Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
14 juillet 2016

Alexandre Lora : O HandPan é um instrumento de sonoridade universal

Baterista, percussionista, compositor e handpan player brasileiro, Alexandre Lora naviga há vários anos entre os diferentes estilos da música popular brasileira. Ele já percorreu o mundo apresentando suas composições e marcará a sua presença no final de julho no "GRIASDI" HandPan & World Music Festival 2016 na Austria.

Brasilidade : Alexandre, HandPan no país do carnaval ? Vai dar pra fazer um sambinha com um instrumento suíço ?

Alexandre Lora : O HandPan é um instrumento de sonoridade universal. Embora novo na história da música, ele tem um som ancestral que transcende qualquer cultura e país. No meu repertório não tem ainda nenhum tema com ritmo brasileiro. Eu sempre toquei música brasileira, como percussionista e baterista. Esse som não se prende a um estilo de música específico, ele é música Universal.

Brasilidade : O HandPan é pouco conhecido no Brasil !? Como você conheceu esse instrumento ? Por quê você o adotou ?

Alexandre Lora : Pouco conhecido no Brasil, embora as pessoas que tocam e que tem esse instrumento acabam se conectando pela internet e sabendo o que os colegas andam fazendo com ele. Vi pela primeira vez na Europa, e no Brasil pude tocar um na casa de um músico que me permitiu conhecer e ter o primeiro contato com o instrumento. Eu o adotei pois minha trajetória musical foi longa, eu passei por diferentes instrumentos, até chegar no HandPan, não existe dúvida de que é com ele que quero seguir adiante e trazer minhas composições para o mundo, no intento de contribuir para que o mundo melhore!

Brasilidade : Desde 2013 você tem se dedicado a um trabalho específico com o HandPan, compondo e desenvolvendo um trabalho totalmente autoral, de sonoridade única. Fale à propósito desse trabalho e do disco solo Oriente.

Alexandre Lora : O disco Oriente foi o meu primeiro trabalho solo, autoral. Foi uma linda experiência, mas em 2016, como consegui adquirir dois novos instrumentos, com diferentes escalas e tonalidades, comecei a trabalhar em um novo repertório.

Brasilidade : Você estará presente no Festival GRIASDI na Austria. Fale à propósito da importância do festival, da sua participação e dos seus planos futuros.

Alexandre Lora : O "GRIASDI" HandPan & World Music Festival certamente será o acontecimento mais importante desse ano no segmento. Vai reunir alguns dos melhores músicos e HandPan players do mundo inteiro, contendo um line-up nunca antes visto. Eu participarei do gathering, assistindo a workshops e participando de jam sessions, e no sábado dia 30 de julho vou me apresentar no World Music Festival, dentro do gathering, aberto ao público. Será uma oportunidade incrível para mim!

Brasilidade : Alexandre, que tal deixar aqui uma mensagem especial para os leitores do blog ?

Alexandre Lora : Agradeço a cada de um de vocês pelo interesse em conhecer novos sons e desejo de todo o coração muita paz e amor a todos vocês! 

AlexandreLora

Copyright : Mayara Motta

GRIASDI 2016

Do 29 ao 31 de julho

 

 

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité