Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
28 décembre 2020

Crise da COVID-19 : milhões de pessoas estão desocupadas por falta de oportunidades na América Latina

Nos últimos 10 meses, os mercados de trabalho da América Latina e do Caribe retrocederam pelo menos 10 anos e a crise está longe de acabar, disse o diretor regional da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Vinícius Pinheiro, ao apresentar a nova edição do relatório Panorama Laboral. O documento retrata o impacto sem precedentes da crise da COVID-19.

O relatório Panorama Laboral 2020 registra um forte aumento da taxa de desocupação, que subiu 2,5 pontos percentuais em relação ao ano anterior, passando de 8,1% para 10,6%. Isso significaria que o número de pessoas que procuram emprego e não encontram aumentou em 5,4 milhões e chega a 30,1 milhões.

O relatório da OIT alerta que, em um cenário de crise tão abrupta, a contração do emprego foi particularmente significativa em setores de serviços como hotelaria (-17,6%) e comércio (-12%). Por outro lado, observa-se também que a crise da saúde afetou fortemente o emprego na construção (-13,6%) e na indústria (-8,9%). A menor queda na ocupação foi observada na agricultura (-2,7%).

O relatório termina com uma reflexão sobre as políticas que podem contribuir para a recuperação do emprego após a crise, incluindo a necessidade de repensar o modelo de inserção econômica internacional, do desenvolvimento tecnológico com sustentabilidade ambiental, da promoção do empreendedorismo e da formalização, e de contar com políticas de emprego que respondam às novas realidades.

Fonte : ONU

Brasilidade-03 copie 2

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité