Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
14 février 2020

Sindicato dos Jornalistas: Cineclube exibe Gig A uberização do trabalho no Brasil

18,02.2020

19 horas

O Cineclube Vladimir Herzog exibe na próxima terça-feira (18), às 19h, o documentário “GIG: A Uberização do Trabalho”, seguido de debate com a participação de Carlos Juliano Barros, um dos diretores da obra.

Produzido pela ONG Repórter Brasil, com a direção de Carlos Juliano Barros, Caue Angeli e Maurício Monteiro Filho, o filme aborda o avanço da chamada “Gig Economy”, fenômeno também conhecido no Brasil por “uberização”, e os impactos deste modelo na precarização e a intensificação do trabalho numa sociedade cada dia mais conectada.

Essa modalidade de trabalho ganhou respaldo da legislação a partir da reforma trabalhista, aprovada em 2017, que possibilitou o contrato em regime intermitente, em que as empresas podem admitir funcionários por horas, dias ou meses específicos.

O filme, portanto, apresenta histórias daqueles que trabalham sem serem considerados trabalhadores. Com status de “autônomos”, “prestadores de serviço”, “empreendedores” não possuem vínculos empregatícios que garantam seus direitos e assumem todos os riscos de suas atividades.

unnamed

Sindicato dos Jornalistas

Rua Rêgo Freitas, 530, Sobreloja, SPaulo

 

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité