Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
3 octobre 2019

Agrotóxicos no Brasil: governo aprova mais 57 e número total de liberados já passa de 400

abacaxi

44% dos princípios ativos liberados no Brasil são proibidos na Europa. Brasil é um lucrativo mercado de produtos químicos.

A mudança na classificação da Anvisa favorece a política adotada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), em defesa de mais agrotóxicos: Pelas novas normas, agroquímicos antes considerados “altamente tóxicos”, podem passar para toxicidade moderada, enquanto os “pouco tóxicos” ficam liberados de classificação, ou seja, não apresentarão advertências no rótulo para o consumidor.

O herbicida Atrazina, por exemplo, apesar de ser produzido pela Syngenta na Europa, teve seu registro cancelado no continente pela União Europeia. Além de contaminar as águas e afetar a saúde humana (ele é um potente disruptor endócrino, que desregula a produção de hormônios), o Atrazina pode gerar transformações inesperadas no meio ambiente. 

O Brasil ocupa um papel importante no mercado internacional de produtos químicos. "Somos um imenso e lucrativo mercado, onde a regulação é fortemente influenciável pelos interesses das multinacionais agroquímicas. Após lucrar bastante com os agrotóxicos nos países de regulação mais restritiva, elas precisam seguir lucrando com as mesmas substâncias nos países de regulação mais frágil, até onde for possível”, comenta Gerson Teixeira, ex-presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra).

Agrotóxicos presentes nos alimentos e na água

Testes toxicológicos em alimentos revelaram a presença de resíduos de agrotóxicos na comida do dia a dia do brasileiro. Os resultados demonstraram que 60% das amostras testadas continham resíduos de agrotóxicos e que 36% continham algum tipo de irregularidade.

Agrotóxicos causam desequilíbrios gravíssimos na biodiversidade: diminuição de predadores naturais das espécies que incidem sobre as lavouras, aumento da proliferação de insetos considerados pragas, contaminação da água e do solo. 

No Brasil, agrotóxicos são a segunda maior causa de contaminação das águas. Análises já identificaram em peixes e em amostras de água de rios localizados em áreas de floresta resíduos de 27 tipos de agrotóxicos, vários destes acima dos limites máximos estabelecidos para água.

agrotoxicos

 

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité