Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
26 mai 2021

Lixo plástico: Brasil despeja por ano milhares de toneladas de lixo plástico no oceano

O Brasil, maior produtor de plásticos da América Latina, é também um grande poluidor contribuindo com mais de 325 mil toneladas de lixo plástico jogadas no oceano, incrementando um tipo de poluição que além dos impactos ambientais, traz consequências negativas também para a atividade pesqueira e para o setor turístico.

Em 2020, a pandemia por COVID-19 aumentou drasticamente a demanda por entrega de alimentos no Brasil e consequentemente a utilização de embalagens não sustentáveis. Segundo levantamentos junto ao setor de entregas, o mesmo teve um crescimento, em 2020, de 63%. O aumento dos pedidos de entrega também aumentou o consumo de itens descartáveis plásticos. O Brasil produz anualmente 3 milhões de toneladas de plásticos de uso único, dos quais 13% são produtos como pratos, copos, talheres, sacos plásticos e canudos. Isso equivale a 200 bilhões de itens descartáveis por ano. A maioria desses itens não é reciclada, pois não tem valor econômico para a cadeia de reciclagem e, portanto, transformam-se em lixo e poluição.

Porém, segundo uma pesquisa realizada pelo Ipec, uma boa parte dos consumidores (72%) está incomodada com a quantidade de intens de plástico descartável que recebem nas entregas de comida pronta por aplicativo, e quer alternativas. Mas para isso é necessário que as empresas ofereçam seu serviço sem plástico e sem custo adicional.

Iniciativas para substituir o plástico no Brasil

Copinhos de mandioca ou fibra de bambu

Por ser um material biodegradável, os produtos podem ser levados a composteiras.

Talheres comestíveis e biodegradáveis de amido de milho

Os talheres são preparados com uma mistura de farelo de sorgo, arroz e trigo, depois cozidos em moldes.

Canudos de tudo quanto é material

Sejam de papel ou produtos biodegradáveis, os canudinhos vêm seguindo a linha de produtos comestíveis (de açúcar, por exemplo) ou compostáveis (de trigo). Também há a alternativa de utilizar um canudos em aço inox ou vidro, ambos laváveis e reutilizáveis.

Embalagens à base de fibra de côco

Bio-compatíveis, são feitas através do reaproveitamento da casca do côco verde.

mandioca-engenharia-360-5-600x448

 

Imagem: Ja fui mandioca !

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité