Canalblog
Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité

Brasilidade - notícias com um toque brasileiro

19 février 2024

Desenvolvimento sustentável : 15ª edição do Prêmio Equatorial

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) recebe inscrições até 26 de fevereiro para a edição de 2024 do Prêmio Equatorial, iniciativa global que reconhece o trabalho de comunidades que contribuem para o desenvolvimento sustentável.

Com o tema “A Natureza pela Ação Climática”, a 15ª edição do Prêmio Equatorial reconhecerá e celebrará iniciativas lideradas por comunidades, povos indígenas e comunidades tradicionais que oferecem soluções climáticas impactantes, restauram e gerenciam de forma sustentável a natureza e a biodiversidade e identificam ações que promovam a economia verde e circular.

Para participar, acesse a página do Prêmio Equatorial em português: https://www.equatorinitiative.org/pt/2024/01/22/equator-prize-2024-call-for-nominations/

Fonte : ONU/PNUD

Publicité
Publicité
19 février 2024

Garimpo ilegal : Os Yanomami e Ye’kwana seguem resistindo contra o garimpo ilegal

A batalha continua: os Yanomami e Ye’kwana seguem resistindo contra o garimpo ilegal e outras atividades predatórias que trazem doenças e violência para o território. Um ano após o  governo federal declarar Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) na Terra Indígena Yanomami o garimpo persiste no território e promove um estrangulamento dos serviços de saúde.

Mesmo que o garimpo tenha desacelerado em 2023, mais de 5 mil hectares foram devastados e a saúde das comunidades indígenas continua vulnerável.

Fonte : Instituto Socioambiental (ISA)

19 février 2024

Biogás Brasil : Setor pode gerar até 800 mil empregos diretos e indiretos

O setor de biogás brasileiro poderia gerar até 800 mil empregos e reduzir a emissão anual de 642 milhões de toneladas de CO2 equivalente no país, se o potencial total de produção for atingido.

Segundo as estimativas, o setor de biogás poderia criar até 800 mil novos postos de trabalho diretos, indiretos no Brasil. Só na Região Sudeste, poderiam ser gerados 238 mil empregos.

Dados da GEF BiogásBrasil mostram que cerca de 642 milhões de toneladas de CO2 equivalente (CO2e) poderiam ser mitigadas todo ano caso esse potencial total fosse atingido, incluindo o uso do biogás em substituição ao diesel, mostrando o impacto positivo do setor no combate à mudança climática.

 

Fontes: GEF Biogás Brasil , ONU Brasil

8 février 2024

Alerta Saúde pública : Campanha de combate à Dengue, Zika e Chikungunya

Estima-se que o Brasil pode contabilizar mais de 4,1 milhões de casos em 2024. Com 135.716 casos prováveis, Minas Gerais é o estado com mais diagnósticos da arbovirose. Em seguida, aparecem São Paulo (61.873), Distrito Federal (48.657), Paraná (44.200) e Rio de Janeiro (28.327).

Pequenos cuidados realizados em casa e no local de trabalho significam atos de prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes  aegypti e de promoção da saúde: 

-Manter o quintal limpo; 

-Recolher o lixo e detritos em volta das casas;

-Limpar os latões e manter as lixeiras tampadas; 

-Não jogar lixo em terrenos baldios, construções e praças; 

-Chamar a limpeza urbana quando necessário;

- Utilizar água sanitária ou cloro em locais com água parada para eliminar larvas do mosquito Aedes aegypti, em locais onde a água não será consumida, como água de piscina desativada, vaso sanitário sem uso frequente, ralos internos, bandejas de geladeira ou ar condicionado.

Curiosidades sobre o Aedes aegypti

1- O Aedes aegypti ataca os seres humanos durante o dia, em especial nas primeiras horas da manhã e à tardinha. Preferem picar os tornozelos e os pés e a picada não é dolorida nem dá coceira;

2- A picada do Aedes contaminado pode transmitir a Dengue, Zica, Chikungunya e, mais raro, a febre amarela;

3- O voo desta espécie é em média 1.20 metros de altura;

4- Este mosquito prefere ficar em lugares escuros, se esconde nas horas de maior calor, suporta temperaturas de 5º a 42º;

5- Se alimenta de frutas e vegetais adocicados;

6- Somente a fêmea transmite a dengue.

Os sintomas da dengue 

 Os sintomas da dengue clássica duram em média sete dias. A febre é alta e súbita entre 39º e 40º, dor de cabeça e dores no corpo principalmente nas articulações, indisposição, náuseas e vômitos.

A Dengue hemorrágica é quando a doença evolui para alterações na coagulação sanguínea. Pode levar à morte e ocorre quando a pessoa é infectada pela segunda ou terceira vez.

A Síndrome do choque da dengue é a forma mais grave da doença, podendo levar a problemas cardíacos, hepáticos, neurológicos, digestivos e derrame pleural, e até mesmo à morte.

cuidados-400x303

 Fontes : Ministério da Saúde, Jornal da USP

 

 

 

 

 

 

2 février 2024

Economia global : Crescimento econômico deve desacelerar em 2024

A perspectiva econômica para 2024 prevê uma deterioração do crescimento econômico e a projeção é de que o PIB da América Latina e do Caribe cresça apenas 1,6% devido os impactos prolongados das taxas de juros mais altas e a desaceleração da demanda externa.

A escalada dos conflitos e os desastres climáticos crescentes também representam desafios significativos para o crescimento global.

A América Latina continua enfrentando o desafio crucial de implementar políticas macroeconômicas e industriais contracíclicas ativas para impulsionar o crescimento e o investimento, expandir o bem-estar social e criar resiliência.

Fonte : ONU

Publicité
Publicité
2 février 2024

Porta-contêineres: Navio movido a biometano chega ao Brasil

O Grupo CMA CGM, player global em soluções marítimas, terrestres, aéreas e logísticas, anunciou a chegada do CMA CGM BAHIA como o primeiro porta-contêineres movido a gás natural liquefeito (GNL) a escalar um porto no Brasil e na Costa Leste da América do Sul no Terminal Rio Brasil, no Rio de Janeiro, em 18 de janeiro de 2024. Com 13 mil TEU, o porta-contêineres também está entre os maiores navios que fazem escala em toda a região. Após escalar o Terminal Rio Brasil, o CMA CGM BAHIA fará escala nos portos brasileiros de Santos, Navegantes, Rio Grande e Paranaguá.

O CMA CGM BAHIA pertence a uma nova geração de seis embarcações com motores “prontos para biometano e e-metano” e um design aerodinâmico inovador. Estas embarcações movidas a gás bicombustível funcionam com GNL, melhorando a qualidade do ar ao evitar até 99% das emissões de enxofre, 92% das emissões de óxido de nitrogênio e 91% de partículas.

Fonte : Grupo CMA CGM

2 février 2024

Meio-ambiente : Riscos ambientais predominam na próxima década

De acordo com o WWF e o FEM os eventos climáticos extremos e as mudanças críticas nos sistemas terrestres são as maiores preocupações que o mundo enfrentará na próxima década. Embora a má informação e a desinformação sejam vistas como o maior risco a curto prazo nos próximos dois anos, os riscos ambientais predominam em um período de dez anos.

O Relatório de Riscos Globais 2024 do FEM conclui que os riscos ambientais continuam a dominar o cenário de riscos, com dois terços dos especialistas globais preocupados com eventos climáticos extremos em 2024. Condições meteorológicas extremas, mudanças críticas nos sistemas terrestres, perda de biodiversidade e colapso de ecossistemas, escassez de recursos naturais e a poluição representam cinco dos 10 riscos mais graves que serão enfrentados na próxima década.

Fonte : WWF

22 janvier 2024

Brasilidade: 2024 chega com novidades e exposições abordando diferentes linguagens artísticas

MAM Rio: Lugar de estar - o legado Burle Marx 

A exposição propõe novas leituras sobre o acervo documental do trabalho de Roberto Burle Marx (1909-1994) e de seus colaboradores, no escritório onde foram concebidos mais de 2 mil projetos paisagísticos entre os anos 1930 e 1990.“Lugar de estar” se constrói a partir de projetos urbanísticos, estudos, croquis, desenhos, e fotografias do paisagista assim como obras dos artistas João Modé, Luiz Zerbini, Maria Laet, Mario Lopes, Rosana Paulino e Yacunã Tuxá. 

