Canalblog
Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité

Brasilidade - notícias com um toque brasileiro

7 décembre 2021

Em cartaz: 2021 encerra a agenda de exposições explorando temas como territórios, transformações e natureza

Galeria Vermelho SP

Até 29,01.2022

Individual de Henrique Cesar com a mostra Mosca Branca. O artista parte do entendimento das oposições que compõe a ação do homem sobre os diferentes biomas e a transformação provocada por essas mudanças. Nessa observação do círculo da vida, Cesar investiga não o que a natureza da e toma, mas o círculo da vida construído pelo homem.

unnamed

Pinacoteca SP

Até 21,02.2022

A instalação de Lais MyrrhaO condensador de futuros , é construída a partir da  redução  da  cúpula  do  Senado Federal,  que vai  aparecer  como  se  estivesse  “presa”  no octógono a 1,30m de altura. A intervenção terá um significado indefinido entre abrigo/esconderijo e armadilha; e o público, se assim desejar, poderá atravessar ou adentrar o espaço. O trabalho de Lais Myrrha é marcado por reflexões sobre os territórios, a história, a memória e a política.

Galeria Jacques Ardies SP

Até 22,12.2021

Galeria Jacques Ardies encerra a temporada de 2021 com a Grande Coletiva de Arte Naïf que apresenta trabalhos de 13 artistas brasileiros, e propõe um resgate da produção recente no campo da arte popular nacional, destacando temas da vida cotidiana, experiências pessoais, festas, paisagens campestres e urbanas, além da beleza da natureza.

R

Art Lab Gallery  SP

Até 12,12.2021

Juliana Mônaco encerra sua agenda de 2021 da Art Lab Gallery com a mostra coletiva PORTFOLIO com 120 artistas exibindo mais de 350 trabalhos nos 1000m² de área expositiva da galeria. Mantido o compromisso de servir como porta de entrada a novos artistas no circuito expositivo de arte e cultura, os criativos incluem tanto os representados pela galeria como 100 selecionados através de processo de “open call” via redes sociais.

Pinturas, esculturas, fotografias e jóias de artista se apresentam sem um conceito único. Cada artista exerce livre curadoria sobre seu trabalho tanto na escolha das peças como na forma de exibi-las.

Bruno Goes_PORTFOLIO - Art Lab Gallery (2)

Galeria BASE SP

De 13,12.2021 até 5,02.2022

A BASE apresenta um conjunto de 25 desenhos e pinturas reunido em duas séries com obras do artista Luiz MartinsVestígios Primários, trabalhos em técnica de têmpera acrílica e Mar, composta por obras inéditas, criadas em nanquim e aguada. “Série de desenhos na qual faço uma representação dos fragmentos encontrados em caminhadas pelas areias em busca de entender a potencialidade desses elementos deixados pelos mares em longo de sua trajetória, elementos que para mim representam força, energia e fluidos de ligação entre vida contemporânea e ancestralidade”, comenta o artista.

MAR_Luiz Martins (7)

Publicité
Publicité
6 décembre 2021

Viticultura : nova uva rosada geneticamente modificada será plantada no semi-árido brasileiro

Produtores do Vale do Rio São Francisco se beneficiarão de mais uma variedade de uva rosada - a BRS Melodia – e 450 mil mudas serão plantadas na região semi-árido brasileiro.

A BRS Melodia , irmã da BRS Vitoria, é o resultado da mesma linha de cruzamento e ambas fazem parte do portfólio de uvas sem sementes. A uva pode ser cultivada com poucas alterações de manejo, garantindo duas safras anuais, chegando à marca das 50 toneladas por hectare por ano.

A BRS Melodia tem como características a cor rosada intensa, a ausência de sementes e o sabor de frutas vermelhas.

De acordo com Guilherme Coelho, presidente da Abrafrutas, a BRS Melodia “será um importante ativo para a abertura de novos mercados, como o chinês, e essa uva tem grandes chances de ser uma das variedades-ícones do Brasil para a conquista e manutenção de mercados no exterior”.

Expansão do mercado brasileiro

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas no mundo, porém, exporta somente 2,5% da sua produção. A produção de uvas frescas na região do Vale do São Francisco, localizada nos estados da Bahia e de Pernambuco, tem na exportação de frutas um dos seus pilares de sustentação econômica. Reino Unido, Estados Unidos, Holanda e Espanha são os principais destinos, respondendo por cerca de 90% do volume exportado.

parreira brs melodia

 

Parreira da BRS Melodia / Embrapa

6 décembre 2021

XV Bienal de Cuenca: apostando na sustentabilidade, artista brasileira troca o verde pelo azul

Bienal del Bioceno, Cambiar el verde por azul

De 10,12.2021 até 28,02.2022

Cuenca, Equador

O tema exige reflexão e trocas, pequenas ações e grandes decisões. A 15a edição da Bienal de arte de Cuenca, no Equador, será realizada em cinco lugares diferentes e contará com 34 artistas originários de diversos países.

O Brasil será representado por Maria Thereza Alves cuja obra envolve aspectos da vida atual ou vestígios encontrados no presente que apontam para ações movidas no passado. A fim de destacar a situação dos povos indígenas da América, a artista desenvolve trabalhos que abrangem questões sobre território, patrimônio cultural e história da colonização.

10_05_15bienal_3

2 décembre 2021

Em cartaz no Inhotim : Deslocamentos, narrando encontros e trajetos

A partir de 4,12.2021

A exposição Deslocamentos articula trabalhos pensando processos de representação de lugares físicos e imaginados, com questões relativas à ocupação, ao compartilhamento e à migração entre diferentes territórios.

A coletiva conta com obras de Cerith Wyn Evans, Gordon Matta-Clark, Jorge Macchi, Laura Lima, Matheus Rocha Pitta, On Kawara, Raquel Garbelotti, Rivane Neuenschwander, Rodrigo Matheus, Rubens Mano e Sara Ramo.

A experiência do deslocamento pressupõe a compreensão de que sair de um determinado lugar é um gesto que inaugura um percurso. O desafio de refletir sobre esse percurso remonta aos primeiros viajantes da antiguidade e, por consequência, aos primeiros estrangeiros.

No contexto da globalização deslocar-se passa a ter outro sentido e a provocar novas formas de registro.

Raquel_Garbelotti_a_clareira-1024x691

Crédito : Raquel Garbelotti, A clareira

 

29 novembre 2021

Mudança do clima : Infraestrutura é responsável por 79% das emissões de gases de efeito estufa

Estudos sobre a mudança do clima revelam a influência da infraestrutura na ação climática nos setores de energia, transporte, água, resíduos sólidos, comunicações digitais e prédios. As conclusões indicam que a infraestrutura é responsável por 79% das emissões totais de gases de efeito estufa, além de 88% dos custos totais de adaptação. 

Estima-se que para enfrentar as mudanças climáticas, “os governos precisam repensar radicalmente como a infraestrutura é planejada, projetada e gerenciada, para torná-la adequada a um futuro de baixa emissão e mais resiliente.”

De acordo com especialistas em desenvolvimento “ é essencial investir em infraestrutura sustentável que se adapte às futuras condições climáticas incertas, contribua para a descarbonização da economia, proteja a biodiversidade e minimize a poluição. A infraestrutura sustentável é a única forma de garantir que as pessoas, a natureza e o meio ambiente prosperem em harmonia.”

brasilidade2

Fonte: Pnuma

Publicité
Publicité
29 novembre 2021

Em cartaz : Museu de Arte Sacra de São Paulo celebra as festividades de final de ano com duas exposições

Até 9,01.2022

A mostra E Habitou entre Nós - A Natividade segundo os pintores é composta por 31 telas e relevos de importantes autores como Fulvio Pennacchi, Paolo Veronese, Jorge José Eduardo Vedras, Samson Flexor, entre outros. Um presépio da Ilha da Madeira do século XVIII também faz parte da coletiva.

A individual de Madalena Marques – Nasceu o Menino, a natividade em papel mâché – é composta por treze conjuntos de presépios em papel mâché cujo tema central é a natividade. A partir de pinturas de diferentes autores, tanto nacionais como internacionais, a artista criou reproduções tridimensionais.

MADALENA MARQUES

Imagem : Madalena Marques / MAS

27 novembre 2021

Untitled Art Miami Beach 2021 : artistas brasileiros estarão presentes na edição da feira americana

De 29,11 até 4,12.2021

Ocean Drive e 12th Street, Miami Beach, Flórida

Este ano, mais de 145 galerias e organizações internacionais participarão da edição de Miami Beach da Untitled Art. Para celebrar a 10ª edição, a feira apoia galerias emergentes, coletivos e organizações sem fins lucrativos.

O Brasil será representado pela Portas Vilaseca Galeria que apresentará a produção mais recente de quatro artistas brasileiros. 

Template_Untitled_News_2021

26 novembre 2021

19ª Flip : Inspirada nas plantas e nas florestas edição deste ano busca novas expressões e linguagens

De 27,11 à 5,12.2021

Em formato virtual

Nhe’éry, plantas e literatura. Inspirada nas plantas e nas florestas, a programação deste ano da FLIP trará nomes como Margaret Atwood, David Diop, Han Kang, Adriana Calcanhotto, Ailton Krenak e Alice Walker.

É a partir dessa perspectiva que a Flip se transforma em laboratório e que busca outras expressões, linguagens, perspectivas e mundos. 

Olhando a partir de Paraty – lugar de encontros das águas com a terra –, a FLIP 2021 buscou na floresta a inspiração para este ano: a diversidade, a colaboração em vez da competição, a capacidade regenerativa, a rede de comunicação estabelecida no ar e na terra entre as raízes das árvores e as hifas dos fungos, as alianças formadas por águas, pedras, plantas, ventos, insetos, pássaros e todos os viventes. Chegou a hora de pensar e aprender com as plantas.

Nesse sentido, a programação vai dialogar com criadores, pensadores e conhecedores que têm se voltado para ancestralidades e outros modelos de organização social e visões diferentes do conhecimento. Será então uma Flip em defesa da arte, da vegetação que protege o planeta e, sobretudo, da vida em suas múltiplas configurações.

brasilidade2

26 novembre 2021

Livro em destaque : Mapinguari, a marcha do progresso que incendeia a mata

HQ editada por FTD e WWF-Brasil

O enredo da HQ Mapinguari se passa no Seringal Santo Antonio, no interior do Acre, onde os seringueiros são assediados por negociantes de terras da empresa onde o protagonista José trabalha, na capital Rio Branco.

“A HQ Mapinguari consegue um feito: aborda grandes temas do nosso tempo - a desigualdade social no campo e na cidade, a devastação da Amazônia, as formas sustentáveis de economia, a relação do país com seus povos indígenas - em um enredo absolutamente literário, criação do roteirista de cinema André Miranda”, comenta Bruno Rodrigues, editor de texto da FTD Educação.

capa_mapinguari_alta__002__116300

23 novembre 2021

Violência : Pinte o mundo de laranja, fim da violência contra as mulheres agora

Mobilização internacional ocorre até 10 de dezembro

A campanha Una-se pelo Fim da Violência contra as Mulheres tem como foco visibilizar a complexidade da violência contra as mulheres e meninas.

Estima-se que 11 milhões de meninas podem não retornar à escola por causa da COVID-19, o que aumenta o risco de casamento infantil. Estima-se também que os efeitos econômicos prejudiquem mais de 47 milhões de mulheres e meninas vivendo em situação de pobreza extrema em 2021, revertendo décadas de progresso e perpetuando desigualdades estruturais que reforçam a violência contra as mulheres e meninas.

A campanha da ONU Brasil pede união de esforços e de ações para garantir a vida e a dignidade a todas as mulheres e meninas, inclusive na recuperação da COVID-19. A pandemia exacerbou fatores de risco para a violência contra mulheres e meninas, incluindo desemprego e pobreza, e reforçou muitas das causas profundas, como estereótipos de gênero e normas sociais preconceituosas.

unnamed

Fonte: ONU Brasil

Publicité
Publicité
Publicité