De 29 de novembro a 2 de dezembro em Montpellier

Pedro Sena Nunes, realizador português

Para mim o Fest´Afilm apresenta uma programação harmoniosa e dinâmica, com muitas e diferentes propostas fílmicas, actividades e convidados. Este é um festival com o qual tenho uma forte empatia, não só pela disponibilidade, simpatia e colaboração da equipa do festival, mas também pela forte ligação que este festival tem com Portugal, nomeadamente com a selecção de vários filmes portugueses nas diversas categorias. Num momento em que tantas situações se reconfiguram, é bom saber que um festival se estabiliza e cresce da forma mais desejada. O Fest´Afilm não perde tempo e fortalece os seus laços e visões sobre a vida e o cinema.

Rosangela Rocha, diretora executiva do festival brasileiro Curta-Se

A 5a. edição do Fest'Afilm está bem recheada, com muitas novidades. É expressiva a expansão e fortalecimento desse festival como revela sua programação neste ano, demonstrando amadurecimento e conquista de espaços e parcerias fundamentais para o crescimento de tais iniciativas. Estaremos presentes com 9 filmes este ano, reafirmando nossa intenção de consolidar e divulgar filmes brasileiros neste festival. Parabéns a todos que fazem o Fest'Afilm um exemplo de sucesso e dedicação, de promoção da lusofonia e francofonia na França.

João Marco, diretor do filme "Além de ti"

Penso que toda a divulgação e dinamização à volta da cultura, neste caso o cinema, é merecedora do meu respeito e aplauso. É com orgulho que vejo profissionais a levantar um festival que reúne filmes de língua portuguesa e francesa e sublinhar quem produz obras cinematográficas de carácter independente e internacional. Espero que o público assista em força. Que goste. E que volte.

Lauro António, realizador e crítico de cinema português

Uma perspectiva sobre uma nova edição de um festival de cinema assemelha-se em muito àquele ditado popular que afirma que "um melão só se sabe se será bom depois de aberto." Só depois de se verem os filmes e de se acompanharem as iniciativas, se pode julgar da qualidade dos mesmos. Mas parece-me, pelas propostas exibidas, que o Fest' Afilm 2012 tem todas as condições para resultar bem, e consolidar a sua posição como festival qe procura ligar comunidades lusófonas e francófonas, defendendo o bom cinema e a cultura, ao mesmo tempo que tenta aprofundar as relações entre várias comunidades.

Romain Cauchois, réalisateur et membre du jury

La 5ème édition du festival me semble être prometteuse avec une riche sélection de films. On voit bien que d'année en année, le festival grandit et devient de plus en plus varié en termes de programmation grâce à un travail sans relâche d'une superbe équipe. Un évènement à ne pas manquer pour mieux connaître la culture lusophone, culture qui gagne à être connue et qui mérite d'être savourée ! Un parfait échange et mélange entre la francophonie et la lusophonie! Força !

António Costa Valente, fundador e diretor do festival de cinema de Avanca e membro do júri

Espreitei a programação... Tantos filmes e tantos testemunhos que atravessam um oceano e se misturam entre duas línguas à volta das quais múltiplas culturas gravitam e afirmam identidade. Dos filmes, dos que já vi, recomendo vivamente. Da festa, que se faz nesta proposta, eu aposto que vai acontecer. Eu diria que o Fest'Afilm 2012 irá assaltar os cinemas de Montpellier pela melhor razão, com as melhores armas e justificando o melhor público. Entre as salas, parece que se cozinha um cheiro pleno de lusofonia / francofonia com um gosto único, brotando sorrisos do tacho grande e redondo como uma bobine de projeção no lume brando de todas as emoções cinéfilas. Entrincheirar-me-ei para encontrar o melhor lugar, a melhor cadeira, entre todos os espectadores do Fest'Afilm. Juntar-me-ei para todas as palmas a este evento de abraço às vidas destas duas línguas fantásticas. Andarei com a programação entre bolsos...