Até 26 de maio

Instituto Tomie Ohtake: Manto Tupinambá de Glicéria Tupinambá 

O manto costurado por Glicéria Tupinambá e sua aldeia faz parte da pesquisa da artista ao investigar o papel do manto na cosmologia de seu povo, assim como o longo processo coletivo de composição dessa peça: uma trajetória de conexão com sua ancestralidade, envolvendo sonhos, mapas, iconografias, textos e viagens.
Até 28 de janeiro

ito

Glicéria Tupinambá | Manto Tupinambá, 2021.

Coleção da Aldeia Tupinambá da Serra do Padeiro, Bahia.

IMS : As Metamorfoses de Madalena Schwartz

A exposição apresenta o ensaio no qual a fotógrafa Madalena Schwartz registrou travestis e transformistas que frequentavam a cena alternativa de São Paulo, nos anos 1970. Na mostra, há retratos de nomes como Ney Matogrosso e integrantes do grupo Dzi Croquettes.

Galeria do Lago: Corpo Formoso de Yoko Nishio

Situada no Museu da República do Rio de Janeiro, a exposição Corpo Formoso apresenta 11 pinturas inéditas da artista carioca Yoko Nishio.

Até 10 de março

Galeria Millan: O Legado Experimental e Surge et veni

A mostra O Legado Experimental apresenta obras de várias artistas e evidencia as contribuições das mesmas para a transformação do cenário artístico nacional e suas influências na produção das artistas contemporâneas.

A mostra Surge et veni, coletiva de obras de seis jovens pintores contemporâneos, destaca a diversidade com a qual cada artista, com seus próprios conjuntos de referências, constrói suas imagens.

Até 24 de fevereiro

Museu de Arte Sacra: Santa Ana em São Paulo-devoção refletida na arte

A mostra, composta por 80 itens do acervo da instituição, proporciona uma visão abrangente das diferentes representações de Santa Ana, explorando sua presença na arte sacra através de esculturas, pinturas e documentos iconográficos assim como a evolução de sua imagem ao longo do tempo. A exposição também explora a devoção popular à padroeira, destacando a profundidade do culto e sua conexão com a identidade religiosa dos paulistanos e mergulha na história da relação entre Santana e a cidade.

Até 28 de abril

Sant'Ana Mestra - Aleijadinho _Século XVIII

 

Sant'Anna Mestra - Aleijadinho

Galeria Athena: Necessidade Vontade Desejo

Situada em Botafogo, no Rio de Janeiro, a galeria apresenta uma coletiva que reúne cerca de 50 obras de diversos artistas que compartilham referências ao universo culinário/gastronômico nas suas realizações. Esculturas, fotografias, pinturas, vídeos e objetos traduzem diferentes possibilidades de leitura, como social, artística, política, religiosa e histórica.

22 janvier 2024

Audiovisual: Festival de Cinema "Saúde para Todas as Pessoas"

Iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Festival de Cinema "Saúde para Todas as Pessoas" apoia uma nova geração de cineastas e jovens produtores de vídeos para defender e promover questões relacionadas ao acesso universal à saúde. 

A 5ª edição do Festival cobre três temas principais: Cobertura Universal de Saúde, emergências de saúde, e saúde e bem-estar para todas as pessoas. 

90 filmes serão selecionados para exibição permanente no canal da OMS no YouTube a partir de abril de 2024, e 7 filmes serão premiados em um evento que será realizado em junho deste ano na sede da Organização em Genebra, na Suíça. 

O prazo para inscrições é 31 de janeiro de 2024.

Para saber +: https://www.who.int/es/news-room/articles-detail/how-to-apply-for-the-health-for-all-film-festival (em inglês ou espanhol). 

13 décembre 2023

Brasilidade destaca: Programação artística para encerrar 2023 desafia as expectativas tradicionais

Na Casa de Cultura do Parque : Rômulo Froés e Rodrigo Campos

Dia 16 de dezembro de 2023 às 17h

Os dois músicos apresentam no próximo sábado um ensaio musical, aberto ao público, onde serão mostrados diversos repertórios e, entre eles, faixas do seu novo disco, Elefante (2023). O projeto é o lançamento do primeiro disco da dupla que apresenta uma atmosfera densa, em que a percussão é secundária à voz e às cordas.

