Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
21 novembre 2019

Documentário : Torre das Donzelas revive a experiência de ex-presas políticas brasileiras

Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

Dia 26,11.2019

19H – Exibição gratuita

O Cineclube Vladimir Herzog exibe Torre das Donzelas documentário dirigido por Susanna Lima que revive a experiência de ex-presas políticas e traz relatos da ex-presidenta Dilma Rousseff e de suas companheiras de cela do Presidio Tiradentes, em São Paulo, durante a ditadura. 

Torre das Donzelas era o apelido dado a ala feminina desse presídio. Como o prédio onde ficava o presídio foi demolido nos anos 1970, o filme cria um espaço cênico, que imita o ambiente do cárcere e funciona como um estímulo à memória das personagens, tanto nos depoimentos à diretora, como nas conversas entre elas. Para recriar o ambiente do presídio, a diretora Susanna Lira pediu para que cada uma desenhasse a Torre das Donzelas, como elas se lembravam. 

Após a exibição do filme, haverá debate com a jornalista Rose Nogueira, a fotógrafa Nair Benedicto e a professora Rosalina Santa Cruz.

Sobre o Cineclube

O Cineclube Vladimir Herzog é uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) e tem o apoio de militantes cineclubistas do cineclube Baixo Augusta. A proposta é resgatar espaço importantíssimo na resistência à ditadura e na luta pela redemocratização do país. As sessões são sempre nas últimas terças-feiras de cada mês, seguidas por debates com realizadores dos filmes e/ou convidados.

unnamed

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité