida aos visuais básicos e observa-se o crescimento de acessórios mais extravagantes e coloridos.

Perfil do novo consumidor

Composto por Millennials e pela Geração Z, os novos consumidores estão em busca de uma vida mais equilibrada e preferem experiências de compras simplificadas e agradáveis. Além disso, os novos consumidores priorizam a criação, os comércios locais e as iniciativas baseadas na reutilização e na sustentabilidade.

Grandes crises geram grandes mudanças e os novos consumidores estão atentos à isso: eles buscam identificação com marcas preocupadas e engajadas, que priorizam a conexão humana e a preservação ambiental.

DT 1

 

Imagem: Digitale Têxtil

29 avril 2021

Violência contra a mulher : não existe lei contra estupro dentro do casamento

Em 22% dos países não existe lei contra estupro dentro do casamento, diz relatório do Fundo de População, publicado recentemente pela ONU. Essa violência silenciosa é culturalmente aceita em muitos países, mesmo naqueles que contam com instrumentos jurídicos para coibi-la. 

No Brasil, a Lei Maria da Penha prevê o estupro marital, mas aspectos sociais, econômicos e culturais, atrelados à desigualdade de gênero, podem dificultar a denúncia e a responsabilização de agressores.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2019, a maior parte dos casos de violência sexual (76%) acontecem dentro do lar, realizado por pessoa próxima, parente ou vizinho. Destes, apenas 7,5% das vítimas formalizaram a denúncia. Apesar de o Brasil possuir legislação específica sobre a temática, barreiras históricas têm dificultado a responsabilização em casos de violência sexual. 

No caso do estupro marital, uma das grandes barreiras são as normas sociais e a desigualdade de gênero que permeiam as relações sociais e afetivas. Conforme explica a oficial para Equidade de Gênero, Raça e Etnia do Fundo de População da ONU, Luana Silva, existe uma dificuldade de reconhecer a violência sexual no caso das mulheres que sofrem abusos do próprio companheiro ou marido.

“O imaginário construído sobre o papel social a ser desenvolvido pelas mulheres ajuda a perpetuar a crença de que estas pertencem aos seus parceiros, dificultando desde a decisão de formalizar a denúncia até a revitimização enfrentada pelas mulheres nos órgãos públicos. Pode se passar muito tempo, até que as mulheres consigam se desvincular da situação de violência e percebam que estão sendo violentadas”, explica Luana.

O relatório mostra que, nos países onde há dados disponíveis:

  • Apenas 55% das mulheres estão completamente empoderadas para fazer escolhas a respeito de cuidados de saúde, contracepção e à habilidade de dizer sim ou não para o sexo

  • Apenas 71% dos países garantem acesso total a cuidados gerais de maternidade

  • Apenas 75% dos países garantem legalmente acesso total e equânime à contracepção

  • Apenas cerca de 80% dos países têm leis apoiando a saúde sexual e o bem-estar

  • Apenas 56% dos países têm leis e políticas apoiando a educação para a sexualidade

O relatório também documenta várias outras formas com as quais a autonomia ao corpo de mulheres, homens, meninas e meninos são violadas, revelando que:  

  • 20 países ou territórios têm leis de “case-se com seu estuprador”, onde um homem pode escapar do processo criminal se casar com a mulher ou menina que estuprou

  • 43 países não têm legislação abordando o problema do estupro marital (estupro por cônjuge)

  • Mais de 30 países restringem o direito das mulheres de se movimentar fora de casa

  • Meninas e meninos com deficiência estão três vezes mais expostos à violência sexual, com meninas em maior risco.

Brasilidade-03 copie 2

 

Publicité
Publicité
27 avril 2021

Museu da Imagem e do Som : Nova Fotografia 2020 revela novos nomes da fotografia

A partir de sábado, 01.05, das 11h às 17h

As seis exposições que compõem o Nova Fotografia 2020 formam um panorama diversificado da produção atual com temas que abordam desde a experiência particular de uma das artistas que passou um ano desconectada da internet até a diversidade paleontológica e suas representações simbólicas – que apontam para a transitoriedade de nossas vidas –, passando pelos castelos e ruínas que mostram as contradições da cidade. 

“Origami”, de Ana Clara Muner; “Castelos e ruínas”, de Lucas Sirino; “Nunca enganaremos”, de Paula Pedrosa; “Offline”, de Ana Rovati; “Sombra de vitória”, de Daniela Torrente; e “Tarikh al-Brasil", de Marcelo Schellini, foram as selecionadas nesta décima edição do programa do MIS que revela novos nomes da fotografia contemporânea. 

A visitação é gratuita e está seguindo o limite seguro de visitantes no espaço. 

unnamed

27 avril 2021

Museu de Arte Sacra de São Paulo : artista plástico João Trevisan apresenta Corpo e Alma

Até junho de 2021

O MAS/SP exibe a exposição “Corpo e Alma”, do artista plástico João Trevisan. Composta por trabalhos com técnicas e suportes diferenciados, a mostra apresenta 28 obras criadas nos três últimos anos, com uma seleção de pinturas a óleo, esculturas em madeira talhada e ferro bruto e uma vídeo-performance, registrada em local próximo ao estúdio do artista em Brasília. 

João Trevisan: Corpo e Alma, é a primeira mostra individual institucional do artista e a primeira exposição do projeto LUZ Contemporânea.

XMI4E9vg

Crédito : João Trevisan/MAS

27 avril 2021

Desemprego : Região da América Latina e Caribe perdeu 26 milhões de empregos em um ano de pandemia

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a região da América Latina e do Caribe perdeu 26 milhões de empregos em decorrência da pandemia e começou 2021 com um panorama laboral complexo, agravado por novas ondas de infecções e processos lentos de vacinação que tornam mais incertas as perspectivas de recuperação dos mercados de trabalho.

“O déficit de trabalho formal, por sua vez, provavelmente ficará mais evidente para determinados grupos de trabalhadores, como jovens, mulheres e adultos com menor qualificação, grupos que estruturalmente enfrentam maiores dificuldades para se inserirem em um trabalho formal”, acrescenta o relatório da OIT.

Segundo ainda a OIT, “as perspectivas de recuperação econômica para 2021 são modestas e ainda muito incertas”.

Brasilidade-03 copie 2

23 avril 2021

Literatura infantil : Era uma vez ...histórias para estimular todos os sentidos

Joãozinho Quero-quero. O livro serve como alerta a pais e filhos sobre o problema do consumo excessivo e propõe, de forma divertida e leve, que a família crie momentos de qualidade para que todos possam brincar juntos.

A princesa dos 7 vestidos. Era uma vez uma pequena princesa que por vezes se sentia invisível no reino, caçula de sete irmãos. Um dia, porém, ela descobre um baú cheio de vestidos lindos.

Manifesto do Sonhador. O livro que – assim como os sonhos – é um estímulo a todos os sentidos, é uma exaltação a esse personagem que está dentro de cada um de nós, mas do qual muitas vezes nos esquecemos: o Sonhador.

Contos de cabras e bodes. Recontos da ilustradora mineira Bruna Lubambo a partir de histórias orais de Sekuru Compound Muradzikwa, um mestre contador de histórias do Zimbábue.

Eu era um pastor alemão. Depois de um entrevero fatal com um ovino bastante impertinente, o herói é obrigado a fugir para a floresta. Lá, ele terá de se haver com suas origens mais primitivas, ao lado de lobos cheios de ideias mirabolantes.

Para ler + : Editora Jandaira

slide-1618509877359-8420496479-b83d280707a964cf72997c4710f37e571618509879-1920-1920

20 avril 2021

Arte e cultura: programa do Instituto Tomie Ohtake está com as inscrições abertas

unnamed

Publicité
Publicité
Publicité