Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
16 mars 2023

No visor de Brasilidade : Imagens e instalações interativas movimentam o cenário cultural atual

No MIS: Três exposições sobre o radio e a fotografia

A exposição joga luz sobre o brasileiro Padre Landell responsável pela invenção do que viria a ser o radio. 

Radio no Brasil celebra o centenário da primeira transmissão nacional do radio. A mostra apresenta uma completa linha do tempo interativa de aparelhos e modelos que se popularizaram no Brasil ao longo dos anos.

Caminhos da mente e da lente, exposição do fotografo Rudi Böhm, apresenta ideias e reflexões que criam uma narrativa ou um caminho entre a lente e a mente.

No MAM : Cala a Boca Ja Morreu! De Ana Teixeira

Até 28 de maio

A instalação é fruto de uma pesquisa que a artista realiza desde 2019, a partir da escuta de mais de uma centena de mulheres. Historicamente, a fala das mulheres sempre foi reprimida. É mais comum que mulheres sejam interrompidas, seja em reuniões de trabalho ou mesmo durante o lazer, do que homens. Tudo se passa como se elas não fossem capazes de seguir com seus argumentos. Além de enfrentar a violência física, o trabalho de Ana Teixeira discute a violência verbal contra a mulher.

Depois de fotografar as mulheres entrevistadas, a artista desenhou algumas delas segurando placas com dizeres que reforçam a necessidade de romper com a dominação masculina, para que todos os gêneros sejam tratados de modo respeitoso e igualitário. Ela dá voz às mulheres cis, trans e travestis, lembrando que não é admissível que elas sejam caladas.

Na Galeria Movimento : Pedra Afiada de Edu Monteiro 

A mostra reúne trabalhos recentes inéditos e séries anteriores conectadas em torno do conceito de “Antropoceno”, esta nova época geológica marcada pela ação humana, que acelera radicalmente os ritmos terrestres. São obras em equilíbrio precário, que transitam entre fotografia, vídeo, performance, objetos escultóricos e revelam esse novo tempo de habitat ferido. Para a maioria dos pesquisadores do assunto, sem ações urgentes, nosso destino se encaminha para um ponto irreversível. Diante dessa realidade somos obrigados a equilibrar-nos, achar nosso ritmo, ponto de equilíbrio nessa dança tectônica.
Duas séries dão a tônica da exposição. A primeira é “Paisagem Vertical”, contemplada com o primeiro lugar no XVI Prêmio Marc Ferrez de Fotografia. A série apresenta uma cartografia pessoal que subverte a representação comum do espaço, um encontro de temporalidades. A outra série, inédita ao público, dá prumo à mostra é apresentada através da instalação “Caixas de Memórias Ancoradas na Pele”, finalista do prêmio nacional de fotografia Pierre Verger 2019.
Com matérias recorrentes em sua poética, Edu mistura ferro, couro, madeira, pedra e outros elementos marcados pelo tempo, pelas fusões e metamorfoses terrestres. Desde as primeiras pedras lascadas, afiadas pelos hominídeos que começaram a alterar as relações de sobrevivência entre os animais e a terra, passando pelas invasões coloniais, revolução industrial, os ritmos aceleraram vertiginosamente.

edu monteiro

Na Japan House : Essência, Jardim Interior de Atsubobu Katagiri

Até 30 de abril

Instalação botânica do artista mestre em Ikebana Atsunobu Katagiri é um convite a um momento de contemplação na agitada Avenida Paulista, dando a oportunidade para que os visitantes possam refletir sobre a presença essencial da natureza em todos os âmbitos da vida.

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité