Canalblog
Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
30 juillet 2020

Maurício Ye’kwana : novo porta-voz dos Yanomami prossegue com a campanha #ForaGarimpoForaCovid

Maurício Ye’kwana, um dos diretores da Hutukara Associação Yanomami, assume como porta-voz defensor dos direitos indígenas e vem exigir a retirada dos 20 mil garimpeiros ilegais da Terra Indígena Yanomami através da campanha ForaGarimpoForaCovid

“É urgente retirar os garimpeiros de lá. Já temos centenas de casos em nossas terras! A Covid-19 chegou com um parente que teve contato com garimpeiros. Eles continuam subindo os rios, de barco, e levando o coronavírus para dentro das comunidades. No caminho, os indígenas ficam curiosos, se aproximam e se expõem ao perigo. Outro problema são os pólo-base. Os garimpeiros vão atrás de atendimento nesses postos de saúde dos indígenas e levam a Covid-19 junto. Mas, mesmo com a invasão, os Yanomami e Ye’kwana têm tentado se proteger. Na minha região, Auaris, os agentes de saúde só podem atender os indígenas depois de 15 dias de quarentena. Além disso, muitos indígenas, sobretudo os mais velhos, deixaram suas aldeias e foram se isolar em acampamentos na floresta. Vamos seguir nessa luta pela desintrusão de nossas terras até que elas fiquem livres de invasores. Digo a todos vocês: muito obrigado por terem assinado a nossa petição. E peço que sigam do nosso lado, chamando cada vez mais gente para estar do nosso lado.”

Para assinar a petição : https://foragarimpoforacovid.org

unnamed

Crédito: Maurício Ye’kwana / André Villas-Boas/ISA

Publicité
Publicité
30 juillet 2020

Mata Atlântica : a situação ambiental dos municípios da Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica realiza nesta quinta (30) o webinar 'Planejamento territorial nos municípios da Mata Atlântica'. O evento tem como objetivo apresentar um importante instrumento para auxiliar na tomada de decisão de gestores públicos sobre a situação florestal, fundiária e do uso e ocupação do solo em 117 municípios da Mata Atlântica. Participe!

O evento acontece dias após a divulgação do novo Inventário Florestal do estado de São Paulo, pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), que apontou um aumento de quase 5% na cobertura de áreas de vegetação nativa.

Além dos gestores públicos, a participação do cidadão também é fundamental para mantermos a luta pela conservação do bioma. O evento será transmitido pelo Facebook, LinkedIn e YouTube da ONG As inscrições para evento devem ser feitas pelo Sympla – quem se inscrever concorrerá a produtos da SOS Mata Atlântica.

O Novo inventário florestal de SP divulgado recentemente mostra aumento de 4,9% na cobertura de vegetação nativa. O estudo mostra que o estado possui 5.670.532 hectares de vegetação nativa em vários estágios de recomposição, o que equivale a 22,9% do território paulista. No último Atlas da Mata Atlântica, feito pela SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São Paulo apareceu entre os nove estados no nível do desmatamento zero no período 2018-19.

A Mata Atlântica está presente em 17 estados brasileiros e, de sua área total, restaram somente 12,4%

“A Lei da Mata Atlântica sofre enormes pressões no âmbito federal, com um despacho do ministro do meio ambiente para anistiar desmatadores da Mata Atlântica e com um decreto que a gente interceptou na Casa Civil que quer reduzir os limites do bioma”, ressaltou Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica.

Brasilidade-03

Crédito: Fundação SOS Mata Atlântica

29 juillet 2020

Melhoramento genético : Brasil e Canadá formalizam cooperação na área agrícola

Edição gênica, agricultura de precisão, cereais e mudanças climáticas estão entre as áreas de pesquisa priorizadas pela parceria.

A Embrapa e o Agri-Food Canada (AAFC) assinaram no dia 22 de julho de 2020 Memorando de Entendimento (MOU) que formaliza a cooperação técnica entre as duas instituições. 

O MOU consolida uma parceria que já existe desde meados dos anos 2000 nas áreas de melhoramento genético de trigo e mudanças climáticas, e abre portas para novas pesquisas e inovações em campos avançados da ciência, como edição gênica e agricultura de precisão.

Durante a formalização da cooperação, foram apresentadas ações de PD&I desenvolvidas entre a Embrapa e o AAFC. A primeira, exposta por Beata Madari, pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão, envolveu estudos colaborativos para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, entre os quais destacam-se: o desenvolvimento de ferramentas e modelos moleculares para medir e reduzir as emissões de gases de fertilizantes usados na agricultura e aumentar o sequestro de carbono em solos agrícolas e a adaptação de alimentos com tolerância a estresses climáticos.

Na segunda, Brent McCallum, pesquisador do AAFC,  apresentou as pesquisas voltadas ao melhoramento genético de trigo, com foco no desenvolvimento de plantas de trigo da variedade Toropi com resistência à ferrugem da folha do trigo, uma das doenças mais nocivas a essa cultura, capaz de causar perdas de 50% no rendimento de grãos. 

Brasilidade-03

Fonte: Embrapa

29 juillet 2020

Histórias indígenas: MASP propõe seminário para discutir a riqueza de materiais indígenas

A partir de hoje, das 11h às 15h30, o MASP promoverá o seminário "Histórias indígenas", que será transmitido ao vivo por meio do perfil do MASP no YouTube e contará com tradução em libras. 

Trata-se do terceiro seminário de um projeto de longo prazo que antecipa o eixo temático de 2023, que será inteiramente dedicado às "Histórias indígenas". No ano em questão, todas as exposições, palestras, oficinas e publicações do MASP girarão em torno do assunto. 

Os seminários se propõem a apresentar e discutir a riqueza e a complexidade de materiais indígenas e culturas imateriais, suas filosofias e cosmologias, além dos desafios e das possibilidades de trabalhar com esses campos, sobretudo no contexto de um museu. 

Confira a programação completa em: https://masp.org.br/seminarios/historias-indigenas-2020.

Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU), 'Sem título', 2020, acervo MASP, doação dos artistas, no contexto da exposição Histórias da dança, 2020

Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU), "Sem título", 2020, acervo MASP

15 juillet 2020

42º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos: inscrições abertas

Considerado entre as mais significativas distinções jornalísticas do país, o Prêmio Vladimir Herzog tem abrangência nacional e reconhece, ano a ano, trabalhos que valorizam a Democracia e os Direitos Humanos. A iniciativa conta com o apoio do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).

04_Whatsapp_42-premio-jornalistico-vladimir-herzog-600x600 (1)

Publicité
Publicité
14 juillet 2020

Pantanal: um patrimônio que precisa ser valorizado e preservado

Registrar, documentar e valorizar a cultura e a natureza pantaneiras em prol da preservação. Essa é a proposta da Documenta Pantanal, iniciativa que desenvolve ações multimídias como exposições, livros, vídeos e documentários para celebrar a beleza e a biodiversidade desse ecossistema brasileiro, além de chamar a atenção da sociedade para a urgência em conhecer e preservar esse patrimônio.

Com vasto acervo produzido desta que é a maior área alagada do planeta em extensão contínua, Araquém AlcântaraJoão Farkas e Luciano Candisani são participantes da Documenta Pantanal. O olhar sensível desses artistas contribui para ilustrar e exemplificar a exuberância do Pantanal, sua fragilidade e a necessidade de urgente conservação.

Para saber + : https://www.sp-arte.com/galerias/documenta-pantanal

emvm5qgfvq

 

Foto: Luciano Candisani

14 juillet 2020

Fora garimpo, Fora Covid : O líder Dário Kopenawa se encontrou com o vice-presidente general Hamilton Mourão

Em meio à pandemia de Covid-19, o líder Yanomami Dário Kopenawa viajou de Boa Vista até a capital do país para levar a mensagem dos Yanomami e Yek'wana e se encontrar com o vice-presidente brasileiro.

Na reunião da ultima sexta-feira, solicitada pela deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR), o Vice-Presidente se comprometeu a reabrir as quatro Bases de Proteção Etnoambiental (Bapes), que funcionam como postos de fiscalização e controle dentro da terra indígena. E disse a Dario e à deputada que estuda a possibilidade de uma desintrusão do garimpo da TIY, porém, não deu mais detalhes ou explicou quando e como isso acontecerá.. 

No mesmo dia, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), a pedido do Ministério Público Federal (MPF), determinou a retirada dos garimpeiros da Terra Indígena Yanomami. Com isso, as autoridades têm um prazo de cinco dias para apresentar um plano emergencial de retirada dos invasores.

Porém, a campanha Fora Garimpo Fora Covid continua recolhendo assinaturas. A petição conta atualmente com 339.803 assinaturas e ainda precisa de 11 mil.

Para assinar acesse: https://foragarimpoforacovid.org

Brasilidade-03

14 juillet 2020

MAM Rio de Janeiro : Cinemateca comemora 65 anos

A Cinemateca comemora 65 anos e nesta ocasião apresenta parte do seu acervo de filmes brasileiros e estrangeiros através da plataforma Vimeo. 

A cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio é considerada o maior centro de documentação de cinema do país e foi responsável pelo desenvolvimento cultural de diversas gerações de cinéfilos, cineastas, preservadores audiovisuais e daqueles interessados na história e na memória do cinema. 

Assista gratuitamente os filmes em www.vimeo.com/mamrio. 

unnamed

 

8 juillet 2020

Cultura : MAM completa 72 anos com uma programação online especial

Ao longo do mês de julho, o MAM traz conteúdos históricos e atividades inéditas norteadas por temas que reforçam o pioneirismo da instituição: o moderno e o contemporâneo, artistas mulheres, missão pedagógica, cultura afro-brasileira e o momento atual.

Para inaugurar a programação especial na primeira semana de julho, o museu homenageia a produção de artistas mulheres com conteúdos sobre exposições emblemáticas que já fizeram parte da programação.

A retrospectiva A Contribuição da Mulher às Artes Plásticas do País, mostra realizada em 1960, destacou de forma histórica a relevância de artistas como Tarsila do Amaral, Lygia Clark, Judith Lauand, Anita Malfatti, Tomie Ohtake, Ione Saldanha e Amélia Toledo.

Na mostra O útero do mundo, de 2016, a curadora Veronica Stigger reuniu 280 obras de 120 artistas do acervo, como Sandra Cinto, Keila Alaver, Nazareth Pacheco, Claudia Andujar e Shirley Paes Leme, e recorreu a três conceitos extraídos da obra de Clarice Lispector para pensar a mostra: Grito ancestral, Montagem humana e Vida primária. 

A exposição A Mão Afro-Brasileira, coletiva histórica realizada em 1988, será relembrada no conteúdo de 13 a 19 de julho. A mostra apresentava um panorama da produção de autoria negra do século XVIII ao XX por meio de obras de artistas como Aleijadinho, Rubem Valentim, Gervane de Paula e Mestre Didi.

Como atividades online, o MAM promoverá uma oficina virtual de ritmos africanos com o músico congolês Zola e um encontro online antirracista para professores e educadores com Suzane Jardim, historiadora e educadora em questões étnico-raciais.

O conteúdo apresentado entre os dias 20 e 26 de julho será norteado pela particularidade do MAM em ser um museu de arte moderna e também contemporânea. Serão abordados temas como modernismo, arte indígena como arte contemporânea, e sobre os Panoramas, que foram introdutórios da arte contemporânea no acervo da instituição. 
 
Como atividade inédita, o museu realizará uma live com o artista Jaider Esbell e com a antropóloga Paula Berbert sobre arte indígena contemporânea.

Para encerrar a programação de aniversário, de 27 a 31 de julho, o museu abordará seu momento atual por meio dolançamento de experiências virtuais inéditas em sua página do Google Arts & Culture. São recortes inéditos das exposições que serão inauguradas na reabertura: Antonio Dias – derrotas e vitórias, Clube de Colecionadores de Fotografia MAM – 20 anos e roçabarroca - Projeto Parede de Thiago Honório. 

As atividades online incluem experiências poéticas e lives sobre as exposições. 

Brasilidade-03

2 juillet 2020

Casamento infantil : 1 em cada 4 meninas se casa antes dos 18 anos no Brasil

Em média, 650 milhões de meninas se casam antes dos 18 anos em todo o mundo.

O relatório global sobre a Situação da População Mundial do Fundo de População das Nações Unidas lançado no ultimo dia 30, chama atenção para a desigualdade de gênero e as práticas nocivas contra mulheres e meninas, como a mutilação genital feminina, a preferência por filhos do sexo masculino e o casamento infantil.

Segundo o relatório, uma em cada quatro meninas se casa antes dos 18 anos no Brasil, um índice de 26%. A média mundial é de 20% (uma em cada cinco). O índice brasileiro de casamento infantil está muito próximo da média da América Latina, que é de 25%. Juntamente com a África subsaariana e a Ásia, as três regiões lideram o número de casos de casamento infantil no mundo. 

Meninas, e não meninos, são as principais vítimas dos casamentos precoces. Valores patriarcais, como a necessidade de preservar a virgindade de meninas, sua capacidade de reprodução e de contribuir com o trabalho doméstico, influenciam esta realidade e são apresentadas entre as tantas razões que tornam essa prática nociva uma triste realidade no mundo todo.

O estudo ainda indica uma relação entre pobreza e acesso à educação, uma vez em que meninas com apenas o ensino primário têm duas vezes mais chances de se casar ou viver em união conjugal do que as com ensino médio ou superior.

De acordo com a representante do UNFPA no Brasil, Astrid Bant, no país, especificamente, há também uma relação entre condições socioeconômicas e desigualdade, que levam milhares de meninas a optarem por união e gravidez precoces pela ausência de outras opções na vida.

Uma das consequências do casamento infantil é a gravidez e, consequentemente, o parto, precoce. Sem estar prontas física, emocional, intelectualmente ou mesmo financeiramente para assumirem a maternidade tão cedo, é mais provável que essas meninas e jovens morram devido a complicações na gravidez e no parto, e é mais provável que seus primeiros filhos sejam natimortos ou morram no primeiro mês de vida.

unnamed

gravidez precoce

 

 

Fonte: ONU Brasil 

Publicité
Publicité
Publicité