 No Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial : Ana Holck

Até 24 de março de 2024

Entroncados, Enroscados e Estirados é o título da exposição de Ana Holck no Paço Imperial do Rio de Janeiro. São oito obras que exploram a interseção entre escultura e pintura, utilizando tubos de porcelana e fitas de aço inox maleável, que desafiam as expectativas tradicionais da cerâmica.

Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial

Praça XV, 48 - Centro, Rio de Janeiro, RJ

No Instituto Tomie Ohtake : Yente Del Prete

A exposição Yente Del Prete - Vida virtuosa, realizada em parceria com o Malba, da Argentina, traz um conjunto único de obras de Yente e Juan Del Prete. A mostra apresenta trabalhos do casal de artistas argentinos que compartilharam a vida juntos por mais de 50 anos. A exposição é composta de 100 obras, entre pinturas, esculturas, tapeçarias e desenho produzidos entre as décadas de 1930 e 1980.

Nas Pinas Estação, Luz e Contemporânea

Com programação artística diversificada, vale a pena visitar as Pinacotecas paulistanas neste final de ano e contemplar as produções de artistas diversos, entre brasileiros e estrangeiros.

Eixos, retrospectiva da carreira do artista fluminense Jarbas Lopes.

Alguria, conjunto de obras e propostas conceituais do artista Montez Magno.

O Futuro não é um Sonho, vídeos, fotografias e instalações de Cao Fei.

Sinfonia das Cores, instalação de Sonia Gomes.

Mirabilia, panorama dos 40 anos de produção (pinturas, gravuras e desenhos) de Alex Cerveny.

Ao Vivo, exposição da artista argentina Marta Minujin.

Revoada, pinturas e instalações inéditas do artista Antonio Oba.

No MASP : Video-instalação Quipu Mapocho de Cecilia Vicuña

Até 11 de fevereiro de 2024

A video-instalação Quipu Mapocho foi concebida por Cecilia Vicuña como um gesto para recuperar a memória do Vale do Mapocho, no Chile, como um lugar sagrado na história e cultura indígena. A obra registra uma série de performances da artista ao longo do rio, que trazem perspectivas sobre a vida, a morte, a cultura, a memória e a história deste território.

A produção da chilena Cecília Vicuña Ramírez caminha pelo eco-feminismo e sua arte perpassa várias dimensões que envolvem a terra. Ao articular poesia, vídeo, pintura e ritual, a artista resgata conhecimentos indígenas, poder das mulheres e os saberes dos seres da floresta. 

Na NONADA ZN no Rio de Janeiro : Caos Primordial e Nada mais disse

Até 16 de abril de 2024

Caos primordial, coletiva que reúne mais de 40 artistas, apresenta cerca de 80 obras (pinturas, esculturas, fotografias, instalações e vídeos). Neste diálogo artístico a abstração emerge como ruptura/separação entre concepções e pensamentos tradicionais. As obras convidam a explorar as dobras entre o caos e a ordem, transformando a estética em uma ferramenta que transcende os limites.

NONADA_CAOS_PRIMORDIAL_Siwaju

Nada mais disse, individual de Raphael Medeiros, no Galpão da NONADA ZN, apresenta uma video-instalação onde o autor explora e transcende a linguagem cinematográfica.

NONADA_RAPHAEL_MEDEIROS - NADA_MAIS_DISSE-Cena Dois

Na Caixa Cultural : Giovani Caramello

O escultor brasileiro Giovani Caramello selecionou para a exposição Hiper-Realismo no Brasil dez obras - feitas com materiais diversos – onde ele retrata nas figuras de idosos, adultos e crianças as suas inquietações relativas à fragilidade do ser humano diante da passagem do tempo.

Na Galeria Movimento : Mateu Velasco

Até 13 de janeiro de 2024

Ponto Cego, individual que reúne a produção recente do artista a partir de exercícios do olhar que articulam estas imagens captadas nas pausas, nos momentos em que a visão se desvirtua do foco e se concentra no instante.

ponto cego

Publicité
Publicité
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 200 > >>
Publicité