Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Brasilidade - notícias com um toque brasileiro
27 novembre 2011

Art contemporain : MITOLOGIAS/ MYTHOLOGIES revisite les clichés de la société brésilienne

Du mercredi 7 au mercredi 21 décembre

Cité internationale des arts - Paris

Cette exposition dédiée à la nouvelle génération d’artistes contemporains brésiliens, présentera des oeuvres de :

Adriano Costa, Alexandre da Cunha, Barbara Wagner, Beto Shwafaty, Carla Zaccagnini, Cinthia Marcelle, Cris Faria, Cristiano Lenhardt, Erika Verzutti, Jonathas de Andrade, Marcellvs L., Marcius Galan, Marina Rheingantz, Pablo Leon de la Barra, Paulo Nazareth, Pedro Wirz, Roberto Winter & Deyson Gilbert, Rodrigo Braga, Rodrigo Matheus, Tamar Guimarães, Theo Craveiro et Tonico Lemos Auad.

Com um título emprestado do célebre livro do autor francês, Roland Barthes, a exposição “Mitologias” parte do questionamento sobre identidade e hibridismo cultural que se encontra no cerne do modernismo brasileiro, e pretende criar uma reflexão sobre quais foram os processos que levaram a arte brasileira a se tornar hoje uma referência internacional. Numa “inversão de papéis”, a arte brasileira agora é “canibalizada” pelos artistas estrangeiros, que se apropriam de seu simbolismo, de suas estratégias e de sua estética.

A presente seleção de artistas e obras foi pautada pelos interesses particulares desses artistas em revisitar e interpretar as diversas mitologias e clichês associados à cultura brasileira com um olhar contemporâneo, retomando e atualizando conceitos fundamentais de nossa modernidade, criando imagens míticas a partir de experiências contemporâneas ou desmistificando imagens folclóricas e explorando a vastidão e heterogeneidade do território brasileiro. Assim, um corpo de obras em Mitologias revisita e reinterpreta nosso legado artístico antropofágico e abstrato-geométrico. Outros trabalhos apontam para noções de territorialidade e geografia, relacionando-se com paisagens, arquiteturas e personagens específicos de diferentes lugares. Há ainda obras que discutem mais especificamente aspectos políticos e econômicos, atravessando o arco temporal que separa os dois grandes períodos de desenvolvimento brasileiro, de 1950/60 e 2000/10.

Pour en savoir + : mythologiestheshow.blogspot.com

image046

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité