Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
22 octobre 2019

Moda brasileira: Lições de moda com a designer brasileira Jéssyka Yuky

Brasiliense de 26 anos, Jéssyka Yuky é graduada em Design de Interiores e Paisagismo e formada em Design de Moda pelo Senac de São Paulo. Pesquisadora e desenvolvedora de projetos voltados para impressão 3d no ramo da moda, Jéssyka faz parte da geração contemporânea de designers de moda que foge de estereótipos e cria novos conceitos de roupas.

Rubens Shiromaro

Brasilidade: Qual é a identidade da moda brasileira?

Jéssyka Yuky : A moda brasileira é uma fusão do que vem de fora adequada à vivência e ao clima do Brasil. Admiramos aquilo que vem de fora e o adaptamos ao estilo tropical. Quando se fala em estilo tropical logo se pensa no “estilo Carmem Miranda” cuja referência era bem forte anos atrás. Hoje, esse estilo não é tão forte assim porém, as brasileiras gostam das estampas e dos volumes com babados e como a televisão exerce uma grande influência nas pessoas, tudo o que aparece nas novelas viraliza! Como moda é um fenômeno sociocultural, as blogueiras de moda também instigam e ditam as tendências de consumo num determinado momento. Moda brasileira rima com miscigenação e diversidade de padrões culturais.

Brasilidade: Qual a importância da influência da cultura africana na moda brasileira ?

Jéssyka Yuky : A moda é uma ferramenta identitária importante e a diversidade cultural africana sempre favoreceu a criatividade.  Hoje a moda “afro” é mais respeitada e a questão da transição capilar está influenciando a maneira das pessoas se vestirem. É uma volta às raízes. A moda afro-brasileira tem um estilo próprio e a valorização desse estilo é uma questão de afirmação.

Brasilidade: A moda brasileira é refém dos estereótipos europeus?

Jéssyka Yuky : Eu diria que não pois a modelagem européia é diferente da nossa. Hoje nos inspiramos dos modelos europeus e os adaptamos ao estilo brasileiro pois a nossa cultura é diferente. Pessoalmente, eu gosto do estilo europeu, gosto das linhas limpas, das cores mais sóbrias e de usar sobretudos no inverno! Adoro preto, então o meu guarda-roupa está cheio de roupas pretas pois para mim, o preto é chique e elegante. Eu visto aquilo que gosto e o que fica bem em mim. A maioria das pessoas não sabe se vestir e a grande maioria se veste para os outros. Aquele que se veste para si, tem uma cabeça bem trabalhada!

Brasilidade: Vamos falar de roupas que transmitem conceitos, de moda reflexiva e consciente ?

Jéssyka Yuky : Vamos sim. Faço parte da geração contemporânea de designers de moda que foge de estereótipos e cria novos conceitos de roupas. Nós, criadores, estamos mais preocupados com a sustentabilidade do que satisfazer os anseios dos consumidores de massa. Nossas criações fazem parte de um conceito definido por métodos e processos de produção que não são prejudiciais ao meio ambiente. Como a indústria têxtil agride o meio ambiente, focamos na moda sustentável, que engloba práticas menos poluentes como a utilização de materiais orgânicos e o reaproveitamento de materiais na fabricação de roupa. Praticamos o consumo consciente como o reuso, as trocas e os consertos. Lutamos contra o uso inadequado e contra o desperdício.

Brasilidade: Por falar em desperdício...é assim que os brechós entram em cena : deixaram de ser vistos como espaços de roupas usadas e fora de moda para serem um espaço de moda consciente...

Jéssyka Yuky : Hoje as pessoas têm menos preconceito com relação aos brechós e essa mudança pode estar relacionada com a conscientização de um consumo menos exagerado, a moda do desapego ou até mesmo uma forma de mudar de estilo sem gastar muito comprando peças autênticas. Estar na moda vai depender do estilo de cada um e cada um pode fazer o seu. Eu gostaria que as pessoas se conscientizassem mais e repensassem nas roupas que têm. Daí surge a necessidade de engajar cada vez mais consumidores e despertá-los para o conceito de consumo consciente. Sou uma criadora voltada para a tecnologia e crio peças a partir de materiais descartáveis. A moda sustentável pode ser aplicada com sucesso, sem perder a elegância e a autenticidade.

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité