Canalblog
Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité

Brasilidade - notícias com um toque brasileiro

31 mars 2022

Qual será a próxima onda de eólicas flutuantes ?

Os cinco países que podem liderar a próxima onda de eólicas flutuantes são: Irlanda, Itália, Marrocos, Filipinas e EUA.

O Brasil ainda enfrenta barreiras e desafios no que se refere às eólicas offshore. Por enquanto os parques em licenciamento estão assim situados: sete no Ceará, três no Espirito Santo, dois no Piauí, sete no Rio de Janeiro, sete no Rio Grande do Norte e cinco no Rio Grande do Sul.

310648

Publicité
Publicité
30 mars 2022

Não perca no MAM SP em abril: Exposição do grupo Ruptura 70 anos 

Grupo Ruptura 70 anos 

O museu está programando uma exposição histórica, em abril, sobre os 70 anos da exposição do grupo Ruptura, formado por artistas que exibiram sua produção no MAM São Paulo em 1952 e que marcou o início da arte concreta brasileira.

mam sp

Anatol Wladyslaw Naftali 

25 mars 2022

Não perca na Pina Luz : Adriana Varejão: Suturas, fissuras, ruínas

De 26.03 à 1,08.2022

A Pina Luz apresenta  Adriana Varejão: Suturas, fissuras, ruínas,  exposição panorâmica reunindo, pela primeira vez, um conjunto significativo de mais de 60 obras, desde 1985 até 2022.
A seleção dos trabalhos propõe uma narrativa da obra de Varejão, uma das artistas brasileiras mais potentes da atualidade, que evidencia a diversidade e a complexidade de sua produção.
Sua obra põe em pauta o exame reiterado e radical da história visual, das tradições iconográficas europeias e das convenções e códigos materiais do fazer artístico ocidental. Desde suas primeiras pinturas barrocas, a superfície da tela nunca é mero suporte; ao contrário, é um elemento essencial da mensagem da pintura. O corte, a rachadura, o talho e a fissura são elementos recorrentes nos trabalhos da artista desde 1992.  Varejão não tem medo da ruptura e da experimentação.

pina luz

21 mars 2022

Emissões de metano : Você sabia?

Das 135 milhões de toneladas de emissões relacionadas a energia, estima-se que :

-42 milhões de toneladas são de operações de carvão;

-41 Mt de petróleo;

-39 Mt de extração, processamento e transporte de gás natural

-9 Mt de combustão incompleta de bioenergia (principalmente quando madeira e outra biomassa sólida é usada como combustível de cozinha);

-4 Mt vazam de equipamentos de uso final.

Com a inclusão do carvão nos cálculos, a China passou a ocupar a primeira posição como maior emissora, com 28 milhões de toneladas. Em seguida vem Rússia (18 Mt) e Estados Unidos (17 Mt).

A Noruega, por exemplo, tem a intensidade mais baixa do mundo – e se todos os países produtores de petróleo e gás se igualarem a ela, representaria um corte de 90% nas emissões do setor energético.

Fonte: epbr

Pina2 2022 - cópia

 

21 mars 2022

Não perca no MAM Rio: Terra em tempos, fotografias do Brasil

De 26,3 até 17,7.2022

O MAM Rio inaugura dia 26 a exposição Terra em tempos, reunindo 270 obras provenientes das coleções do museu. 

A exposição Terra em tempos se divide em sete núcleos conceituais, que entrecruzam períodos históricos para pensar sobre o Brasil e a imagem fotográfica e estabelece sete eixos temáticos que entrecruzam diferentes períodos para pensar sobre as relações entre a história do Brasil e a imagem fotográfica. 

Os conjuntos fotográficos são divididos nos núcleos conceituais: estrutura, poder e natureza; corpo e sujeito; família, afeto e moradia; trabalho e produção; tecnologia, fotografia e acesso; usos do espaço público e festividades; espiritualidade e mistério.

mam rio

 

MAM Rio

Publicité
Publicité
14 mars 2022

Em cartaz na Art Lab Gallery: Arte e Mulher explora o feminino através de diferentes suportes

Até 19,3.2022

Rua Oscar Freire – São Paulo

Aexposição Arte e Mulher apresenta cerca de 300 trabalhos criados por 100 artistas mulheres de diferentes idades e culturas trazendo suas próprias versões do feminino em suportes variados como pinturas, desenhos, esculturas, fotografias e objetos.

“Distribuídas por toda a extensão da galeria, as obras contemporâneas em multilinguagens, abordam manifestos particulares das mulheres artistas. Um espaço de inflexão para coexistir mulher. Através da ressignificação do feminino, honrar no sangue e no querer, a força e o amor de milhares que vieram antes de nós,” explica a curadora Juliana Mônaco.

Vania Toledo_Art Lab Gallery

 

Vania Toledo / Art Lab Gallery

14 mars 2022

Hidrogênio Verde : Você sabia ?

O Hidrogênio verde é aquele produzido com eletricidade oriunda de fontes de energia limpas e renováveis, como as de matriz hidrelétrica, eólica, solar e provenientes de biomassa, biogás etc. Ou seja, ele é carbono zero: obtido sem emissão de CO2.

E quer saber mais? Empresas brasileiras planejam investir R$ 26 bi para hidrogênio verde no Ceará. Os projetos incluem complexo de geração de energia solar fotovoltaica, parque eólico offshore e planta de eletrólise no Porto do Pecém!

Pina2 2022 - cópia

Fonte: epbr

11 mars 2022

Cinélatino 2022 : Questões sociais são destaque nos filmes brasileiros presentes no festival de cinema de Toulouse

De 25,3 à 3,04.2022

Toulouse - França

O cineasta chileno Patricio Guzmán é o grande homenageado da edição 2022 do festival de cinema Cinélatino na cidade de Toulouse, na França. Os filmes de Guzmán defendem a subjetividade do cinema documentário onde as histórias derrubam as barreiras que as opõem à ficção. 

Mais de 130 filmes estão na programação do Cinélatino 2022. Sete filmes brasileiros estão em competição nas categorias Longas, Documentário e Curtas.

Entre os 12 longas de ficção em competição, dois são brasileiros:

Marte Um de Gabriel Martins. Filme acompanha a história de uma família negra que enfrenta os efeitos das mudanças políticas no Brasil a partir de 2018 e do sonho de um garoto em estudar astrofísica para participar da missão espacial Marte 1.

Rio Doce de Felipe Fernandes. Filme que conta a história de Tiago, jovem trabalhador que descobre a identidade do pai ausente quando conhece as suas meias-irmãs e começa a se questionar sobre a sua própria identidade. Morando em Rio Doce, periferia de Olinda, Tiago luta para encontrar seu lugar no mundo.

Entre os 7 longas-documentário em competição, um representa o Brasil:

Pele de Marcos Pimentel. Como os habitantes das cidades interagem com o que está expresso nos muros e nas paredes ?

Entre os 18 curtas de ficção e documentário em competição, quatro são brasileiros:

Deus me livre de Carlos Henrique de Oliveira e Luis Ansorena Herves. Filmado em junho de 2020, um dos picos da pandemia de covid-19 no Brasil, o curta-metragem acompanha Adenilson e Zeca, dois sepultadores do cemitério de Vila Formosa, em São Paulo, o maior da América Latina e o que mais enterrava vítimas de coronavírus no país.

Fantasma Neon de Leonardo Martinelli. Rodado no Rio de Janeiro, o curta é um musical embalado na moda do Passinho sobre entregadores de comida durante a pandemia.

Sideral de Carlos Segundo. Em Natal, Rio Grande do Norte, o primeiro lançamento de um foguete brasileiro está prestes a acontecer. Um casal mora com os dois filhos perto do centro espacial. Ele é mecânico, enquanto ela é faxineira. Porém, a mulher sonha com outros horizontes.

Romance de Karine Teles. O curta acompanha as diversas fases na vida da protagonista, Juliana, mostrando como mudamos ao longo da vida e temos novas escolhas a fazer, e como o passado pode nos amedrontar em outros momentos. 

fest biarritz

9 mars 2022

Em cartaz na Galeria Base: Este sorriso que em mim emana de Guilherme Almeida

De 15.03 a 23.04,2022

Galeria Base - Alameda Franca SP

A BASE apresenta a individual do artista plástico Guilherme Almeida intitulada Este sorriso que em mim emana, com 35 trabalhos cujas imagens são repletas de poder e autonomia.

Este sorriso que em mim emana, trecho de um poema de Carolina Maria de Jesus que nomeia a exposição, não surge de forma aleatória uma vez que o ‘sorriso’ ao qual se refere a autora sempre inspirou o artista: “Carolina é tudo que é meu trabalho. Ele é sobre isso, é o sorriso da vitória, aquele reflete e inspira as pessoas, aquele que tenta apagar mas um dia ele volta a ascender”. 

As pesquisas de Guilherme Almeida, que possuem como foco central sua experiência pessoal, oferecem o sorriso negro como uma arma contra os preconceitos pré-existentes arraigados na vivência diária dos povos. 

"Este Sorriso que Em Mim Emana, é uma luz, é algo para falar sobre nós, nossa geração, a geração passada, conquistas e aprendizados”, explica o artista. “Eu quero falar das nossas vidas, coisas boas e ruins, mas de uma forma que traga o meu igual para revigorar, que levante a cabeça, que destrua as amarras”, completa Guilherme.

Dona Onete_Guilherme Almeida BASE

 

Guilherme Almeida / Base

8 mars 2022

Livro em destaque: Arte e Fé - Igrejas de São Paulo, do barroco à modernidade

Organizada pelo professor de história da arte brasileira, Percival Tirapeli, e pela jornalista Laura Carneiro, a publicação Arte e Fé - Igrejas de São Paulo apresenta artigos e fotografias de diversas edificações religiosas da cidade de São Paulo analisadas sob a perspectiva da pintura, arquitetura e escultura, do barroco à modernidade.

Arte e Fé - Igrejas de São Paulo

Editado por Unesp, Edições Loyola e Arte Integrada

arte e fé

Publicité
Publicité
Publicité