Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
4 juin 2021

Cultura: pinturas, esculturas, fotografias e artes visuais são os destaques da agenda cultural

O MASP apresenta até 30 de janeiro de 2022 a exposição Conceição dos Bugres: tudo é da natureza do mundo que reúne 113 obras da artista e enfatiza o papel das mulheres para a linguagem escultórica no Brasil. 

Conceição foi uma artista ímpar para a história da escultura no Brasil, reconhecida por sua produção dos chamados “bugres”, trabalhos geralmente esculpidos em madeira e cobertos por cera de abelha ou parafina e tinta, mas que também podem ser feitos em pedra sabão e arenito.

O MAM de São Paulo apresenta Desafios da modernidade - Família Gomide-Graz nas décadas de 1920 e 1930 até 25 de agosto de 2021.

A exposição homenageia a família Gomide Graz, pioneira na introdução de composições geométricas abstratas no Brasil por meio de objetos utilitários. A mostra reúne obras de Regina Gomide Graz, Antônio Gomide e John Graz, provocando um diálogo entre artes visuais e design enquanto vertente moderna brasileira oriunda da Semana de 22, mas pouco conhecida atualmente.

O IMS Rio inaugura a retrospectiva Arquivo Peter Scheier. A mostra, em cartaz até 31 de outubro de 2021, apresenta a obra do fotógrafo que registrou eventos marcantes da história do país, como a construção de Brasília e a 1ª Bienal de São Paulo.

A exposição é resultado de uma pesquisa de dois anos no acervo do fotógrafo, que está sob a guarda do IMS e possui cerca de 35 mil negativos. A obra de Scheier foi pautada "pelas transformações que marcaram o fotojornalismo internacional a partir de 1930, por soluções formais modernas e por compromissos comerciais. Seu arquivo, como um todo, revela as ambiguidades do projeto de modernização do país nos anos 1950."

Galeria Millan de São Paulo apresenta até 26 de junho de 2021, a exposição A ressignificação da forma dessignificada, primeira individual do artista Paulo Whitaker na galeria. 

A mostra reúne um conjunto de 8 pinturas em óleo em grande formato acompanhadas de um grupo de menor tamanho, elaborados durante uma residência artística na Art Farm Project, em São Paulo, em outubro de 2019, que revisitam pesquisas realizadas pelo artista em torno da relação entre a pintura e o desenho.

 unnamed

Paulo Whitaker, Sem título, 2021, óleo sobre tela, 190 x 150 cm

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité