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Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
4 novembre 2020

Fake news: ingenuidade e preguiça cognitiva, dois ingredientes responsáveis pela propagação das fake news no Brasil

Às vezes, informações falsas são divulgadas apenas por diversão, mas, mais freqüentemente, são divulgadas por um motivo mais profundo, que pode ser de natureza política, econômica, ideológica ou religiosa. O público também é responsável pela divulgação de notícias falsas. O Brasil, grande usuário de redes sociais e do aplicativo WhatsApp, sofre de preguiça cognitiva e necessita, com urgência, de uma alfabetização midiática.

O relatório de 2019 do Reuters Institute Digital News Report demonstrou que o WhatsApp se tornou a principal rede social de discussão e troca de notícias no país. No Brasil, 58% dos usuários do aplicativo fazem parte de grupos com desconhecidos.

Esse levantamento revelou uma tendência que reflete como os aplicativos de mensagem podem ser usados facilmente para compartilhar informações em larga escala, potencialmente encorajando a disseminação de desinformação. Outra descoberta do estudo foi que pessoas que usam grupos de WhatsApp e Facebook confiam menos em notícias e possuem maior propensão a lerem sites partidários de notícias. O relatório demonstrou que o descompasso entre credulidade e desconfiança pode ser explicado pelo baixo índice de alfabetização midiática dos brasileiros que não sabe distinguir o verdadeiro do falso.

Mesmo se em 2018, 24 mídias brasileiras decidiram criar um coalisão, batizada projeto COMPROVA, para detectar informações falsas no noticiário, a luta contra as fake news deveria ter como prioridade a alfabetização digital. 

A educação virtual, segundo especialistas do fact-checking, é uma arma importante para detectar informações falsas no noticiário. Essa alfabetização deve contar com esforços de vários setores da sociedade: imprensa, escola, família e das políticas públicas.

Desde junho de 2020 a ONU Brasil vem lançando campanhas que propõem uma mudança de comportamento e novo uso das redes sociais no combate ao crescente impacto da desinformação.

Parte desta iniciativa é a PAUSE : desde o dia 21 de outubro, usuários de redes sociais têm sido incentivados a fazer uma pausa antes de compartilhar qualquer informação online, sob as hashtags #PrometoPausar e #PenseAntesDeCompartilhar.

Brasilidade-03

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