Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
27 février 2012

Automóvel : PSA e General Motors negociam um casamento estratégico

Os construtores PSA Peugeot Citroën e General Motors (GM) negociam atualmente uma aliança estratégica que segundo a imprensa francesa poderá ser oficializada no Salão do automóvel de Genebra em março.

As negociações começaram no outono do ano passado, quando PSA e Opel, a filial européia da GM, se encontraram em dificuldade no mercado europeu em plena depressão. O construtor francês tinha anunciado em outubro de 2011 um plano de economias suplementares de 800 M€ . 6 800 empregos na Europa estavam ameaçados na época.

Se o casamento entre GM e PSA funcionar, não haverá nem fusão nem intercâmbio de capitais. Esta aliança privilegiará as sinergias entre os dois grupos. Assim, as despesas de pesquisa e desenvolvimento poderão ser mutualizadas pelos dois construtores. Eles poderão também dividir as plataformas e os módulos comuns dos carros preservando assim as marcas de cada grupo. Eles poderão também conter os custos de desenvolvimento e fazer importantes economias no setor das compras.

Como a GM não ganha dinheiro na Europa com a filial Opel, uma associação com um construtor francês poderia lhe proporcionar uma redução de custos e manter um certo equilíbrio no mercado europeu. Para a PSA, o anúnico de uma possível aliança com o gigante americano fez com que as ações do grupo aumentassem em 8% na semana passada.

 

Fonte : Le Monde, La Tribune

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité