Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
28 mai 2018

Bienal de Arquitetura de Veneza 2018: destaques brasileiros da 16ª edição

Até dia 25 de novembro

Com o tema FREESPACE, que sugere a generosidade de espírito e o senso de humanidade como base da arquitetura, o pavilhão Brasil apresentará vários projetos que utilizam a arquitetura como instrumento de mediação de conflitos, transições entre os domínios público e privado e conexão entre tecidos urbanos distintos. 

Entre eles, destaca-se a exposição Muros de Ar que prentende investigar o muro como elemento da arquitetura, da cultura e da identidade brasileira. O objetivo é procurar respostas que lidem com as barreiras e os limites presentes nas cidades, expondo a indissociável necessidade de projetá-las.

Outro destaque é a apresentação de dois projetos concebidos em madeira: o Edíficio Amata, de Triptyque Architecture, em São Paulo, será o primeiro edifício brasileiro de madeira em altura e deve ser inaugurado em 2020. Já Moradias Infantis, de Rosenbaum e Aleph Zero no Tocantins, é um dormitório infantil para as crianças do projeto Escola da Fazenda Canuanã e fica na zona rural de Formoso do Araguaia.

O escritório brasileiro Osvaldo Segundo Arquitetos (OSA) também participará da Bienal integrando a exposição Time Space Existence, organizada pela fundação holandesa Global Arts Affairs (GAA), que reunirá arquitetos do mundo inteiro. O escritório apresentará o trabalho feito em conjunto com a Vasselai Incorporações e Firmorama. Um painel vai expor três edifícios que estão em construção: Space, Ace e Black e maquetes feitas em impressoras 3D mostrarão detalhes de outros projetos.

Pela primeira vez no evento, o Vaticano convidou dez profissionais para projetar capelas que, após o término do evento, serão realocadas em diferentes partes do mundo. Entre os escolhidos estão Eduardo Souto de Moura, Norman Foster e a brasileira Carla Juaçaba.

children-village-de-alephzero-e-rosenbaum-no-formoso-do-araguaia-tocantins-brasil

Children Village, de Alephzero e Rosenbaum no Formoso do Araguaia, Tocantins, Brasil.
(Divulgação/Royal Institute of British Architects)

unnamed2

 (Firmorama/Divulgação) 

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité